A semana será marcada por mudanças significativas no padrão atmosférico, com uma primeira metade estável a norte e instável a sul e uma 2ª metade mais instável a norte que a sul, mas com precipitação em todo o território continental.
Açores com semana novamente dividida entre uma primeira metade mais seca e uma 2ª metade chuvosa e a Madeira continua com o fim de semana reservado para a chuva semanal.
Depressão a sul na primeira metade (seco a norte e centro) e sistema de frentes mais a norte e centro depois (chegando a todo o território igualmente)
A combinação entre uma depressão oriunda da Madeira com fluxo húmido e quente e uma depressão retrógrada em altitude de nordeste (com ar frio e seco) originará uma depressão a sul do território continental, com chuva no Algarve e Baixo Alentejo entre 4 e 6, podendo a 5 chegar ao sul do Vale do Tejo. Atenção para a noite de 2ª para 3ª feira, com possibilidade de chuva localmente intensa e acompanhada de trovoada no Algarve (sotavento possivelmente), com possíveis acumulados horários localmente elevados.
O vento poderá soprar um pouco mais forte na 2ª feira (4).
A chuva será mais restrita até 6 ao sul do Baixo Alentejo e Algarve, não devendo chover a norte do Vale do Tejo, pelo menos significativamente, pela ação anticiclónica.
Inverte a 7, com a chegada da precipitação ao Minho e a partir de 8 com a extensão, numa primeira fase ao norte e centro-norte metade litoral e depois, a partir de 9/10, a extensão a todo o território. Com a chegada de sistemas depressionários oriundos do Atlântico, é normal que o vento também tenha dias de maior intensidade (dentro do habitual nestas situações) a partir de 8.
As imagens seguintes mostram a inversão entre a primeira metade, com a chuva a sul e a 2ª com a chuva mais a norte (progredindo para centro e depois sul).
Na Madeira…
Uma semana calma, podendo ainda ter aguaceiros durante a 2ª feira e que podem ser de neve nos pontos altos, mas limpando depois de 3ª feira e com mudança para o final do dia de sábado, com a aproximação de um sistema depressionário, trazendo chuva novamente no fim de semana.
Na imagem abaixo conseguimos ver a depressão acima referida que mudará o estado do tempo no Arquipélago a partir do final de sábado.
E os Açores?
Os Açores continuam com a tendência de primeira metade mais seca, com padrão anticiclónico e 2ª metade mais chuvosa, com frentes, mais fresco e mais vento, que se pode estender até ao fim de semana.
As imagens seguintes mostram o regime anticiclónico da primeira metade da semana (cores quentes) e o regime depressionário da parte final da semana (cores frias em aproximação).
Grau de Fiabilidade da Previsão?
A previsão apresenta maior fiabilidade até 3 a 5 dias, sendo obviamente muito menor essa mesma fiabilidade até 7 dias, pelo que se aconselha o acompanhamento de toda a evolução diária na página de facebook da MeteoMira, em www.facebook.com/meteomira.
Quer ajudar a página?
Pode fazê-lo agora com a subscrição mensal no valor de 1,99€ no facebook, clicando AQUI ou copiando o link https://facebook.com/becomesupporter/meteomira
Se não quiser ser supporter da página pode continuar a seguir a MeteoMira no facebook e no site e partilhar o seu conteúdo para que cheguemos a mais pessoas. A sua participação é de extrema importância!
Em alternativa, pode contribuir através dos seguintes meios:
Transferência Bancária para o NIB do Santander Totta: 0018 000322504419020 11
Ou através de MBWAY para o contacto: 912101683
A MeteoMira agradece à EVSPORTUGAL e à SADO80s a parceria de longa data!
Seja qual for o valor ou mesmo que não seja nenhum, o nosso muito obrigado por estar com a MeteoMira!