PREVISÃO MENSAL JANEIRO 2023: “No minguante de Janeiro, corta o madeiro”

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

A previsão de Dezembro apontava para um dos Dezembros mais chuvosos desde que há registos e efetivamente assim foi. A excelente previsão mensal de Dezembro não garante que a de Janeiro esteja correta, pelo que deverá ser encarada sempre como uma possível tendência, a confirmar semana a semana aqui na METEOMIRA.

Em termos gerais, Janeiro vai ter muitos mais dias de sol que Dezembro e menos chuva, ainda que seja perfeitamente normal em termos climáticos chover significativamente menos em Janeiro que em Dezembro: em termos médios menos 50mm. Veja os mapas de normais climáticos de precipitação para o primeiro mês do ano:

Posto isto, importa começar por salientar que o ano vai começar com muita chuva em todo o território continental e Madeira, podendo o primeiro dia do ano registar cerca de 10 a 30% do normal para todo o mês de janeiro, sendo possível que passe os 50% no Minho. Muita chuva também a começar o ano na Madeira e mais seco e frio pelos Açores. Nas imagens seguintes, o acumulado para dia 1 em Portugal pelo Multimodelo da Meteologix.

No Continente teremos ainda uma ou duas frentes fracas entre 2 e 3 de janeiro, a norte e centro litoral principalmente e a situação vai inverter a partir de dia 2 e até à Lua Cheia (6). Tempo maioritariamente seco e mais frio, com formação de gelo ou geada sobretudo no interior e zonas de vale. Se o 4 traz tempo mais fresco ao Continente e muito sol na Madeira, trará uma depressão aos Açores, com uma frente nesse dia… mas com muita ação anticiclónica ainda assim na região nos primeiros 10 dias do ano.

A Lua cheia (6) traz nova inversão, com posicionamento do anticiclone entre Açores e o sul do território continental, permitindo que a partir do final deste dia e principalmente 7, se aproximem algumas frente a norte e centro principalmente (não está descartada a hipótese de alguma chegar mais a sul). O facto da circulação se dar mais a norte que ao longo de dezembro poderá gerar alguma neve nos pontos mais altos das serras nacionais. Na Madeira e Açores, até dia 10 nada de significativo e só perto de dia 10 deverá aproximar-se do grupo ocidental dos Açores um sistema depressionário que começará a empurrar mais o Anticiclone para leste… ainda assim, é possível que até dia 13 sensivelmente possam passar algumas frentes a norte e centro do território continental, com pouca ou nenhuma afetação à Madeira.

As imagens seguintes mostram o que se fala nos dois parágrafos acima (a primeira por volta de dia 4 e a segunda dia 8), sendo que as altas pressões surgem a vermelho e as baixas a azul.

O Quarto Minguante e fortes geadas no Continente / Chuva nos Açores?

Os modelos têm desenhado a possibilidade de uma depressão se isolar no mediterrâneo por entre uma extensa área anticiclónica e isso gera usualmente tempo seco e muito fresco em território continental, com forte inversão térmica e significativas geadas, tempo mais ameno na Madeira e chuvas significativas nos Açores (isto entre 14 e 20 sensivelmente), devido ao posicionamento favorável de baixas pressões na região.

A Lua Nova (21) e a importância do Vórtice Polar?

Em primeiro lugar importa explicar o que é o Vórtice Polar:

Vórtice Polar – O que é e como se forma? (meteomira.com)

É expectável o aquecimento súbito da estratosfera por volta de dias 8-12 de janeiro, com oscilação na posição do Vórtice (ainda que seja possível que o mesmo não se divida, nesta fase).

O que poderá daqui resultar? É quase uma incógnita e o que vamos dizer de seguida é apenas uma interpretação da MeteoMira e nada ainda de totalmente garantido.

Normalmente surge um reposicionamento na atmosfera, com inversão de posições de altas e baixas pressões face ao que se vinha verificando… diria ser possível nesta fase que, depois do frio seco do Minguante, a depressão a oeste dos Açores consiga interagir com o ar frio em altitude oriundo de leste e se possa estabelecer um fluxo mais húmido em todo o país, mas sustentado por ar frio em altura e trazendo alguma neve a cotas médias e altas e, quem sabe, no momento inicial de interação (por volta da Lua Nova), alguma situação localizada de neve a cotas baixas (algumas surpresas a 20 e poucos… vamos ver!).

Concluindo…

Em termos gerais, um mês que se perspetiva, obviamente com menos chuva que Dezembro (também não é difícil), o que é normal em termos históricos, mas que poderá ser chuvoso a norte do Tejo, em especial na metade litoral, podendo apresentar-se na média ou próximo da média a sul e interior (eventualmente mais seco que o normal no terço sudeste do continente, mas tudo dependendo desta situação da Lua Nova!). Será igualmente um mês mais fresco que todos os restantes do novo ano hidrológico 2022/2023.

Mais uma ano se passou e a MeteoMira continua a informá-lo, com apoio de material que subscreve através de assinatura mensal paga, pelo que o seu apoio, por mais pequeno que seja é muito importante para nós. Pode fazê-lo e agradecemos muito, através dos seguimentos meios:

IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga, como sempre, todas as atualizações no nosso facebook, em www.facebook.com/meteomira

A MeteoMira é uma marca registada nacional, ao abrigo do INPI!

BOM ANO DE 2023! Partilhe o artigo para que chegue a mais pessoas. OBRIGADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *