Chegados ao Outono Climático, é normal que a chuva nos comece aos poucos a visitar e que o calor que outrora era intenso se esvaneça um pouco. Não quer dizer que os dias quentes tenham chegado ao final, mas quer dizer tão somente que a atmosfera está a habituar-se aos novos tempos, à entrada da nova estação.
Sabemos que grande parte fala do Verão como terminando no final de Setembro, mas para a meteorologia, ele acaba dia 31 de Agosto e no Hemisfério Norte muitos são já os sinais da sua chegada.
As imagens seguintes mostram que tanto a troposfera como a estratosfera já engrenam mecanismos de arrefecimento do Hemisfério, notando-se bem o início do desenvolvimento do Vórtice Polar na zona do círculo a preto.
Setembro deverá ser um mês marcado por instabilidade, ou seja, predominância de bolsas de ar frio em altitude que podem levar o jet (ventos em altitude) para latitudes mais baixas, podendo gerar correntes subtropicais em certos períodos do mês e, não se descartando a atividade tropical (possibilidade de aproximação de ciclones tropicais) a águas nacionais.
1 a 9 Setembro 2023
Portugal Continental: Dias mais frescos que o normal para a época. Frente dia 1 a entrar a noroeste, podendo ser acompanhada de trovoadas e em deslocação para sudeste, enfraquecendo na sua progressão para sul. A partir de dia 2 as trovoadas começam a afetar mais o território continental, primeiro a norte e depois progredindo para todo o território gradualmente. Os dias mais intensos podem ser entre 3 e 6 (com risco localizado de cheias rápidas em meio urbano e nalguns dias com vento um pouco mais forte), sendo expectável que a partir de 7 e até 9 a instabilidade se volte mais para norte apenas e a estabilidade regresso paulatinamente a sul.
Açores: Tempo estável, anticiclónico, com vento fraco e temperaturas na média ou ligeiramente acima da média.
Madeira: Circulação nordeste, fresca, com precipitação mais frequente nas vertentes norte e com vento pontualmente moderado, entre 2 e 6 principalmente. Menos nuvens e precipitação mais dispersas nas vertentes sul.
10-17 Setembro 2023
Portugal Continental: Temperaturas a caminhar para o normal e mesmo um pouco acima do normal. Espera-se um período de maior estabilidade e tempo mais quente em todo o território, especialmente por volta da Lua Nova de Setembro (14). Os geopotenciais devem subir, fruto de maior instabilidade nos Açores neste período, não sendo de descartar alguma atividade de características subtropicais na região (precipitação, trovoadas) e que na primeira fase deste período poderão ainda ter alguma afetação ao território continental (até 10-12).
Açores: Tempo mais instável, marcado por geopotenciais mais baixos e por jet de características subtropicais, podendo desenvolver algum pico de maior precipitação no Arquipélago por volta da Lua Nova (14/15).
Madeira: Podendo iniciar na primeira metade (10-14) com alguma instabilidade, espera-se que a 2ª metade seja paralela ao território continental, com tempo a estabilizar por volta da Lua Nova.
18-30 Setembro 2023
Portugal Continental: A aproximação ao S. Mateus (21) volta a trazer os ventos de mudança para território continental, com possível estabecimento de um rio atmosférico alimentado por um fluxo subtropical, ou seja, possibilidade de maior precipitação neste período temporal e em especial a partir de 21 (Chuvas verdadeiras, pelo S. Mateus, as primeiras). Isto equivale a dizer que possivelmente o período mais estável do mês no Continente deverá ser entre 12 e 20 de Setembro.
Açores: Os Açores deverão participar no Rio Atmosférico de forma ativa, devendo começar nos Açores a mudança para um final de Setembro chuvoso em todo o país.
Madeira: Final de mês e em especial depois de 20 com precipitação significativa no Arquipélago.
Em resumo, espera-se um mês que começará fresco no Continente mas que deverá terminar normal a ligeiramente acima do normal da temperatura no Continente e mais chuvoso que o normal climático.
Na Madeira dentro do que é normal para a época, mas começando igualmente fresca como no Continente e nos Açores, o início seco contrastará com o final húmido (e o meio subtropical) e poderá levar o mês para algo dentro do normal para a época em precipitação, esperando que mais quente que o normal.
A carta tipo de geopotencial mostra efetivamente a possibilidade de maior instabilidade em latitudes Açores-Continente (cores brancas da primeira imagem abaixo), com maior pressão nas ilhas britânicas (vermelhos no UK e azuis por cá).
Em breve, mais informações, em METEOMIRA
Poderá ajudar a página através dos seguimentos meios. Por mais pequeno que seja o apoio é muito importante para nós:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683
A previsão mensal tem o apoio dos nossos parceiros:
OBRIGADO!
Comments (12)
Muito obrigada pelo vosso serviço prestado.
Um bem haja !
Beijinhos
Ana
Muito obrigado!
Excelente trabalho, muito obrigado pela informação. Muitas horas de estudo para chegar até aqui. E provavelmente algumas horas sem dormir. Obrigado 🫂.
Muito obrigado!
Obrigado pelo vosso trabalho!!
Muito obrigado
Ótimo trabalho. Muito obrigada pela partilha.
Muito obrigado
Muito obrigada pelas vossas previsões! Sempre fiáveis e denota-se horas de muito trabalho para nos dar esta informação.
Muito obrigado
13:15 horas
Aqui em Albufeira ouvi um barulho estranho no Hotel Luna Miramar Club
Será que foi algum sismo? Obrigada
Boa tarde, houve registo de um sismo no mar não muito longe, por volta das 11h desta manhã.