PORTUGAL CONTINENTAL
3ª feira (7) de madrugada e início da manhã com céu geralmente muito nublado a norte do Vale do Tejo, mas com as nuvens baixas a dissipar rapidamente, ficando médias e principalmente altas. A sul do Vale do Tejo, com mais sol e muito menos nuvens. A partir do final do dia, a nebulosidade aumentará no litoral norte e centro, com a precipitação a chegar em geral fraca a pontualmente moderada (regime de aguaceiros) durante a noite e madrugada.
4ª feira (8) teremos então o céu muito nublado a norte do distrito de Beja, principalmente de manhã, com ocorrência de aguaceiros que se situarão com o passar da manhã e início da tarde mais no Minho e Douro Litoral, até dissiparem. De tarde, o sol já brilhará em vários locais, principalmente a sul do Tejo.
O vento, maioritariamente de noroeste, soprará fraco nas manhãs, mas moderado na tarde (de 3ª feira) e moderado a forte na tarde de 4ª feira, especialmente no Vale do Tejo, litoral sul, barlavento algarvio e terras altas da região centro.
Na 3ª as rajadas máximas serão de até 50-55km/h e na 4ª até 0-65km/h.
Imagens a representar o vento noroeste nas tardes de 3ª e 4ª feira, respetivamente.
As temperaturas mínimas sobem nos 2 dias e as máximas sobem na 3ª ligeiramente e descem ligeiramente na 4ª feira.
O risco de incêndio será um pouco mais significativo na 3ª feira de tarde, no interior e região sul. 4ª feira, tendo em conta a situação meteorológica, haverá um desagravamento destes índices.
ARQUIPÉLAGOS
Regime anticiclónico pelas ilhas, com pouca ou nenhuma precipitação ao longo dos dias nos Açores e Madeira.
A destacar, apenas a possibilidade de alguma chuva fraca pontual no Grupo Ocidental dos Açores, em especial esta noite (2ª para 3ª) e ao final da tarde de 3ª feira. De resto, apesar das nuvens, nada de precipitação e o sol até deverá brilhar muito mais na 4ª feira nos Açores.
Já na Madeira, mais sol na 3ª que na 4ª feira, sendo este último dia marcado por períodos de maior nebulosidade, em especial nas vertentes viradas a norte e terras altas.
O vento soprará em geral de sudoeste nos Açores, fraco a moderado nos Grupos Oriental e Central e moderado a pontualmente forte (até 60-70km/h) no Grupo Ocidental.
Pela Madeira, o vento será de nordeste, em geral fraco na 3ª feira mas aumentando a partir do final do dia e sendo moderado com rajadas até 50-60km/h.
Imagens do reduzido acumulado de chuva no sábado e das rajadas máximas.
As temperaturas tendem a subir ligeiramente nos Açores e a subir até 3/4ºC na 4ª feira, perante uma 3ª quase inalterada face a 2ª.
MAR
Estará calmo na maior parte do tempo, podendo no entanto aumentar a significativa de 2.5m para quase 4m no final do dia de 4 feira, no Grupo Ocidental dos Açores.
TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)
Lisboa
Ponta Delgada
Funchal
Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683
Para atualizações diárias e semanais, consulte http://www.facebook.com/
Deixe um comentário