Previsão Fim de Semana (21-22) e Semana (23-27) – Agosto 2021

Previsão Fim de Semana (21-22) e Semana (23-27) – Agosto 2021

Análise

O estado do tempo vai ser influenciado por uma depressão que se irá centrar a norte dos Açores (zona a azul na imagem seguinte) e que levará o Anticiclone a migrar para o Reino Unido e Escandinávia (zona a laranja), abrindo espaço à deslocação da depressão espanhola para cima de Portugal Continental.

PORTUGAL CONTINENTAL – FIM DE SEMANA

Em termos práticos, a instalação dessa depressão será à conta da aproximação e passagem a norte de Portugal Continental de uma bolsa de ar frio em altura que será “filtrada” pelo Anticiclone e rumará à Europa Central.

Com isto, o tempo muda substancialmente no território continental, com menos vento e com os nevoeiros de advecção VER AQUI que originam a morrinha na metade litoral norte e centro (mais intenso até final da manhã) e que no sábado poderá mesmo originar chuva com a aproximação de uma frente de fraca atividade ao Minho e Douro Litoral.

As temperaturas também descem um pouco em termos gerais, pelo menos até sábado e as mínimas de domingo também serão baixas, mas a partir da tarde de domingo, haverá uma retoma significativa do estado do tempo.

A sul do Tejo e no interior, o sol e o tempo quente ou dentro do normal para a época serão a nota dominante, com a tarde de domingo a trazer já mais calor.

Na imagem seguinte temos a nebulosidade (a cinza) prevista para a manhã de sábado (Imagem 1) e tarde (Imagem 2).

Se não haverá sol no fim de semana no litoral norte e centro? Diria que a tarde pode trazer muito mais sol (pontualmente com algum nevoeiro no mar – Ver imagem 2).

As imagens 3 e 4 mostram o que se espera para domingo de manhã e tarde, respetivamente… com muito sol pós-almoço!

PORTUGAL CONTINENTAL – SEMANA 23-27 AGOSTO

A semana será marcada por neblinas ou nevoeiros matinais mas que na maior parte dos locais dissipará de tarde e os primeiros dois dias serão bem quentes, mesmo junto ar mar.

Deverá aumentar a lestada a norte (chegando ao litoral e a centro na metade interior e a 2ª feira apresenta risco elevado de incêndio, decorrente do vento moderado. As mínimas serão tropicais, mesmo em locais onde é pouco habitual.

A partir de 3ª o vento volta a descer de intensidade e as máximas mantém-se elevadas e existe mesmo possibilidade de trovoadas, em especial no interior, que podem ser localmente secas (situação a acompanhar).

A situação de neblina ou nevoeiro pode persistir da mesma maneira de 2ª feira, mas a partir de 4ª as temperaturas descem gradualmente e o vento inverte para sul/sudoeste (mantendo leste/nordeste no interior), o que fará com que, mesmo podendo persistir o nevoeiro em alguns locais do litoral, a sensação térmica será muito mais abafada.

Contrariamente ao nevoeiro típico da circulação norte/noroeste, este de sul/sudoeste apresenta-se mais abafado e menos desconfortável. Na imagem seguinte, o ensemble mostra a anomalia positiva de temperatura persistente (linhas acima da vermelha) ao longo da semana, para Lisboa (exemplo apenas).

AÇORES E MADEIRA – FIM DE SEMANA

Nos Arquipélagos, o fim de semana e a semana serão bem distintos entre os Açores e a Madeira!

Os Açores terão um fim de semana com períodos de muita nebulosidade e, com precipitação geralmente fraca a moderada que poderá tornar-se mais persistente a partir da tarde de sábado, em especial nos Grupos Central e Oriental, mas igualmente no Grupo Ocidental. Já pela Madeira, o fim de semana apresenta-se com céu geralmente pouco nublado ou limpo, podendo apresentar pontualmente mais nebulosidade a norte.

As temperaturas continuam a normalizar na Madeira e nos Açores teremos um fim de semana até abafado.

O vento será em geral fraco a moderado nos dois Arquipélagos.

Na imagem seguinte temos a nebulosidade e precipitação (cores) prevista para a manhã de sábado (Imagem 1) e tarde (Imagem 2).

As imagens 3 e 4 mostram o que se espera para domingo de manhã e tarde, respetivamente.

AÇORES E MADEIRA – SEMANA 23-27 AGOSTO

A semana será marcada por precipitação nos Açores e manutenção de tempo estável na Madeira.

Contudo, importa salientar que o tempo mais instável nos Açores ocorrerá entre dias 23 e 25, com a passagem de um sistema frontal de moderada a forte atividade e que deixará precipitação localmente intensa e eventualmente acompanhada pontualmente por trovoadas.

O vento também soprar forte aquando da deslocação da frente, com rajadas que podem chegar aos 70-75km/h e após o dia 25, espera-se uma descida acentuada das temperaturas, em especial das mínimas, com a chegada da massa de ar frio, acompanhada de alguns aguaceiros.

Na Madeira, o tempo previsto para o fim de semana mantém-se até 4ª feira, sendo de esperar que possam a partir daí ocorrer mais aguaceiros nas vertentes norte e terras altas. O vento será em geral fraco a moderado no Arquipélago ao longo da semana.

Na imagem seguinte, o ensemble mostra a anomalia neutra de temperatura para o Funchal e a pouca precipitação prevista.

Na imagem seguinte, o ensemble mostra a anomalia positiva de temperatura e a precipitação prevista até 25 (pontualmente forte a 24 neste Grupo), ao qual se segue descida de temperaturas e aguaceiros.

Veja tudo em MeteoMira!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *