Época Furacões Atlântico 2021: Tempestade Tropical ANA (FINAL)

Época Furacões Atlântico 2021: Tempestade Tropical ANA (FINAL)

UPDATE 2ª FEIRA 24/05/2021

Tempestade Tropical ANA é agora já um ciclone pós-tropical, este é o último update. O ciclone já perdeu as suas características tropicais e foi absorvido.

UPDATE DOMINGO 23/05/2021

A agora Tempestade Tropical ANA desloca-se para nordeste e depois curvará para norte, podendo vir a ser absorvida por uma depressão a norte na 2ª feira. NÃO AFETARÁ PORTUGAL CONTINENTAL NEM ILHAS! Mantém ventos máximos sustentados de 75km/h e rajadas superiores.


UDATE SÁBADO 22/05/2021

E formou-se oficialmente a Tempestade Subtropical ANA. É a primeira da época ciclónica do Atlântico 2021, mesmo antes de começar oficialmente a época no dia 1 de Junho.

A Tempestade formou-se a noroeste das Bermudas e deverá deslocar-se ligeiramente para oeste antes de curvar para norte e nordeste, não devendo fazer landfall como sistema de características subtropicais. Apresenta ventos máximos sustentados de 75km/h e rajadas superiores.

Não é, ao que tudo indica, problema para águas nacionais!

Saiba o porquê de ser subtropical e não tropical neste artigo: https://www.meteomira.com/2021/05/10/ciclones-tropicais-do-atlantico-porque-se-formam-e-como-evoluem/

Nas imagens seguintes podemos ver, à esquerda, através da imagem oficial da NOAA, a localização da Tempestade e a sua potencial trajetória. À direita, temos a animação durante o dia de sábado da convecção da Tempestade.

As imagens seguintes mostram a possível evolução da trajetória pelos modelos globais e dos furacões (esquerda) e a evolução em termos de intensidade prevista pelos vários modelos.

É presumível que apesar dos ventos se manterem fortes, o sistema possa vir a ser absorvido por uma depressão a norte, perdendo as características subtropicais entre domingo e 2ª feira (24).

Domingo (23/05) será efetuado novo update ou, se se justificar, ainda durante o dia de hoje (sábado).

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *