27/28 Novembro 2021: Anticiclone à porta, venta bem à nossa porta

Posted by: admin Comments: 0 1

O fim de semana será marcado pela ação Anticiclónica na região dos Açores e Madeira, estando Portugal Continental no limite entre a ação do Anticiclone e de uma Depressão que afetará o estado do tempo na Europa.

Sábado 27 Novembro 2021

PORTUGAL CONTINENTAL

Assim, espera-se uma madrugada e manhã de sábado com alguma nebulosidade a norte, centro e litoral sul, podendo ocorrer aguaceiros fracos e dispersos evoluindo na faixa litoral de norte para sul ao longo da noite e limpando com o passar da manhã, para uma tarde de céu pouco nublado ou limpo.

De tarde, o vento tende a aumentar exponencialmente, sendo moderado em todo o território, mas forte, com rajadas até 50-75km/h em toda a faixa litoral e terras altas.

A direção do vento intenso será de norte na faixa litoral e noroeste na metade interior.

As temperaturas mínimas tendem a descer ligeiramente no interior norte e centro e a subir de forma mais significativa no litoral centro e metade litoral sul, onde podem chegar a subir 2 a 5ºC, como se vê na primeira imagem (cores a amarelo e laranja subidas, cores a azul descidas). As mínimas serão atingidas ao final do dia, com formação de gelo ou geada nas zonas habituais.

As temperaturas máximas tendem a subir ligeiramente a sul e a descer ligeiramente no interior norte, como se pode ver na imagem 2, da mesma forma que as mínimas.

Em termos absolutos, teremos as seguintes mínimas e máximas:

AÇORES E MADEIRA

Para os Açores, devido à influência do Anticiclone intenso, espera-se céu com boas abertas, mas podendo apresentar-se mais nublado até meio da manhã e a partir do final do dia, com alguma humidade associada e vento em geral fraco a moderado.

Para a Madeira, espera-se um sábado com períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo nos pontos mais altos. Serão frequentes os aguaceiros e ao final do dia, com a aproximação de uma frente de fraca atividade podem tornar-se mais persistentes. O vento soprará a partir da tarde moderado a forte, com rajadas de nordeste de até 55-65km/h, podendo chegar aos 85km/h nas terras mais altas.

Nas imagens seguintes temos a nebulosidade (1ª imagem) e as rajadas (2ª imagem).

As temperaturas, de acordo com o IPMA serão as seguintes:

AGITAÇÃO MARÍTIMA

Em termos de significativa, teremos o máximo de 4m no litoral centro de Portugal Continental no sábado, podendo oscilar ainda entre os 3-3.5m a norte e os 2.5 a 3m no litoral sul, bem como cerca de 1m no Algarve.

Nas ilhas, teremos na Madeira, máxima de 3m na costa norte e nos Açores andará pelos 2.5m.

Em todos os casos o período será de 9 a 10 segundos.

Domingo 28 Novembro 2021

PORTUGAL CONTINENTAL

Assim, espera-se uma madrugada e manhã com pouca nebulosidade e aumentando com o passar da manhã, de norte para centro, desenvolvendo-se aguaceiros fracos (pontualmente moderados no litoral centro) e dispersos que poderão chegar ao final da tarde à zona de Lisboa e durante a tarde ao interior norte (distrito de Bragança). Os aguaceiros podem ser de neve na Estrela acima dos 1200-1300m.

O vento, que ainda será forte durante a noite de sábado para domingo, tende a diminuir ao longo da madrugada e sendo apenas moderado a forte nas terras mais altas (zona da Estrela), com rajadas de até 65-75km/h. Será em geral moderado de norte na faixa litoral e de oeste no restante norte e centro, bem como de noroeste no sul.

As temperaturas mínimas tendem a descer ligeiramente em praticamente todo o território, como se vê na primeira imagem (cores a amarelo e laranja subidas, cores a azul descidas), com formação de gelo ou geada.

As temperaturas máximas tendem a descer ligeiramente a centro-sul, mantendo-se estável no resto do território, como se pode ver na imagem 2, da mesma forma que as mínimas.

Em termos absolutos, teremos as seguintes mínimas e máximas:

AÇORES E MADEIRA

Para os Açores, devido à influência do Anticiclone intenso, espera-se céu com boas abertas (menos que no sábado), mas podendo apresentar-se mais nublado e até com algum aguaceiro disperso e fraco. Vento fraco.

Para a Madeira, espera-se um domingo com períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo nos pontos mais altos, não sendo de descartar a possibilidade de alguns flocos de neve acima dos 1900m. O vento soprará ainda moderado a forte durante a noite de sábado para domingo, diminuindo de intensidade com o passar da manhã e principalmente de tarde, ao rodar para leste.

Nas imagens seguintes temos a nebulosidade (1ª imagem) e as rajadas (2ª imagem).

As temperaturas, de acordo com o IPMA serão as seguintes:

AGITAÇÃO MARÍTIMA

Em termos de significativa, teremos o máximo de 4m na costa norte da Madeira, com período de 11s. Nos Açores o mar estará calmo e em Portugal Continental, apesar de se manter mais agitada no litoral centro, baixará cerca de 1m a significativa face a sábado.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga toda a informação em MeteoMira

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *