AVISO NÃO OFICIAL – TEMPO QUENTE E SECO!

Posted by: admin Comments: 0 0

Os próximos dias serão marcados pela deslocação de uma bolsa de ar frio em altura para a região dos Açores e que deixará instabilidade na região (possibilidade de trovoadas) e ao mesmo tempo subida de geopotencial e temperaturas no Continente e Madeira. Se tivermos uma balança, um peso a cair nos Açores (prato esquerdo) fará subir o prato direito, como a imagem seguinte:

Assim, teremos a partir de 5ª feira (9) e num período prolongado (sendo compatível com a designação de “Onda de Calor” no interior e no sul do território continental), temperaturas elevadas para a época, com a deslocação de uma massa de ar quente e seca do norte de África, afetando a maior parte do território continental e a Madeira.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento, na faixa litoral soprará maioritariamente de norte (regime de nortada, pontualmente forte) e como tal, a subida das temperaturas não será tão expressiva numa faixa de até 50km do mar, onde os nevoeiros podem ser persistentes.

Na metade interior, o vento será maioritariamente de sul/sudeste, mais seco e quente!

Posto isto, duas realidades distintas na maior parte dos dias: o norte e centro litoral e o interior bem quente, chegando pontualmente ao litoral norte (Minho). A imagem seguinte mostra as anomalias de temperatura máxima médias para os próximos dias. Com o regime de nortada, é normal que a temperatura da água do mar na costa litoral desça nos próximos tempos (aumentando e favorecendo os nevoeiros).

Assim, teremos no Continente e para 6ª feira, as mínimas e máximas respetivas:

Para sábado (11) teremos:

Para domingo (12):

Para 2ª feira (13):

Pelo Funchal, as máximas deverão andar perto dos 27-29ºC nos próximos dias, com mínimas tropicais e com pouca ou nenhuma precipitação.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

Relativamente aos Açores, importa monitorizar a ação da bolsa de ar frio em altura que cairá na região dia 11/12 e que deverá produzir aguaceiros e trovoadas localizadas que pontualmente podem ser fortes (mais prováveis dia 11 no Grupo Central – para já vertentes orientais do mesmo – a confirmar).

Para o calor, as recomendações são as de sempre e podem ser consultadas no site da DGS:

Em termos de incêndio e como o risco estará no máximo, importa conhecer as medidas preventivas do INCF que podem ser consultadas aqui Condicionantes_PerigoIncendiosRural.pdf (icnf.pt).

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

PROTEJA-SE, A SI E À FLORESTA! Consulte a MeteoMira para acompanhamento em nowcast e as entidades oficiais para avisos oficiais!

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Para atualizações diárias e semanais, consulte http://www.facebook.com/meteomira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *