FIM DE SEMANA 26/27 JUNHO 2021 – AÇORES E MADEIRA

Posted by: admin Comments: 0 0

AÇORES – AVISO ESPECIAL DE MAU TEMPO!

EVOLUÇÃO PREVISTA

A bolsa de ar frio em altura está a aumentar a convecção nesta tarde de 6ª feira no Arquipélago dos Açores.

Teremos assim agravamento para as próximas horas, em especial para a noite, ao que tudo indica no Grupo Central e mais em específico nas ilhas mais a oriente (zonas orientais do Pico e S. Jorge, bem como Terceira).

A imagem atual da temperatura no topo das nuvens permite identificar esse aumento da convecção, que será potenciado para a madrugada pelo aumento do CAPE, com a aproximação de trovoadas localmente intensas.

Assim, teremos a partir da meia-noite, a evolução de células de sudoeste para nordeste que poderão deixar precipitação intensa, com risco de cheias significativas e mesmo com a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terras, em especial nas ilhas atrás referidas.

Nas imagens seguintes, podemos ver que entre as 0 e as 6h da madrugada de sábado começará a aumentar a precipitação, mas será entre as 6h e as 12h de sábado que a precipitação poderá ser muito excessiva devido ao CAPE e ao desenvolvimento de supercélulas convectivas quer nas vertentes orientais do Grupo Central quer no próprio Grupo Oriental (com menor intensidade).

Já para a tarde, a precipitação tende a diminuir no Grupo Central e manter-se até final da tarde no Grupo Oriental.

Na noite de sábado para domingo, espera-se uma melhoria da evolução do estado do tempo no Arquipélago, como se pode ver na imagem da direita, abaixo:

RAJADAS CONVECTIVAS E POSSIBILIDADE DE FENÓMENOS EXTREMOS DE VENTO NA MADRUGADA/MANHÃ DE 6ª FEIRA PARA SÁBADO

Atenção ao CAPE, ao shear e às rajadas que acompanham as células previstas!

Não é garantido que ocorram, mesmo em terra, até porque o mais provável será ocorrer no mar, mas existe a possibilidade de ocorrência de algum fenómeno extremo de vento (downburst ou mesmo tornado/tromba de água) entre a madrugada e a manhã de sábado, com especial destaque para a envolvente da ilha Terceira!

Certo é que os aguaceiros serão, em muitos casos, acompanhados de rajadas fortes convectivas, com especial destaque para as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico!

DOMINGO COM TEMPO MAIS ESTÁVEL MAS TARDE DE CHUVA E TROVOADAS ENTRE OS GRUPOS CENTRAL E ORIENTAL

O domingo será mais calmo que sábado mas a tarde poderá trazer precipitação localmente intensa e trovoadas, mas desta vez, a maior parte deverá cair no mar, entre os dois grupos acima referidos.

O vento também será mais calmo que no sábado.


MADEIRA – TEMPO ESTÁVEL, ALGUMA NEBULOSIDADE E VENTO FRACO

A situação no Arquipélago da Madeira é completamente diferente! Tempo calmo, com vento fraco e nebulosidade sobretudo a norte e zonas montanhosas, mas com muito sol nas restantes vertentes.

Portanto, na Madeira, será um fim de semana normal, sem situações de relevo meteorológico!

As imagens seguintes mostram, à esquerda, essa nebulosidade a norte e sol a sul e, à direita, as rajadas fracas a moderadas de vento.

TEMPERATURAS

Aqui ficam os mapas IPMA para as temperaturas para sábado e domingo nos dois Arquipélagos:

Para avisos oficiais, consulte http://www.ipma.pt

Para toda a informação atualizada, consulte http://www.facebook.com/meteomira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *