Posted by: admin
Comments: 0
Post Date: Maio 22, 2022
Semana marcada por padrão anticiclónico entre Açores e Portugal Continental, com aproximação de um sistema depressionário para perto do final da semana aos Açores (seta a vermelho), altura em que se iniciará um processo de mudança na região, levando à rotação e estabilização do anticiclone na Península Ibérica e Madeira (rotação do anticiclone de acordo com a seta a preto) e ao encaminhamento para leste das depressões (seta a amarelo).
Assim, numa primeira fase, pela passagem dos sistemas depressionários a norte de Portugal Continental, teremos no Continente:
- Até 3ª feira, céu maioritariamente, com precipitação em geral fraca a norte do Tejo e mais persistente na metade litoral e interior norte. A sul, apesar da nebulosidade, pouca ou nenhuma precipitação;
- Teremos temperaturas abaixo da média até 3ª feira a norte de Beja e normal/acima da média em Beja e Faro;
- O vento será em geral moderado a forte de tarde, de norte, entre 3ª e 4ª sobretudo na metade litoral e terras altas (vulgar nortada), sendo mais intenso na 3ª e podendo chegar também ao interior;
- A partir de 4ª o céu começa a limpar e as temperaturas iniciam um processo de recuperação que culminará com um final de semana novamente com temperaturas bem acima do normal para a época;
- A partir de 5ª feira, com a inversão dos ventos para leste, as temperaturas vão subir mais no litoral e os nevoeiros serão menos frequentes e essa é mesmo a novidade da situação… a possibilidade do final da semana (entre 6ª e sábado) trazerem temperaturas mais altas à metade litoral;
- O vento leste faz-se sentir mais no interior e no Algarve, com o mar a aumentar a significativa a sul;
- Domingo (29) parece que a “coisa” vai novamente mudar, iniciando ainda no final de sábado, a notar-se já ação de uma depressão nas ilhas… mas aparentemente sem chuva, a não ser a possibilidade do regresso das trovoadas ao interior e da morrinha ao litoral.
Para as ilhas, a situação é divergente… comecemos pelos Açores:
- Tempo estável, com regime anticiclónico entre 23 e 26.
- Apesar disto, podem ocorrer situações de precipitação como as de dia 23 e, pontualmente, devido à elevada humidade, sobretudo nas noites e manhãs, com a tarde a trazer mais sol.
- A partir de dia 27, aproximação de um sistema depressionário que deixará tempo muito instável entre 6ª e domingo e com tendência para ir até final do mês.
- Mar a tornar-se alterado no próximo fim de semana (28 e 29 em diante).
- As temperaturas na região andarão na média ou abaixo da média.
Para a Madeira:
- Circulação de nordeste, com vento moderado e aguaceiros mais frequentes nas vertentes norte, leste e terras altas até dia 26 e inversão, com a circulação a alterar com a aproximação da depressão oriunda dos Açores a partir de dia 26, tornando-se fraco o vento e diminuindo a nebulosidade.
- Mudança do estado do tempo para sábado, com aproximação de sistemas frontais associados à depressão açoriana. Será mais sentida a mudança no próprio domingo (29).
POEMA SEMANAL
Deixe um comentário