O Louis, o Louis foi nomeado em Paris

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 1

Podia ser saído de uma música de Ana Faria e os Queijinhos Frescos que certamente ficou na memória de tantas pessoas:

No entanto, a Depressão LOUIS, nomeada precisamente em Paris, pela MeteoFrance traz tudo menos uma viagem para conhecer França. E como os efeitos secundários serão sentidos igualmente na Península Ibérica, a MeteoMira informa, dia-a-dia, o que será, mais ou menos, de esperar.

Em primeiro lugar, a carta da aproximação da depressão e a imagem e satélite às 17h15 do dia 21 de fevereiro são as seguintes:

O LOUIS terá ação entre 22 e 24, sendo substituído dia 25 pela possível MONICA, com ação essencialmente entre 25 e 26 de fevereiro.

MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11

MeteoMIRA

Restaurante Paladar em Seia

Contactos: +351 925 946 763

Facebook: PALADAR


Dia 22 fevereiro 2024

Antes demais, apresentamos os acumulados de precipitação em 24h e as rajadas de vento neste dia 22 em Portugal, nos mapas abaixo:

Portugal Continental

Céu geralmente muito nublado em todo o território. Frente fria em dissipação a entrar durante a noite a norte e oeste do Sistema Montejunto-Estrela e evoluíndo durante a madrugada para o Vale do Tejo e manhã até ao sul, onde sairá (poderá ocorrer alguma trovoada pontual na região sul no período da manhã). A partir das 7h-8h teremos entrada de uma frente fria moderada a pontualmente forte, em especial na região norte e centro-norte e com evolução ao longo da tarde para a região centro e noite, para a região sul (fraca a moderada).

Choverá sempre com mais persistência a norte e oeste do Sistema Montejunto-Estrela e com mais intensidade no Minho e Douro Litoral, onde o vento começará igualmente moderado a forte de oeste, aumentando igualmente em grande parte da região norte e centro ao longo do dia, com rajadas até 50 a 70km/h e até 80 a 90km/h nas terras mais altas. Ao final do dia, aumento do vento também no litoral sul.

Descida forte das máximas em todo o território e das mínimas nas regiões norte e centro (ainda com subida das mínimas a sul).

A neve começará a cair a meio da tarde, em regime de aguaceiros, nos pontos acima dos 1200 a 1400m de altitude (Começando por noroeste – Gerês), mas será ao final do dia e já de noite que deverá aumentar a intensidade e persistência dos aguaceiros, com a cota a cair para os 800-900m a norte e para os 1000-1100m no centro. Ao final do dia, poderemos ter um cenário semelhante a isto em termos de acumulação de neve no solo:

Açores

Tempo anticiclónico, com muita nebulosidade e alguma precipitação fraca na madrugada a oriente mas nada de significativo. Vento em geral fraco e significativa descida das temperaturas.

Madeira

Abertas e nuvens, com vento em geral fraco, aumentando para fraco a moderado ao final do dia. Temperaturas com pouca alteração face ao dia anterior.

Mar

O mar começará a ficar muito agitado, com significativa até aos 6m nas vertentes norte dos Açores e Portugal Continental e até aos 2m na Madeira. As vagas serão naturalmente bastante superiores.


RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA

Contactos: +351 926 963 781

Facebook: RICARDO BASTOS


Dia 23 fevereiro 2024

Antes demais, apresentamos os acumulados de precipitação em 24h e as rajadas de vento neste dia 23 em Portugal, nos mapas abaixo:

Portugal Continental

Céu geralmente muito nublado em todo o território, com abertas na região sul. Regime de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial com o passar da tarde, no litoral norte e centro. Os aguaceiros chegarão de forma mais pontual à região a sul do Sistema Montejunto-Estrela e em muitos locais praticamente não choverá. No entanto, espera-se que os aguaceiros sejam de neve, durante a manhã acima dos 800m na região norte (pontualmente podem chegar aos 700m sem acumulação e eventualmente até menos, em água-neve), 900-1000m na região centro e subindo a cota ao longo do dia para os 900-1000m a norte e para os 1000-1100m a centro.

O vento será moderado a forte de oeste/noroeste no litoral e terras altas, com rajadas até 50 a 70km/h, podendo soprar acima dos 70-80km/h nos pontos mais altos.

Forte descida das temperaturas, em especial das máximas, de até 3 a 8ºC face a 5ª feira. Igualmente as mínimas descerão, mas aqui principalmente na região sul.

No final do dia, as zonas com neve no solo estão representadas na imagem abaixo (as zonas a cinza mais claro podem representar alguns aguaceiros pontuais de neve);

Açores

Continuação de tempo anticiclónico, com muita nebulosidade. Vento em geral fraco e subida das temperaturas face a 5ª feira.

Madeira

Frente fraca a passar nas primeiras horas da noite de 5ª para 6ª feira, com precipitação em geral fraca. O vento aumentará para moderado de tarde, de norte. Pequena descida das temperaturas face ao dia anterior.

Mar

O mar estará muito revolto no Continente, com significativa entre os 6 a 8m e vagas superiores (NÃO SE APROXIME DO MAR!) e ainda com significativa na costa norte da Madeira e Açores de até 5m, com vagas superiores.

EVS PORTUGAL – SERVIÇOS DE INTERNET

Contactos: +351 935 766 371

Facebook: EVSPORTUGAL


Dia 24 fevereiro 2024

Antes demais, apresentamos os acumulados de precipitação em 24h e as rajadas de vento neste dia 24 em Portugal, nos mapas abaixo:

Portugal Continental

Céu geralmente muito nublado em todo o território, com abertas durante a tarde a sul e a leste do Sistema Montejunto-Estrela, mas mantendo precipitação a norte e centro-norte metade litoral (Barreira de Condensação) ao longo do dia. Os aguaceiros serão persistentes no “sítio do costume” ao longo da noite de 6ª para sábado mas também em grande parte do norte e centro, podendo ser localmente de granizo. Serão igualmente de neve acima dos 800-1000m na região norte e acima dos 1100-1200m na região centro, subindo gradualmente a cota com o passar do dia, até aos 1200 a 1400m de tarde e nevando apenas nos pontos mais altos da Estrela nas primeiras horas da noite, onde a neve dará lugar à chuva no noroeste (Gerês).

O vento será moderado a pontualmente forte de oeste/noroeste no litoral e terras altas, com rajadas até 45 a 70km/h.

Forte descida das mínimas mas subida das máximas a partir da tarde. E essa subida marca o final da ação do LOUIS e possivelmente o início da ação da MONICA, a próxima depressão nomeada para dia 25 e 26.

O pico de neve no solo deste sábado será nas primeiras horas da manhã, sendo possível que a neve persista à meia-noite, apenas nos pontos altos das Serras, conforme as duas imagens abaixo: a primeira de manhã e a 2ª ao final do dia.

Açores

Continuação de tempo anticiclónico, com muita nebulosidade e humidade, que poderá gerar alguns aguaceiros nas ilhas mais a ocidente. Vento em geral fraco a moderado e subida das temperaturas.

Madeira

Céu geralmente muito nublado e vento em geral fraco a moderado, com subida das temperaturas.

Mar

O mar estará muito revolto no Continente, com significativa entre os 6 a 8m e vagas superiores (NÃO SE APROXIME DO MAR!) e ainda com significativa na costa norte da Madeira até 5m, com vagas superiores. Nos Açores, aliviará neste dia 24.


Restaurante Paladar em Seia

Contactos: +351 925 946 763

Facebook: PALADAR

POSSÌVEL DEPRESSÃO MONICA

Dia 25 fevereiro 2024

Antes demais, apresentamos os acumulados de precipitação em 24h e as rajadas de vento neste dia 25 em Portugal, nos mapas abaixo:

Portugal Continental

Céu geralmente muito nublado em todo o território, aguaceiros persistentes e que podem ser localmente fortes principalmente a norte e centro. Ao final do dia, entrada de uma frente de moderada a forte a atividade a norte, com deslocação ao longo da noite para centro e sul (o período de maior precipitação na região sul será de madrugada e manhã de 2ª feira).

Poderá chover de forma persistente e com alguma intensidade nas regiões a oeste e norte do sistema Montejunto-Estrela ao longo do dia.

Domingo será um dia em que a neve será substituída por chuva em todo o território, incluindo os pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento será forte de norte, com rajadas até 70 a 80/85km/h a norte de Vale do Tejo, pontualmente acima dos 80 e até 90 a 100km/h nas terras altas do interior norte e até 50 a 60km/h a sul.

Forte subida das temperaturas no domingo, com a chegada da Depressão Monica e sobretudo do fluxo atlântico que a acompanha.

A chuva de domingo dará um forte desbaste na neve, sobrando pouco nos pontos mais altos ao final do dia, mas… a cota vai descer de noite e a neve voltar!

Açores

Passagem de frentes fracas a moderadas pelo Arquipélago entre a manhã a ocidente e o final do dia a oriente. Vento moderado a forte de oeste, com rajadas até 70 a 80km/h na metade ocidental do Arquipélago e até 60 a 70km/h na metade oriental. Subida das mínimas e ligeira descida das máximas. Na imagem seguinte conseguimos ver as frentes fracas a passar no Arquipélago.

Madeira

Céu geralmente muito nublado e vento em geral fraco, com subida das temperaturas.

Mar

O mar, apesar de ligeiramente mais calmo, continuará agitado no Continente, com significativa entre os 3.5 a 5m e vagas superiores e começando a acalmar também nos Arquipélagos.


Dia 26 fevereiro 2024

Antes demais, apresentamos os acumulados de precipitação em 24h e as rajadas de vento neste dia 26 em Portugal, nos mapas abaixo:

Portugal Continental

Passagem de frente de noite a centro e sul e com saída no Algarve na manhã de 2ª feira. Muito mais sol ao longo do dia. De noite, podem ocorrer aguaceiros dispersos nos pontos altos da região norte e centro, com neve acima dos 900m, situação que poderá igualmente ocorrer durante a tarde de 2ª feira.

O vento será forte de norte, com rajadas até 70 a 80km/h no litoral, pontualmente acima dos 80 e até 90km/h nas terras altas e, em termos gerais, entre 45 a 60km/h.

Significativa descida das temperaturas.

No final de 2ª feira, espera-se que este seja o quadro no topo das principais serras… já sem o colorido da manhã de sábado que será o pico em termos de neve!

Açores

Dia de boas abertas e vento moderado a forte de leste na metade oriental do Arquipélago, com rajadas até 75km/h, sendo moderado na metade ocidental. Pequena descida das temperaturas.

Madeira

Céu geralmente muito nublado, em especial a partir da tarde, com a chegada de uma frente e pós-frontal, com precipitação moderada no Arquipélago. O pós-frontal, de noite e ao longo da noite e primeiras horas da manhã de 3ª feira poderá deixar precipitação nas terras altas que, eventualmente, poderá mesmo ser de neve nos pontos mais altos do Arquiélago. A 2ª imagem mostra as possíveis cotas de neve entre os 1700 a 1900m nesse período.

Mar

O mar, apesar de ligeiramente mais calmo, continuará agitado no Continente, com significativa entre os 3.5 a 5m e até 3m nos Arquipélagos.

A MeteoMira é um entidade voluntária, cujo esforço em informar com todo o detalhe é o mais importante para nós. Como em tudo, o seu apoio, através de donativos é essencial para continuarmos a desempenhar um serviço de excelência para si e para todos os portugueses. Não pedimos subscrições nem temos conteúdo pago em exclusividade, mas toda a sua ajuda é imprescindível para nós, por mais pequena que seja, é de uma enorme relevância.

Assim, poderá deixar o seu donativo através dos seguintes meios:

MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11

MeteoMIRA

Com isto, resumiremos o acompanhamento do LOUIS e da MONICA ao essencial na nossa página, em METEOMIRA, onde poderá deixar o seu registo, comentário e partilha. Todo o acompanhamento será igualmente efetuado pela nossa espetacular equipa em GRUPO METEOMIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *