Ciclone “BARRA”? – Metoffice 7/8 Dezembro

Ciclone “BARRA”? – Metoffice 7/8 Dezembro

A MetOffice, empresa meteorológica do Reino Unido, deverá nomear um ciclone bomba que se aproximará da Irlanda no dia 7 de Dezembro e irá cavar significativamente aproveitando um jet muito intenso de oeste/noroeste e que trará rajadas muito fortes e chuvas intensas na Irlanda, bem como nevões no norte e centro do Reino Unido e fortíssima agitação marítima, num autêntico temporal!

SITUAÇÃO DE RISCO METEOROLÓGICO!

As rajadas mais fortes podem chegar aos 150 a 170km/h na costa oeste da Irlanda e aos 120-130 na costa oeste de Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Assim, a partir de dia 7, os ventos aumentarão muito na Irlanda e Reino Unido, como se pode ver nas imagens para dia 7 e 8 nas imagens abaixo:

Também no norte de Espanha as rajadas podem chegar aos 100-110m/h e em Portugal continental teremos ventos igualmente intensos, em especial a norte e centro, bem como terras altas, com rajadas que podem chegar aos 60 a 70km na metade litoral e até aos 75 a 100km/h no interior e terras altas, sendo que acima dos 1000m o vento poderá soprar a 90-110km/h localmente. Intenso, mas uma situação normal de inverno.

A sul do território continental, o vento será em geral fraco a moderado, aumentando um pouco no domingo, mas sem grande significância.

Em termos de precipitação, espera-se que Irlanda e Reino Unido sejam afetados por alguns sistemas frontais intensos que deixarão chuvas fortes entre 7 e 9 essencialmente, com a neve a chegar em força à metade norte do Reino Unido, como se vê na 2ª imagem abaixo (zonas a lilás).

Portugal Continental será afetado por uma frente de moderada a forte atividade a norte e centro e de fraca a moderada atividade a sul do Tejo, com avanço dia 7, seguindo um intenso pós-frontal, com aguaceiros que podem ser de granizo na noite de 7/8 e dia 8 e mesmo de neve em cotas médias e altas a norte e centro, podendo-se esperar que seja de 800 a 1000m, com maior probabilidade de cotas de 800m na metade interior norte. Será muito possivelmente um nevão engraçado em muitos locais a norte e centro, mas não se espere cotas ou neve significativa a leste das cadeias montanhosas, devido ao Efeito Föhn (ver 3ª imagem abaixo).

Depois, dia 9, nova ação de frente associada a outro sistema depressionário sobretudo a norte e centro.

A agitação marítima será muito forte na Europa Ocidental entre dias 7 e 9 essencialmente, como se pode ver nas imagens abaixo:

Assim, podemos contar, na zona ocidental da Irlanda e Reino Unido, com significativa superior a 10m (entre 7 e 12-13m) no dia 7 e descendo em latitude a partir de dia 8, altura em que no território continental, as ondas podem chegar aos 6 a 7m a norte e centro e aos 5 a 6m a sul, no litoral ocidental, mais fraco no Algarve.

Também na Madeira e Açores teremos ondas de até 3 a 4m de significativa e será principalmente a agitação marítima a fazer-se sentir nos Arquipélagos, podendo a frente de dia 7 chegar fraca dia 8 à Madeira.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga toda a informação em MeteoMira

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.