Previsão 29-30 junho 2022

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

Hoje de noite (28 para 29) teremos uma frente de muito fraca atividade que deixará alguns chuviscos, sobretudo na metade litoral norte e centro a evoluir ao longo da noite para o centro. Mas atenção, pois será tão fraco e passageiro que em muitos locais nem choverá e, na verdade, há a hipótese de praticamente nem chover.

A primeira imagem abaixo mostra o baixo acumulado previsto (que em muitos locais nem a 1mm chegará). Com a chegada da manhã, a precipitação tende a ser apenas no extremo noroeste, na fronteira com Espanha e em geral fraca.

Na prática, o sol será a nota dominante em grande parte do continente, podendo apenas ser pontuado por nuvens na zona do Gerês. Durante a noite (29 para 30), poderá ocorrer neblina ou nevoeiro no miolo centro-norte e centro e que deverão desaparecer com o início da manhã, sendo que o sol será a nota dominante de dia 30, à exceção do Minho, onde as nuvens podem passar mais tempo, até meio da tarde, limpando depois.

Dia 29, as mínimas sobem e as máximas descem (devido à passagem da frente), esperando-se que possam cair até 2 a 5ºC. No dia 30, as máximas recuperam ligeiramente enquanto são as mínimas que descem ligeiramente. A primeira imagem abaixo mostra o acumulado de precipitação pela passagem da frente na noite de 28 para 29 e a segunda imagem mostra o céu limpo na 5ª feira (30).

O vento continuará forte, em regime de nortada, sobretudo na metade litoral e terras altas! Poderá localmente chegar aos 75-80km/h de rajadas e apenas começará gradualmente a diminuir a partir de dia 1 e, mais propriamente, a 2 de julho.

Imagens a representar o vento nas tardes de 4ª e 5ª feira.

O risco de incêndio aumentará na 5ª feira, em especial no Vale do Tejo e região centro e sul.

ARQUIPÉLAGOS

O Anticiclone está posicionado em crista entre os Açores e a Madeira, o que permite tempo mais seco nos Arquipélagos. No entanto, ainda podem ocorrer alguns aguaceiros fracos e dispersos principalmente nos Açores até final da manhã de dia 29, começando depois a abrir e sendo de prever que o dia 30 traga muito boas abertas.

Já pela Madeira, períodos de céu muito nublado e possibilidade de alguns aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas sobretudo ao final do dia 29, sendo de esperar que a manhã desse dia até traga boas abertas. Já dia 30 será mais nublado, mas a precipitação não deverá ser significativa.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento seguirá a circulação nordeste na Madeira e terá rajadas máximas de até 45-55km/h, send que pontualmente podem chegar aos 60km/h nas terras altas.

Já pelos Açores, vento fraco.

Imagens da nebulosidade nos Arquipélagos e do vento mais forte ao final do dia de 3ª feira, na Madeira.

As temperaturas vão-se manter estáveis nos Açores, apenas tendo ligeira oscilação em termos de mínimas, sendo que na Madeira devem subir ligeiramente.

MAR

O mar aumentará a agitação na costa litoral ocidental continental, com significativa até 3,5m na 5ª feira. Igualmente na Madeira aumentará, mas em menor intensidade, até 2,5m. O mar começará a repor a normalidade no final de dia 30.

Águas fresquinhas e a descer na 5ª feira, com a intensa nortada. No litoral ocidental vão até aos 14 a 17ºC e no Algarve, no máximo, aos 20ºC no sotavento. Mais quentinhas nas ilhas, entre 19 e 21ºC, isto no pico da tarde.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *