Da chuva à praia em poucos dias

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

Já guardou o fato de banho e a toalha? Ainda vai a tempo de a ir buscar e colocar-se ao caminho… mas primeiro ainda vem chuva!

Primeiro a chuva

A partir de meio da manhã de 4ª feira teremos aguaceiros dispersos a norte e centro-norte metade litoral e que se podem estender a grande parte do litoral centro de tarde, no pré-frontal que antecede a chegada de uma frente fria de moderada a forte atividade na região norte e de fraca a moderada atividade, respetivamente a sul e centro.

A frente propriamente dita entrará nas primeiras horas da noite no Alto Minho e progredirá durante a madrugada e manhã para a região centro e de tarde para a região sul.

Durante a noite de 5ª para 6ª feira, teremos o pós-frontal a norte e centro, com aguaceiros que podem localmente ser de granizo. Ao longo da manhã, a precipitação ficará mais retida no Minho, até dissipar a meio da tarde.

A imagem mostra a evolução da precipitação, sendo que a frente deverá entrar já na noite de 20 para 21 no Minho, passando de madrugada a regime de aguaceiros na região e rendendo 20 a 40mm (um pouco mais nas zonas montanhosas).

A partir da madrugada e até final da manhã deverá ter ação na região centro e interior norte, onde deixará 5 a 20mm (mais a norte e menos no Vale do Tejo). Igualmente deixará 3 a 5mm no mesmo período no interior norte e centro.

A partir de final da manhã, chegada a sul do Tejo, com aguaceiros ou períodos de chuva que só chegarão ao Algarve a meio da tarde, rendendo 1 a 5mm (3 a 5mm no Alto Alentejo e distrito de Setúbal e 1 a 3mm no litoral sul – costa vicentina e barlavento, com 1 a 2mm no Baixo Alentejo e sotavento).

A frente sairá no sotavento ao final do dia, fraca.

Os valores acumulados entre 4ª e 6ª estão na imagem abaixo:

Depois o sol e a subida das temperaturas

A partir de 23, o tempo vai secar mais, o sol brilhar e as temperaturas subir. Uma espécie de verão em pleno Outono Astronómico, com as temperaturas a ascencer a mais de 30ºC em vários locais.

A partir de 23 e até 28, fluxo sudoeste, húmido e quente, com as temperaturas a ascenderem aos 30-34ºC em vários locais, mas com sensação térmica mais elevada, em especial a partir de 27, devido à humidade.

Mas a subida das temperaturas pode ser acompanhada de nevoeiros de advecção sobretudo nas manhãs em vários pontos da faixa litoral.

Este Verão chama-se Verão de S. Miguel e na prática costuma ocorrer até ao dia de S. Miguel (29 de setembro), altura em que por norma há uma quebra e mudança significativa do estado do tempo. Veja o artigo do Eltiempo, explicando o que é o Verano de San Miguel.

Verano de San Miguel: ¿Qué es y cuándo llega? | Eltiempo.es

Depois do San Miguel, que se espera?

A Lua Nova de Setembro foi trovejada e, como se sabe, a Lua Nova Setembrina domina as 7 luas seguintes, o que equivale a dizer que a cut off que se viu a meio de setembro e que deixou trovoadas na Península Ibérica deverá regressar no final do mês e início de outubro… afinal, o Verão de S. Miguel não é para ficar muito, mas sim para permitir que o Outono se firme posteriormente.

Mas o mais importante é mesmo que faça uma despedida em grande da praia e do Verão… com um até para o ano!

E pelos Arquipélagos, que poderá trazer esta mudança?

Na Madeira, uma frente de fraca a moderada atividade ao final de dia 21 e noite de 21 para 22 de setembro deixará alguma chuva principalmente nas vertentes norte e terras altas, mas a partir de 23 o tempo vai igualmente secar e as temperaturas subir.

Frente de 21 para 22 de setembro

Subida da dorsal e das temperaturas na Madeira a partir de dia 26 de setembro

Eventualmente, o tempo poderá igualmente começar a mudar a partir do final de setembro e início de outubro, caso a evolução seja conforme referido para o Continente, com o regresso de circulação norte, aguaceiros nessas vertentes e menos calor.

Pelos Açores, geralmente é o oposto, isto é, a partir de 24 poderemos vir a entrar no período mais instável no Arquipélago, com sucessivas frentes, aguaceiros e até trovoadas, devido à aproximação de depressões e ao mergulho do jet no Arquipélago, situação que poderá vir a estar na génese da mudança do estado do tempo no final do mês no Continente e Madeira.

Veja o nosso vídeo de previsão para esta semana abaixo:

Subscreva o nosso canal de YouTube:

Em breve, mais informações, em METEOMIRA

Poderá ajudar a página através dos seguimentos meios. Por mais pequeno que seja o apoio é muito importante para nós:

IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

A previsão mensal tem o apoio dos nossos parceiros:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *