Previsão Fim de Semana

Posted by: admin Comments: 0 0

Portugal Continental

No sábado 26, em Portugal Continental, teremos o último dia de ação da bolsa de ar frio em altura, com precipitação em geral fraca esta noite de 6ª para sábado a evoluir no interior centro e na zona mais a sul, a partir de Espanha e que podem manter-se até à manhã de sábado (localmente e, em muitos sítios não choverá).

A partir de final da manhã, espera-se aumento da convecção a sul da zona a vermelho na primeira imagem, com algumas trovoadas localizadas e aguaceiros dispersos e que podem ser pontualmente mais fortes (situações localizadas e de impossível previsão exata). Atenção porque na maior parte dos locais nem choverá!

No domingo (27), o dia pode começar pontuado por algumas nuvens e até salpicos nas zonas a verde da 2ª imagem, mas o sol tende a aparecer em todo o território com o passar da tarde (pouco e muito disperso).

Em termos de ventos, tudo calmo ao longo do fim de semana, maioritariamente com componente de leste, sendo moderado nas terras altas do centro no sábado (ver imagem abaixo, sendo que domingo estará fraco).

Já as temperaturas tendem a descer no sábado (em especial as máximas, entre 2 a 5ºC), sendo que no domingo, as máximas sobem bastante (muito no interior norte e centro – até 5 a 8ºC) e as mínimas descem em geral 1 a 3ºC, subindo a norte igualmente nessa proporção.

As imagens 1 e 2 abaixo são as variações, respetivamente, para sábado e domingo, face ao dia anterior.

Açores e Madeira

Começando pelos Açores, sábado (26), céu muito nublado e passagem de uma frente de muito fraca atividade a evoluir esta noite do Grupo Ocidental para o início da manhã no Grupo Oriental, com abertas depois ao longo do dia de sábado, em especial no Grupo Central e depois Oriental, mantendo mais nublado a Ocidente, onde receberá nova frente na manhã de domingo (27), desta feita uma frente de moderada a forte atividade, com chuva nessa intensidade e que chegará já ao final do dia ao Grupo Central. Ao longo do dia poderão haver abertas nos Grupos mais a oriente.

A Madeira, manterá sábado o regime de aguaceiros fracos a moderados, mais intensos e frequentes nas terras altas, mas domingo trará já mais abertas e menos ocorrência de precipitação, com a ação anticiclónica em aproximação (H na 2ª imagem abaixo). A primeira imagem mostra o dia de sábado.

Sábado, o vento será em geral moderado a pontualmente forte na Madeira e Açores (sendo que nos Açores será mais para final da tarde e noite, em especial no Grupo Ocidental, com rajadas de até 75km/h e até 50-60km/h no Grupo Central, sendo fraco no Grupo Oriental).

Já pela Madeira, o vento moderado a pontualmente forte andará pelos 50-65km/h, pontualmente mais forte nas terras altas. A orientação é a das setas a vermelho na primeira imagem abaixo.

Domingo, mantem-se o vento forte nos Açores, com rajadas na mesma ordem do final do dia de sábado e com a mesma orientação e aumentando também um pouco no Grupo Oriental (até 40-50km/h).

Pela Madeira, redução para vento fraco a moderado.

A imagem 1 abaixo representa as rajadas para sábado e a 2, para domingo.

As temperaturas, de acordo com o IPMA vão variar entre os seguintes valores, respetivamente sábado (imagem 1) e domingo (imagem 2):

Mar alterado, em especial nas ilhas, no Domingo! Bom fim de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *