Evolução Semanal 7-13 Março 2022 – Açores e Madeira

Posted by: admin Comments: 0 0

2ª Feira (7) – Nos Açores, evolução de uma frente fraca de madrugada no Grupo Ocidental, de manhã no Grupo Central e já ao final da tarde no Grupo Oriental (a chuva será em geral fraca e a nebulosidade será essencialmente aquando da passagem da frente, limpando após a passagem). O vento será em geral forte no Arquipélago, podendo soprar mais forte durante este início de noite e diminuindo para os 70-80km/h de rajadas máximas ao longo do dia após a madrugada, de oeste/noroeste.

Madeira com períodos de céu muito nublado e com aproximação de frente de fraca atividade para final do dia, com chuva em geral fraca de noite. Vento em geral fraco.

A primeira imagem mostra a evolução da precipitação com indicação da deslocação das setas a azul e a 2ª imagem as rajadas de vento, com indicação da direção nos Açores (onde será mais forte).

3ª feira (8) – Dia marcado pela passagem de um sistema depressionário com cavamento e que deixará uma frente de forte atividade a evoluir de madrugada e manhã no Grupo Ocidental, deslocando-se para o Grupo Central de tarde e chegando já de noite ao Grupo Oriental. A chuva forte pode ser acompanhada de trovoadas até final da manhã nos Grupos Central e Ocidental.

Vento forte, sendo MUITO FORTE nos Grupos Ocidental e Central, com rajadas de até 100-110km/h e até 90km/h no Grupo Oriental. Na Madeira, dia marcado por períodos de muito sol e com aumento de nebulosidade para final da tarde.

Podem ocorrer alguns aguaceiros fracos ao início da noite de 7 para 8, mas que tendem a diminuir até cessar na madrugada. Vento fraco.

A primeira imagem mostra a evolução da precipitação com indicação da deslocação das setas a azul e a 2ª imagem as rajadas de vento, com indicação da direção nos Açores (onde será mais forte).

4ª feira (9) – Céu em geral muito nublado nos Açores mas sem precipitação significativa prevista. Madeira com boas abertas e céu pontualmente nublado, sem chuva prevista.

O vento será em geral fraco na Madeira e nos Açores, mas aumentará a Ocidente para final da tarde, com rajadas de sudoeste de até 70km/h.

A primeira imagem mostra a nebulosidade e a 2ª imagem as rajadas de vento, com indicação da direção nos Açores (onde será mais forte).

5ª feira (10) – Chuva fraca durante a noite de 9 para 10 no Grupo Ocidental e de madrugada no Grupo Central, com aumento da precipitação já de manhã no Grupo Oriental (em geral fraca).

Dia a manter-se nublado e com alguns aguaceiros para final do dia a ocidente.

O vento será forte até final da manhã nos Açores de oeste/noroeste, com rajadas até 60-75km/h.

Pela Madeira dia calmo, com muito sol pontuado por algumas nuvens e com vento fraco.

A primeira imagem mostra a evolução da precipitação com indicação da deslocação das setas a azul e a 2ª imagem as rajadas de vento, com indicação da direção nos Açores (onde será mais forte).

6ª feira (11) – Dia mais fresco nos Açores com a passagem do pós-frontal que ainda deixará alguns aguaceiros fracos sobretudo nas ilhas mais a norte e que trará mais fresco ao Arquipélago. O vento será em geral moderado de oeste/noroeste, com rajadas até 55-65km/h, sendo mais fraco a Oriente.

Na Madeira nublado e com vento fraco, com aproximação de frente muito fraca para a noite de sexta para sábado.

A primeira imagem mostra a nebulosidade e a 2ª imagem as rajadas de vento, com indicação da direção nos Açores (onde será mais moderado).

Fim de Semana (12 e 13 Março) – Os modelos apresentam alguma consistência na formação de um sistema depressionário nos Açores no sábado, com precipitação pontualmente intensa e acompanhada de trovoadas ao longo do dia de sábado e com vento que poderá ser muito forte. É uma situação a acompanhar em termos de ventos!

ECMWF e GEM mostram situações sinóticas semelhantes, com essa depressão em cavamento na zona dos Açores, com o vento e chuva que podem ser fortes no sábado na região. Em acompanhamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *