O seu fim de semana meteorológico!

O seu fim de semana meteorológico!

Depressão em desenvolvimento nas ilhas condiciona estado do tempo

Espera-se um fim de semana marcado por chuva nas ilhas e entrando também no litoral centro e sul na noite de domingo para 2ª feira (entretanto poderão durante o final de tarde e início da noite de domingo já ocorrer alguns aguaceiros fracos e pontuais nestas zonas).

PORTUGAL CONTINENTAL

Sábado com muito sol ainda, apesar de alguma nebulosidade mais a centro-sul e sul e mesmo possibilidade de alguma precipitação fraca na noite de 6ª para sábado na zona da Grande Lisboa. Durante o dia o sol será a nota dominante, apesar da neblina ou nevoeiro no interior norte.

Com o passar da tarde, o céu tende a ficar muito nublado de sul para centro e depois norte e domingo será um dia muito nublado (com algumas abertas) e a chuva entrará já de noite (na noite de domingo para 2ª feira) na zona litoral centro-sul e sul, progredindo depois para o resto do território gradualmente.

O vento será fraco a moderado no sábado e mais forte na tarde de domingo, sobretudo no litoral centro e sul, Vale do Tejo e terras altas, bem como Algarve, com rajadas máximas de até 50-75km/h de leste/sudeste.

Chegada da chuva ao litoral na noite de Domingo
Vento a aumentar de intensidade na tarde de domingo

Temperaturas sem grande oscilação, registando-se uma descida das máximas no nordeste continental sábado e uma subida das mínimas no interior centro. Domingo, no centro e sul as máximas e mínimas sobem ligeiramente face a sábado. Mapas de previsão IPMA para sábado e domingo:

Temperaturas para sábado
Temperaturas para domingo

AÇORES E MADEIRA

Sábado com precipitação pontualmente acompanhada de trovoadas até final da manhã principalmente no Grupo Ocidental dos Açores e diminuindo aí de tarde, aumentando depois no Grupo Oriental e podendo ser pontualmente forte.

O vento aumentará igualmente de noite no Grupo Central e Oriental com rajadas moderadas a pontualmente fortes de nordeste e noroeste.

Na Madeira, o vento será fraco a moderado e a precipitação mais intensa só chegará já na noite de sábado para domingo, pontualmente acompanhada de trovoadas.

Acumulado sábado em 24h de precipitação em mm
Rajadas máximas na noite de sábado

Domingo será um dia a começar muito nublado nos Açores, com a chuva de tarde a evoluir de ocidente para oriente e podendo ser pontualmente acompanhada de trovoadas.

O vento será forte de noite e manha no Grupo Central e Oriental com rajadas até 70-85km/h e de tarde torna-se forte em todos os grupos, dentro dessa ordem de grandeza de rajadas, de oeste e noroeste.

O dia de domingo será de chuva forte e persistente na Madeira, pontualmente acompanhada de trovoadas e que poderão ser intensas na noite de domingo. Atenção à possibilidade de precipitação localmente excessiva nas vertentes sul e oeste, bem como terras altas.

O vento de noite poderá soprar moderado a forte de sul mas enfraquecendo para moderado com o passar do dia.

Acumulado domingo em 24h de precipitação em mm
Rajadas máximas na noite de domingo

Mapas de previsão IPMA para sábado e domingo:

Temperaturas para sábado
Temperaturas para domingo

MeteoMira é uma página totalmente voluntária e que desenvolve o seu trabalho com base em modelos meteorológicos, subscrevendo alguns serviços e tendo encargos com isso mesmo, para lhe conseguir dar uma informação o mais próximo do credível, desejavelmente. Deste modo e se quiser ajudar nem que seja com 1€ pode fazê-lo através dos seguintes dados NIB (multibanco) e MBWAY (app telemóvel):
NIB 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

BOM FIM DE SEMANA!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.