6-13 Dezembro: Previsão Semanal

Análise Semanal

Semana marcada pela situação visível na imagem abaixo.

De forma sucinta teremos anticiclone posicionado nos Açores, com tempo geralmente estável na região e Madeira e ação do Ciclone BARRA na Irlanda e Reino Unido, com ação indireta na Península Ibérica. Regresso da estabilidade para o próximo fim de semana.

Previsão em vídeo

Semana 6 a 13 de Dezembro

Estado do tempo no Continente influenciado pela deslocação do Ciclone BARRA que deixará vento, forte agitação marítima, chuva essencialmente na metade litoral norte e centro-norte e neve a cotas médias-altas (acima dos 800-1000m).

A partir de dia 9 a precipitação deverá manter-se sob a forma de aguaceiros sobretudo na metade litoral norte e centro, começando a diminuir de frequência a partir de 10, esperando-se um fim de semana com mais sol, ainda que com alguma nebulosidade a norte.

Na Madeira, tirando a frente de dia 8 que será fraca a moderada, espera-se circulação leste/nordeste, com mais nebulosidade nas vertentes norte, leste e terras altas e podendo ocorrer alguns aguaceiros fracos. As temperaturas não terão oscilações significativas ao longo da semana e o vento pode ser pontualmente moderado.

Nos Açores a semana será marcada por pouca chuva, apesar da frente de dia 7. Prevalece o Anticiclone dos Açores, com alguma nebulosidade sobretudo nas noites e madrugadas, com alguma humidade, apresentando-se o sol também como rei e senhor ao longo dos dias, dado o predomínio das altas pressões.

Possível precipitação no próximo fim de semana e nessa altura possibilidade de aumentar um pouco a intensidade do vento (situação a confirmar).

Meteogramas de Temperaturas a 850hPa e Precipitação: Vila de Rei, Ponta Delgada e Funchal

A informação acima referida sintetiza-se nos meteogramas para Portugal Continental, Açores e Madeira, sendo que as linhas de cima mostram a temperatura a cerca de 1500m de altitude (a vermelho o normal climático, ou seja, linhas abaixo da vermelha é tempo fresco e acima mais quente que o normal) e as linhas de baixo em cada gráfico mostram a precipitação em cada membro do ensemble do modelo GFS.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira, pode ajudar no desenvolvimento deste projeto, através de transferência bancária para o NIB abaixo indicado ou através de MBWAY para o número de telefone:
IBAN: PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY: 912101683

Saiba tudo em http://www.facebook.com/meteomira