Época de Furacões Atlântico 2021: Tempestade Tropical VICTOR

Época de Furacões Atlântico 2021: Tempestade Tropical VICTOR

UDATE 01/10/2021: Apesar de perder força na aproximação aos Açores pode deixar muita instabilidade no Arquipélago

A Tempestade Tropical VICTOR, a sudoeste de Cabo Verde, deverá seguir para noroeste nas próximas horas e dias. Apesar de poder ainda ganhar alguma força, deverá perder na aproximação à área anticiclónica. Contudo, a sua trajetória é para perto dos Açores, podendo ser como depressão pós-tropical mas com influência num período muito chuvoso no Arquipélago na próximas semana.

UDATE 29/09/2021: Poderá afetar ou aproximar-se dos Açores

Formou-se recentemente a Tempestade Tropical VICTOR, a sul de Cabo Verde, que poderá evoluir para furacão dentro de 2 dias no máximo, enquanto caminha para oeste e curva depois para noroeste, em direção aos Açores.

Apresenta para já ventos máximos sustentados de 65km/h. Poderá vir a aproximar-se dos Açores, sendo para já essa a sintonia entre os principais modelos, mas tenderá a ser mais para ocidente (pode acontecer passar ao largo do grupo ocidental).

Nas imagens seguintes podemos ver, à esquerda, através da imagem oficial da NOAA, a localização da Tempestade e a sua potencial trajetória. À direita, temos a imagem atual da convecção da Tempestade.

As imagens seguintes mostram a possível evolução da trajetória pelo ensemble do GFS (esquerda) e a evolução em termos de intensidade prevista pelos vários modelos.

É presumível que este venha a chegar a categoria 1 ou 2, no máximo.

Acompanhe toda a informação em METEOMIRA

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *