PREVISÃO MENSAL OUTUBRO 2025
Outubro é o 10º mês que temos de 12 para prever em termos de mensal neste ano civil. Como sempre uma mensal tem um elevado risco associado e deverá ser sempre atualizada com as de menor duração.
De uma forma geral, espera-se um mês com duas caras: uma primeira metade mais seca e até com períodos de tempo mais quente e uma segunda metade mais instável, com um fluxo subtropical que pode ser persistente a partir de certo momento, ligando os Açores à Península. Será difícil para já dizer se será seco ou chuvoso mas será por certo:
O mês começa quente e seco e assim deverá continuar em grande parte do território continental e Madeira até perto do Quarto Minguante (13). A partir daí, a aproximação de um fluxo de características tropicais que poderá chegar aos Açores começará a aproximar-se gradualmente da Península, com efeitos mais expressivos a partir da Lua Nova (21), ou seja, gradualmente as temperaturas a descer e a instabilidade a entrar ao longo da semana que compreende o Quarto Minguante até à Lua Nova.
Trocando por miúdos, poderemos vir a ter ainda um sistema de características sub(tropicais) a aproximar-se dos Açores e depois a trazer sinais para a Península Ibérica e também Madeira.
Um mês com duas caras bem distintas que seguirá meio chuvoso ou meio estável… como os seguidores pretenderem referir. Se olharmos, por exemplo, para a semana 12 a 19 de outubro:
E compararmos com 19 a 26:
Percebemos perfeitamente que, a verde, temos então a precipitação oriunda dos trópicos em gradual aproximação à Península.
No entanto, aconselhamos a leitura semana a semana e visualização das imagens de anomalia que preparámos para si, através do ECMWF.
O que são os normais climáticos para outubro em Portugal?
Para começarmos a falar em normais climatológicos, temos de pensar que em outubro as temperaturas já descem em média 3 a 6ºC face a setembro e as noites são já por norma mais frescas, com o outono cada vez mais instalado. Contudo, ainda é possível observar tempo de verão em muitos dias habitualmente e há registos ao longo de várias décadas, de meses quentes de outubro, alguns de fazer inveja ao verão. Na Madeira as temperaturas descem em média 1 a 2ºC face a setembro enquanto nos Açores descem em média 2 a 3ºC face ao mês anterior.
Em termos de precipitação, é o primeiro mês do novo ano hidrológico e apresenta, como tal, já alguma chuva relevante.
A precipitação varia entre os 60 e os 100 litros por m2 a sul de Montejunto e na zona interior do território e os 100 a 170 litros por m2 a norte e oeste de Montejunto-Estrela, com maior precipitação tradicionalmente no Minho e menor no Algarve.
No Funchal, a precipitação média ronda os 80 litros por m2 e nos Açores varia entre os 100 a 150 litros por m2, com maior preponderância a Ocidente.
A MeteoMira apresenta a previsão mensal, semana a semana, com os mapas de anomalias de precipitação e temperatura ao longo do mês:
Análise do CFS/ECMWF em termos de precipitação e temperatura
As imagens seguintes mostram as anomalias de precipitação e de temperatura para os períodos descritos no cartaz acima apresentado.
Até dia 12 outubro anomalia de precipitação e temperatura previstas.
Não estando implícito nas imagens, o tempo deverá começar seco também pelos Açores e aquela mancha verde resulta principalmente da precipitação entre 3 e 5, associada a uma depressão que poderá aproximar-se do arquipélago. O tempo estará seco e quente no Continente (principalmente no interior, mas começando em grande parte do território), ainda que a partir da Lua Cheia possamos assistir a oscilações de temperaturas, fruto de algumas descidas de massas de ar mais fresco a norte e que podem até deixar alguma precipitação pontual a noroeste (pouco significativa no Continente). A Madeira com tempo seco e temperaturas dentro do normal ou ligeiramente acima do normal para a época.
Semana de 12 a 19 outubro 2025 anomalia de precipitação e temperatura previstas.
A imagem da esquerda mostra o avanço gradual da precipitação e o atenuar da anomalia negativa de precipitação já no Continente, como resultado da aproximação de alguma precipitação para a parte final da semana, ao passo que nos Açores continuará instável. No entanto, esta aproximação dará ainda tempo quente no Continente, sobretudo interior e sul, com mais nevoeiros na faixa litoral. Continua o mesmo tempo na Madeira.
Semana de 19 a 26 outubro 2025 anomalia de precipitação e temperatura previstas.
Tanta ameaça que acaba por chegar, claro está, na aproximação à Lua Nova (21). Esta fase poderá trazer precipitação a todo o país, especialmente metade oriental dos Açores, Madeira e metade norte do território continental, com anomalias positivas de temperatura, devido ao fluxo subtropical. Não se afasta a possibilidade de, entre final da semana anterior e a primeira fase desta semana termos um depressão de características tropicais ou subtropicais em águas nacionais.
Final do mês anomalia de precipitação e temperatura previstas.
A partir da 2ª metade do mês o outono deve começar efetivamente a ganhar espaço em Portugal! E isso reflete-se no output para os dias finais do mês, quer do modelo CFS quer do modelo ECMWF, com jetstream favorável em latitudes mais baixas e, consequentemente, com a chuva a descer também a sul, finalmente!
As contas fazem-se no final mas…
Apesar de a primeira metade ser seca, parece-nos possível que, pelo menos a norte e centro, a 2ª metade possa trazer acumulados generosos e daí o meio chuvoso. Não sabemos nesta fase se será ou não o suficiente para classificar o mês como normal ou chuvoso e isso dependerá de quanto chover nos dias, principalmente 19 para a frente! Também não nos deverá enganar muito se falarmos de um mês mais quente que o normal climático, numa primeira fase pelas máximas e possivelmente na 2ª metade pela subida das mínimas, associada ao fluxo húmido e tropical que se espera e que normalmente traz também primeiro algumas poeiras.
Nos Açores esperamos o normal ou ligeiramente acima do normal em termos de precipitação, ao passo que a Madeira está no mesmo barco do sul… será difícil apanhar o barco do norte e centro continental em termos de chuvas, mas o final do mês pode trazer água.
Desejamos que tenha um excelente outubro, reforçando que a incerteza é elevada pelo fator da sempre difícil atividade tropical.
Patrocinadores / Parceiros
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:
Siga tudo em METEOMIRA