Fim de Semana 13-14 e Semana 15-21 Novembro

Fim de Semana 13-14 e Semana 15-21 Novembro

Fim de Semana com chuva nos Açores, tempo seco no Continente e alguns aguaceiros na Madeira

Será um fim de semana marcado por muita chuva nos Açores, com a deslocação de uma frente a partir da manhã de sábado para o Grupo Oriental que estará sujeito a chuva intensa ao longo do fim de semana e em especial no domingo, podendo ser acompanhada de trovoadas.

Os restantes grupos estarão sob a ação de regime de aguaceiros ao longo do fim de semana, mas a partir da tarde de sábado a precipitação mais intensa regressa ao Grupo Central, podendo trazer alguma trovoada.

O vento soprará em geral moderado a forte no Arquipélago, em especial no domingo nos Grupos Central e Ocidental, onde poderá atingir rajadas máximas de até 75-90km/h de nordeste.

Pela Madeira, tempo mais fácil de descrever, com tempo marcado por períodos de muita nebulosidade e aguaceiros em especial no sábado, mais frequentes e intensos nas vertentes norte e terras altas e menos frequentes e com mais abertas no domingo, em especial a partir de meio da manhã. O vento soprará fraco de leste/nordeste na Madeira.

Em Portugal Continental teremos um fim de semana marcado por tempo seco e vento fraco. O céu estará pouco nublado ou limpo, mas poderão ocorrer neblinas ou nevoeiros matinais no interior norte e centro-norte, com formação de gelo ou geada, tanto aí como nas zonas de vale.

MAPAS PARA SÁBADO DE PRECIPITAÇÃO E VENTO

MAPAS PARA DOMINGO DE PRECIPITAÇÃO E VENTO

MAPAS DE TEMPERATURAS DO IPMA (PRIMEIRA IMAGEM SÁBADO E SEGUNDA DOMINGO)

SEMANA 15-21 NOVEMBRO 2021

O tempo permanece maioritariamente seco a partir do início da semana, com uma subida de temperaturas entre domingo e 2ª feira, mas com descida daí em diante de 2 a 3ºC em Portugal Continental.

Não se espera precipitação até dia 18, mas a partir de 19 e em especial 20 podem começar a ocorrer aguaceiros sobretudo a centro-sul e sul de Portugal Continental e com aumento da nebulosidade.

Nos Açores teremos uma melhoria do estado do tempo entre 2ª e 4ª feira, com a passagem de uma frente entre 5ª e 6ª feira de ocidente para oriente. Depois poderá manter precipitação mais intensa nos Grupos Oriental e Central que no Ocidental até domingo, com alguma depressão que venha a cavar a leste do Arquipélago e que deverá também condicionar depois condicionar o estado do tempo na Madeira após sábado (20), com muita chuva.

A Madeira deverá contar com pouca precipitação (nuvens e sol) até 5ª feira e com os aguaceiros a começarem a aparecer na 6ª feira.

Deixo-vos com as cartas comparativas de geopotencial a 500hPa entre GFS e ECMWF onde se pode constatar as muitas incertezas para o pós 19 de Novembro.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga toda a informação em METEOMIRA

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *