Previsão Especial 15-23 outubro 2022

Posted by: admin Comments: 0 0

Para entendermos estes dias do Quarto Minguante, voltemos à previsão mensal adiantada pela MeteoMira em 27 de setembro para Outubro. Quase 3 semanas antes foi identificado este período, conforme imagem seguinte, numa previsão que até agora tem sido exemplar para um mês de enorme dificuldade e de transição, como é Outubro (carregando na imagem é redirecionado para essa mesma previsão).

A posição do anticiclone, na vertical entre o Atlântico e a Gronelândia permitirá a descida de vários núcleos depressionários até perto dos Açores, que se enrolarão mutuamente uns aos outos, numa dança de depressões designada de FUJIWARA.

Assim, a primeira parte da ação da depressão, ou melhor, do conjunto de depressões que irão interagir entre si, começará a notar-se já este sábado mas de forma muito discreta e com comportamento distinto ao normal de uma depressão.

Nos Açores, frente muito fraca entre sábado e domingo, mas com o céu com períodos de muita nebulosidade e o vento a aumentar gradualmente de intensidade, em especial a partir do final do dia de domingo e na Madeira, com uma frente que se aproximará do Arquipélago, mas que ficará estacionária no mar, a oeste da ilha da Madeira, deixando ainda assim alguma precipitação ao final de domingo e com a definitiva aproximação à costa ocidental e sul da ilha na 2ª feira. O vento na Madeira tenderá a aumentar principalmente entre 2ª e 3ª feira, mais notório nas vertentes norte e terras altas, com rajadas de até 75km/h.

Evolução da precipitação de 6 em 6h horas entre sábado e a madrugada de 3ª feira (18)
Poeiras entre domingo (16) e 3ª feira (19)

Em território continental, como se pode ver na primeira imagem acima (animação), a chuva deverá entrar apenas no Minho na tarde/final da tarde de sábado (15) e no domingo desde a manhã (final da manhã) e até à madrugada de 2ª feira deverão evoluir núcleos de precipitação que atravessarão o território desde sudoeste até nordeste (em muitos locais não choverá e onde chover, na maior parte será lama – pingas grossas e “sujas” devido às poeiras acima referidas), limpando a sul na manhã de 2ª feira e limpando a norte ao final do dia de 2ª feira.

Na tarde de 2ª feira, a norte do sistema Montejunto-Estrela e com evolução litoral interior, poderão ocorrer aguaceiros acompanhados de trovoadas, sendo mais prováveis nos distritos de Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda (de forma dispersa e de impossível localização).

Nestes dias, com tempo maioritariamente abafado!

Frente de 2ª feira (17) nos Açores, a 18 na Madeira e a 19 no Continente

Será em termos de precipitação o ponto alto deste evento… a frente que evoluirá nos Açores a partir do final de dia 16 e em particular na 2ª feira (17), com chuva forte e persistente pontualmente acompanhada de trovoadas e com vento igualmente forte (rajadas até 85-95km/h de oeste). O potente pós-frontal deixará aguaceiros fortes e possivelmente acompanhados de granizo na região, em especial entre a tarde de 2ª feira e 3ª feira e com a cota de neve a descer aos 1500-1600m (podendo nevar no Pico). Tal acontecerá pois o pós-frontal de 3ª feira trará uma descida brusca das temperaturas aos Açores!

Frente forte nos Açores dia 17, pós-frontal a seguir a partir da tarde de 17
Cota de neve a descer aos 1500-1600m

Chegará a frente depois na 3ª feira à Madeira, com possibilidade ainda de alguma trovoada a acompanhar e a chuva será mais forte ou mais persistente nas vertentes ocidentais da ilha e nas vertentes sul igualmente, com o vento a puxar também moderado a forte (sobretudo a norte). O pós-frontal na Madeira será mais fraco que nos Açores, mas ainda assim esperam-se alguns aguaceiros depois até 4ª feira (20).

A frente avança depois ao final do dia 18 para Portugal Continental onde passará de litoral para interior rapidamente durante a noite de 18-19, com maior intensidade a norte dos distritos de Beja e Faro (mas esta noite a frente deixará alguma chuva um pouco por todo o território). Haverá um aumento da intensidade do vento mas tudo normal para a época – rajadas que no litoral podem andar entre os 60 e os 75-80km/h e até 80km/h nas terras altas.

Frente a entrar no litoral na noite de 18-19
Frente já no interior de noite 18-19, passagem rápida da mesma

Após a frente entramos em regime de aguaceiros que serão mais fortes e persistentes a norte do Vale do Tejo e que podem ser acompanhados de trovoadas e com granizo. Os aguaceiros surgem nas bandas convectivas assinaladas nas linhas a preto da sinótica abaixo. Este pós-frontal trará descida significativa das temperaturas!

Sinótica para dia 19 de tarde – Aguaceiros com trovoadas e possibilidade localizada de granizo a norte e centro (aguaceiros mais dispersos a sul)

Os aguaceiros devem prosseguir sobretudo a norte do Vale do Tejo, sendo pontualmente também a sul, na 5ª feira (20) e com maior intensidade e persistência no Minho e Douro Litoral.

Round 2 nos Açores dia 20 – nova frente e uma dúvida enorme para Madeira e Portugal Continental (calor ou chuva? Quem ganhará para 21 em diante?)

Novo sistema frontal a circular nos Açores entre 20 e 21 de outubro, com períodos de chuva ou aguaceiros e uma linha de precipitação de origem subtropical em possível aproximação à Madeira… fica a dúvida, para onde irá?!?

Possíveis posições do fluxo subtropical

Vários modelos vêm coisas distintas para esta frente praticamente estacionária representada pela linha a amarelo neste output do modelo europeu ECMWF… há a possibilidade não chegar à Madeira e a Portugal Continental e com isso abrir caminho à subida da dorsal africana logo a partir de dia 21 nestes locais, com retoma de tempo quente e seco.

Por outro lado, há modelos que vêm a frente a estacionar em território continental (na linha azul? na linha vermelha? não fazemos ideia… há essa possibilidade mas também pode ficar na linha amarela).

Se estacionar em cima do território continental, abriria caminho para chuva persistente e confinada numa faixa de cerca de 100km em torno da frente, sendo possível que nas extremidades desses 100km nada chova ou apenas caiam alguns aguaceiros… seria o menos mau de um episódio que me continua a deixar muitas dúvidas acerca da sua intensidade! Não contemos com nada de anormal… é uma situação normal de outono e que infelizmente na maior parte dos locais não irá trazer assim tanta chuva (à exceção talvez dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, zonas ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu) e… nos locais onde essa possível frente de 6ª dia 21 e sábado dia 22 possa chegar… sabendo que pode tudo cair no mar!

Acumulado de precipitação até 21 de outubro – Continente
Acumulado de precipitação até 21 de outubro – Ilhas

Nas imagens acima podemos identificar alguns níveis de volumes de precipitação, a saber:

  • Azuis entre os 0 a 15mm;
  • Verdes entre os 15 e os 30mm;
  • Amarelos entre os 30 a 50mm;
  • Laranjas entre os 50 80mm;
  • Rosa e vermelho acima de 80-100mm.

Mar agitado

O mar estará agitado, sobretudo nos Açores, com significativa nalguns dias (em especial a meio da semana que vem) a chegar aos 6m com vagas superiores. Menos intenso mas ainda assim agitado estará na Madeira (até 4m) e em Portugal Continental (até 3-3.5m).z

A previsão da MeteoMira poderá sofrer alterações nos próximos dias, em virtude da instabilidade que a depressão tem apresentado. Caso haja alguma definição para final da próxima semana, certamente adiantaremos os dados para os nossos seguidores.

Agradecemos a sua partilha do artigo e o seu apoio, se possível, através dos seguintes meios:

IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga, como sempre, todas as atualizações no nosso facebook, em www.facebook.com/meteomira

A MeteoMira é uma marca registada nacional, ao abrigo do INPI!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *