PREVISÃO PORTUGAL CONTINENTAL E ILHAS – 06/10/2021

Posted by: admin Comments: 0 1

GERAL

PRESSÃO E GEOPOTENCIAL

A imagem 1 mostra a influência anticiclónica na Madeira e Portugal Continental e dos sistemas frontais do ex-Furacão SAM nos Açores.

ONDULAÇÃO

A imagem da ondulação é válida para 12h depois da sua consulta (pode ver na barra inferior da imagem a hora exata da previsão).

Para saber a altura das ondas num determinado ponto, clique na imagem seguinte nesse ponto e abrirá a altura da ondulação.

PORTUGAL CONTINENTAL

NEBULOSIDADE E PRECIPITAÇÃO

A primeira animação abaixo mostra que o céu estará em geral pouco nublado ou limpo em todo o território continental, podendo apresentar de manhã alguma nebulosidade alta naquela faixa a branco a sul.

A partir da tarde, o céu estará limpo, podendo voltar a nublar parcialmente por nuvens médias e altas no litoral sul de noite.

VENTO

Será em geral fraco ao longo do dia, podendo soprar moderado de tarde no interior centro-norte (terras altas) de nordeste, com rajadas de até 45km/h.

TEMPERATURA DO AR E MAR

As temperaturas mínimas (primeira imagem) e máximas (2ª imagem) terão a variação das imagens seguintes (tons amarelo a vermelho subidas e tons azul e roxo descidas, sendo estáveis nas zonas a branco):

Aqui ficam as mínimas e máximas previstas pelo modelo ECMWF, que obviamente poderão devido a fatores locais divergir um pouco em algumas situações:

Na Costa Litoral Atlântica, a água do mar vai variar entre os 16 e 19ºC (Acima do Cabo da Roca entre 16 e 18ºC e 17 a 19ºC a sul do Cabo da Roca).

Na Costa sul Algarvia, a água do mar vai variar entre os 19 e 21ºC, mais fresco no barlavento.

TABELA DE MARÉS

A imagem seguinte mostra a variação das marés para Lisboa (representativo de Portugal Continental):

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683


PREVISÃO LOCAL – SETÚBAL

NEBULOSIDADE E PRECIPITAÇÃO

Assim, espera-se um dia de céu pouco nublado ou limpo, podendo de manhã apresentar algumas nuvens altas nos concelhos a sul do distrito e limpando de tarde.

De noite pode regressar alguma nebulosidade média e alta ao distrito.

VENTO (DIREÇÃO E RAJADAS)

O vento, de nordeste, será fraco de manhã e continuará em geral fraco de tarde, mesmo rodando para norte e oeste/noroeste, com rajadas máximas de até 25km/h e no distrito até 25-40km/h.

TEMPERATURA DO AR

As temperaturas em Setúbal deverão oscilar entre os 14 e os 29ºC.

MAR – TEMPERATURA

A primeira imagem abaixo mostra a temperatura da água do mar, no período da tarde, sendo de destacar que oscilará entre os 18ºC e os 18.5ºC em toda a costa litoral do distrito.

TABELA DE MARÉS

A imagem seguinte mostra a variação das marés neste dia, para Setúbal:


AÇORES E MADEIRA

NEBULOSIDADE, PRECIPITAÇÃO E VENTO.

Nos Açores espera-se um dia marcado por muita nebulosidade e aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoadas.

Na Madeira, podemos ver que será um dia marcado por céu com boas abertas e apenas mais nebulosidade pontual nas vertentes norte que podem apresentar um ou outro aguaceiro pontual fraco.

A animação da primeira imagem abaixo permite verificar a evolução da nebulosidade ao longo do dia (cinzento) e a segunda refere à precipitação ao longo do dia, com acumulados de 6 em 6h, começando na madrugada, manhã e evoluindo para a tarde e o último noite.

O acumulado em 24h previsto para as ilhas pelo ECMWF6z aponta para a primeira imagem abaixo que pode ser acompanhado de trovoadas, como se pode ver na 2ª imagem animada, em especial a partir da tarde no Grupo Central e em deslocação para a noite de 4ª feira, no Grupo Oriental:

O vento soprará nos dois Arquipélagos em geral fraco a moderado mas podendo apresentar rajadas de até 70km/h nos pontos mais altos dos Açores, de sudoeste (Pico).

TEMPERATURA DO AR E MAR

A imagem seguinte mostra a temperatura, segundo o IPMA, para as ilhas:

A nível do mar teremos temperaturas que oscilam entre os 22/24ºC nos Açores e Madeira.

TABELA DE MARÉS

As imagens seguintes mostram a variação das marés ao longo do dia, para Ponta Delgada e Funchal:

Informações das marés em https://www.hidrografico.pt/m.mare

Esta é uma previsão tendo em conta as condições à data da elaboração da mesma e que podem mudar, sendo necessário o acompanhamento, como sempre em METEOMIRA

Muito obrigado pela sua colaboração!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *