Quadra natalícia regada e ventada – Dia a dia

Posted by: admin Comments: 0 1

Muita instabilidade em todo o país para o período do Natal.

Primeiramente, teremos uma depressão que afetará o estado do tempo nos Açores, seguindo-se a Madeira e, finalmente, Portugal Continental.

Não existe ainda perspetiva do final deste evento que deverá marcar um dos períodos mais chuvosos e instáveis do ano.

Deste modo e com as devidas precauções e apenas indicações, a MeteoMira disponibiliza os mapas de precipitação em 24h e as rajadas máximas da média do ensemble ECMWF (atenção que é a média e isto poderá ser pontualmente por baixo, especialmente as rajadas) dia a dia, de 18 a 26 de Dezembro.

Haverão ainda mudanças, por certo, mas este é para já um indício do que se espera.

A MeteoMira deseja-lhe Festas Felizes!

Sábado, 18 Dezembro 2021

Alguma chuva na Madeira e Açores, ocorrendo principalmente no Grupo Oriental. Ausência de chuva no território continental.

Vento fraco no Continente, moderado no Algarve e terras altas, moderado na Madeira e Açores.

Domingo, 19 Dezembro 2021

Muita chuva na Madeira, em especial nas vertentes sul, oeste e terras altas, chuva também moderada nos Açores e chuva a entrar ao final do dia (já de noite na Área Metropolitana de Lisboa e litoral centro-sul e sul e evoluindo durante a noite para o restante território).

Vento fraco a moderado, podendo aumentar no litoral para final do dia, no Continente e vento moderado a forte na Madeira e forte nos Açores, em especial Grupo Ocidental.

Segunda, 20 Dezembro 2021

Chuva no território continental, em especial no Vale do Tejo, Sado, Algarve e litoral norte e centro. Madeira com chuva intensa, forte e frequente, com algum risco meteorológico associado. Açores com chuva moderada a pontualmente forte em todo o Arquipélago.

Vento fraco a moderado no Continente, moderado a pontualmente forte na Madeira e forte nos Açores.

Terça, 21 Dezembro 2021

Chuva em todo o território continental e Madeira, podendo ser localmente forte. Açores com chuva em todo o Arquipélago e pontualmente forte nos Grupos Central e Oriental.

Vento moderado no Continente e Madeira e forte nos Açores, em especial nos Grupos Ocidental e Central.

Quarta, 22 Dezembro 2021

Chuva em todo o território continental, sendo mais intensa e frequente a norte e centro na zona da Barreira de Condensação. Açores e Madeira com aguaceiros menos frequentes e intensos.

Vento moderado no Continente (pode ser mais forte a norte litoral) e Madeira e forte nos Açores, em especial nos Grupos Ocidental e Central, sendo moderado a forte a Oriente.

Quinta, 23 Dezembro 2021

Chuva em todo o território continental e Açores, sendo mais intensa e frequente a norte e centro continental e no Grupo Ocidental dos Açores. Madeira com aguaceiros menos frequentes e intensos, com as vertentes oeste e norte e terras altas a poderem ter maior frequência.

Vento moderado no Continente, sendo forte a norte e terras altas, moderado na Madeira e forte nos Açores.

Sexta, 24 Dezembro 2021 (Véspera de Natal)

Chuva forte em todo o território continental, sendo mais intensa e frequente a norte e centro, com risco de inundações. Açores e Madeira com períodos de chuva que serão mais frequentes nos Açores e vertentes norte da Madeira.

Vento forte no Continente, moderado a forte na Madeira e forte nos Açores.

Sábado, 25 Dezembro 2021 (Natal)

Chuva forte em todo o território continental, sendo mais intensa e frequente a norte e centro, com risco de inundações. Açores e Madeira com períodos de chuva ou aguaceiros menos frequentes que no Continente.

Vento moderado a forte no Continente e Madeira e forte nos Açores.

Domingo, 26 Dezembro 2021

Chuva forte a norte e centro, moderada a sul do território continental, moderada nos Açores e fraca a moderada na Madeira, sendo mais frequente nas vertentes norte, oeste e terras altas.

Vento moderado no Continente, podendo ser moderado a forte nas terras altas de norte e centro, moderado na Madeira e moderado a forte nos Açores, podendo forte no Grupo Ocidental.

Considerações Finais

Trovoada a ocorrer parece-nos mais provável a sul na noite de 20 para 21 de Dezembro (pouco significativa), neve não se espera a não ser a cotas muito altas (Imagem 1 abaixo) e o mar estará obviamente também muito alterado, em especial a partir de meio da semana de 20-24 (Imagem 2 abaixo)!

A MeteoMira é uma página totalmente voluntária e que desenvolve o seu trabalho com base em modelos meteorológicos, subscrevendo alguns serviços e tendo encargos com isso mesmo, para lhe conseguir dar uma informação o mais próximo do credível, desejavelmente. Deste modo e se quiser ajudar nem que seja com 1€ pode fazê-lo através dos seguintes dados NIB (multibanco) e MBWAY (app telemóvel):
NIB 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *