DINÂMICA DA ATMOSFERA
O vídeo de animação mostra a dinâmica da atmosfera ao longo do fim de semana, com os A – Anticiclones e B – Depressões (Imagens RTVE).
PORTUGAL CONTINENTAL
O fim de semana em Portugal Continental será marcado por céu geralmente muito nublado, podendo apresentar mais abertas na manhã de sábado a norte e centro e domingo, a partir da tarde, limpando do litoral para interior, gradualmente. Domingo podemos registar nevoeiros nas zonas a vermelho vivo da segunda imagem abaixo.


A previsão apresenta uma dificuldade muito acrescida no que diz respeito à pergunta “Chove ou não?”. E porquê?
Imagine que vindo do mar está uma frente, transportando água precipitável, vulgarmente designada de chuva. Agora imagine que do lado interior e espanhol temos uma dorsal anticiclónica, como se fosse um secador, a inibir a evolução da humidade para o interior. Mas não é fácil, com a resolução dos modelos, perceber onde essa interação irá ocorrer e se permitirá ou não a entrada da frente no território continental. Trocando por miúdos, pode não chover nada, pode só chover no litoral e nalguns sítios até forte e com trovoada ou pode mesmo a chuva progredir nalguns locais para interior.
A trovoada, a ocorrer, parece-nos mais provável de tarde no sábado, no litoral centro-sul e sul!
Veja o vídeo de evolução da precipitação desde as 11h de sábado e as 18h de domingo na 2ª imagem abaixo (domingo podem cair alguns aguaceiros sobretudo no interior norte e centro):


Ficam também as temperaturas para o fim de semana.

ARQUIPÉLAGOS
Um corredor noroeste-sudeste irá alimentar o estado do tempo no fim de semana para os Arquipélagos. A situação tem estado calma na Madeira e muito agitada nos Açores e os Arquipélagos continuarão com tempos desfasados nos próximos dois dias.
Assim, esta 6ª de noite chegará à Madeira um sistema frontal de forte atividade, com chuva, trovoada e vento forte de noroeste, com rajadas até 85km/h (podendo soprar acima dos 100km/h nos pontos mais elevados).
Primeiro entra ainda no final de 6ª feira uma frente fria e só depois, já de madrugada, uma frente oclusa, aí sim com possibilidade mais forte de trovoadas (não se afasta a possibilidade de alguma precipitação sob a forma de neve nos pontos mais elevados no final da madrugada na Madeira, mas quando o frio chegar, a precipitação deve sair). A situação acalma a partir de meio da tarde de sábado na Madeira!
Nos Açores será ao contrário! Tudo mais calmo e frio até meio da tarde e depois, frente a avançar de ocidente para oriente ao longo do resto de sábado e noite seguinte.
A temperatura sobe, mas depois, no domingo, com a chegada do pós-frontal, volta a descer com a chegada de aguaceiros, trovoadas, granizo e possibilidade de neve nos pontos mais elevados.
O vento será mais forte a ocidente que a oriente mas o pico de intensidade será na 2ª metade de sábado, com rajadas de oeste/sudoeste até 80-90km/h (entre 65 a 80km/h nos restantes grupos).
Fiquem com a evolução da chuva de 3 em 3 horas no fim de semana, com a escala em baixo, sendo que tons amarelo e vermelho são mais fortes e/ou persistentes que azuis e verdes:

As temperaturas no sábado e no domingo oscilarão da seguinte forma (Fonte IPMA):


Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

A MeteoMira apresenta um forte agradecimento aos nossos parceiros:

RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Bom fim de semana!
Siga tudo em METEOMIRA e partilhe os seus registos conosco em GRUPO METEOMIRA.
Deixe um comentário