Aumento de Atividade Tropical em Agosto – Tempo mais quente na Europa Ocidental

Posted by: admin Comments: One Comment 0

Importância dos Furacões no tempo em Portugal

Todos ficamos tristes com as imagens que vemos de destruição provocada por ciclones tropicais como Tempestades Tropicais ou mesmo furacões, mas o certo é o que estes têm um efeito tremendamente importante no estado do tempo de Portugal Continental e Ilhas.

Por certo, se quer tempo quente e seco no Verão, você está a pedir indiretamente (e sem saber) para que estes fenómenos ocorram e se intensifiquem!

Como foi Julho e o que esperar de Agosto para a frente?

Neste momento e ao longo do mês de Julho, as poeiras têm inibido o desenvolvimento dos furacões e, em consequência, o Anticiclone dos Açores não tem sido chamado a intervir e a se intensificar ou mesmo subir no Atlântico Norte.

Mas a situação deve mudar a partir da Lua Nova de Agosto (dia 8)!

Condições mais estáveis de gradientes de vento em altura (imagem seguinte), redução das poeiras e aquecimento das águas deverão trazer imensa atividade ciclónica ao Atlântico a partir de meados de Agosto e, a situação pode mesmo ser para manter em Setembro.

E muito cuidado com os Açores a partir de final de Agosto, visto que o output começa a favorecer a aproximação destes sistemas, sendo importante olhar à anomalia de geopotencial para final do mês, onde se vê qualquer situação de destaque perto do Arquipélago.

Isto pode significar uma Agosto bem quente, em especial a partir de dia 8?

Pode mesmo significar que o Verão se instale em pleno a partir de dia 8, como já adiantámos algumas vezes!

Poderemos estar a falar de um verão tardio mas longínquo e que pode mesmo trazer relativa atividade tropical para finais de Setembro ou inícios de Outubro para águas nacionais.

Zonas de pressão com anomalia negativa na zona dos Açores para Setembro ou shear reduzido em início de Outubro, como se vê nas imagens seguintes, podem ser sinais de alguma atividade tropical em águas nacionais, que vem sendo cada vez mais recorrente:

Por isso não desespere! Se ainda não gozou férias… o melhor do Verão pode estar a chegar!

Veja tudo em http://www.facebook.com/meteomira

Comment (1)

  • Luís Miguel Lopes Reply

    Boa, com férias em Agosto, pq até nem gosto de trabalhar com altas temperaturas.

    Julho 20, 2021 at 10:18 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *