Previsão Fim de Semana 16-17 Outubro 2021

Posted by: admin Comments: 0 0

Sinótica

O fim de semana terá alguma mudança no estado do tempo em Portugal Continental, sobretudo a norte e centro, devido à aproximação e passagem de uma frente fria em dissipação.

Pelos Açores teremos a ação ainda do sistema ciclónico e com fluxo subtropical, com muita humidade e na Madeira tempo estável.

Portugal Continental e Ilhas – Sábado 16/10/2021

Em termos de nebulosidade, é visível que os Açores terão um sábado bem carregado, à semelhança do que se passará em Portugal Continental, sobretudo a norte e centro, sendo possível que durante a manhã e até meio da tarde ocorreram abertas na região sul.

Já pela Madeira, algumas nuvens pontuais, sobretudo nas vertentes ocidentais da ilha da Madeira, mas o sol será a nota dominante ao longo do dia de sábado.

Em termos de precipitação, espera-se um sábado de muita intensidade pelos Açores, em especial pelo Grupo Ocidental e Central (Faial, Graciosa, Pico e S. Jorge), com aguaceiros fortes e persistentes e acompanhados de trovoadas. Atenção especial a possíveis deslizamentos de terras e inundações rápidas, pois o risco é elevado, como se pode ver na 2ª imagem. Essa mesma imagem mostra a ausência de precipitação para a Madeira.

Na primeira imagem, podemos ver o acumulado ao longo do dia de sábado e, em especial, a partir da tarde, altura em que a precipitação entrará no litoral norte e centro-norte, dirigindo-se depois para interior e para o centro continental.

Em termos de vento, soprará em geral fraco a moderado na Madeira e Portugal Continental, bem como nos Grupos Ocidental e Oriental dos Açores, mas aumentará muito de intensidade para final da tarde de sábado no Grupo Central e também pontualmente no Oriental, com rajadas que podem oscilar entre os 55-85km/h e até 120-130km/h nos pontos mais altos do Pico.

Em termos de temperaturas, teremos mínimas e máximas de acordo com a previsão do IPMA:

Portugal Continental e Ilhas – Domingo 17/10/2021

Em termos de nebulosidade, é visível que os Açores terão um domingo bem carregado, mas aliviando a ocidente de manhã e na metade ocidental do grupo central com o passar da tarde, mantendo-se mais nublado a oriente.

Por Portugal Continental teremos um dia marcado por muita nebulosidade, sendo que de tarde o sol pode espreitar mais a sul litoral.

Já pela Madeira, dia de céu pouco nublado ou limpo.

Em termos de precipitação, espera-se um domingo ainda de muita intensidade pelos Açores, em especial pelo Grupo Ocidental, durante a noite de sábado para domingo com aguaceiros fortes e persistentes e acompanhados de trovoadas. Atenção especial a possíveis deslizamentos de terras e inundações rápidas, pois o risco é elevado, como se pode ver na 2ª imagem. Já pelos restantes grupos, a precipitação sob a forma de aguaceiros será mais persistente ao longo do dia, embora com menor intensidade. Essa mesma imagem mostra a ausência de precipitação para a Madeira.

Na primeira imagem, podemos ver o acumulado ao longo do dia de sábado e, em especial, a partir da tarde, altura em que a precipitação entrará no litoral norte e centro-norte, dirigindo-se depois para interior e para o centro continental.

Em termos de vento, soprará em geral fraco a moderado na Madeira e Portugal Continental, bem como no Grupo Ocidental dos Açores. Já pelos Grupos Central e Oriental teremos vento forte de sudoeste, com rajadas máximas que podem chegar aos 60-90km/h e até 120-130km/h nas zonas altas do Pico.

Em termos de temperaturas, teremos mínimas e máximas de acordo com a previsão do IPMA:

Para saber qual a ondulação para as próximas 24h num determinado local clique nesse local da imagem seguinte e fique a saber também qual o período das mesmas:

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *