A MeteoMira, em parceria com o grupo Setúbal É um Mundo apresenta a previsão especial para a quadra que se aproxima, não sendo ainda possível vaticinar o Ano Novo.
O estabelecimento de um jet a latitudes muito baixas provocará a partir de dia 19 tempo muito instável com chuva por vezes forte, persistente e acompanhada por vento em alguns dias.
A situação deverá ser acompanhada mais de perto mas para já importa adiantar que a partir do final de domingo (19) a nebulosidade começará a aumentar e durante a noite de 19/20 a chuva chegará ao litoral centro e sul e será uma constante ao longo de vários dias, perspetivando-se um Natal chuvoso e ventoso.
A primeira imagem mostra já a aproximação de uma depressão que afetará o estado do tempo a partir da noite de domingo para 2ª feira (19 para 20) e a 2ª imagem, a média do acumulado do ensemble do modelo europeu em termos de precipitação para a nossa região (que será uma boa referência em termos de chuva).
Existe alguma concordância entre os principais modelos e ensembles, sendo para já seguro afirmar que teremos muita chuva entre finais de 19 e pelo menos 22 e muito provavelmente seguindo até perto do final do ano, pontualmente acompanhada de vento forte, numa mudança de padrão muito significativa.
O Anticiclone dos Açores perderá terreno e deverá permitir o acesso de depressões a latitudes baixas (uma autêntica autoestrada), com a possibilidade de algumas cavarem mais e virem a gerar ventos mais intensos.
Não está afastada a possibilidade do Natal ser mesmo tempestuoso, sendo para já esse o cenário mais provável. Ainda assim, é importante percebermos que estamos no inverno e tempestades são o normal da época.
As temperaturas, tendo em consideração a circulação serão amenas para a época, não se perspetivando neve a não ser pontualmente no topo da Serra da Estrela.
Deixe um comentário