A Páscoa aproxima-se e entramos já nesta 2ª feira na Semana Santa. O cuco é um pássaro que dá sinais através do seu canto para a chegada da Primavera e do tempo quente e estável… é verdade que ele já cantou várias vezes mas diz o provérbio que: “Se a 25 de Março o cuco não cantar, ou está morto ou não quer voltar!“.
E na verdade, o dia 25, precisa e igualmente o dia de mudança para a Fase Lunar cheia Pascal, levará a uma brusca mudança do estado do tempo… vem aí tempo muito invernal e forte agitação marítima! Veja, dia-a-dia, o que se espera em termos de previsão e programe, dentro do que é já possível verificar, as suas viagens de Páscoa antecipadamente.
Antes demais, a MeteoMira deseja-lhe uma Páscoa Feliz!
Antes de iniciarmos a previsão, deixamos os dados para, caso pretenda ajudar a MeteoMira na sua atividade, o poder fazer e que tão importante é para a subscição de serviços que contratamos para lhe deixar a informação estatisticamente o mais rigorosa possível. Muito obrigado pela sua contribuição, por mais pequena que seja:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Ao longo do artigo iremos obviamente deixar também o nosso agradecimento ao suporte dos nossos parceiros. Poderá visitar o site dos mesmos clicando na imagem respetiva:
Dia 25 de março de 2024
Portugal Continental – A noite de domingo para 2ª deverá ser marcada por trovoadas localmente intensas no 1/3 sudeste do território continental, ou seja, interior do Alentejo e Algarve (principalmente sotavento), enquanto as poeiras serão posteriormente varridas pela chegada da massa de ar frio a partir da manhã de noroeste para sudeste, com entrada de aguaceiros primeiro na faixa litoral e com deslocação para todo o território a partir de meio da tarde e final do dia, pontualmente acompanhados de trovoadas sobretudo na metade litoral e até podendo haver lugar à queda de granizo. Descida significativa das temperaturas e com a neve a descer até cotas muito simpáticas para o final do dia. Verifique na imagem abaixo os números que representam a cota de neve, sendo 4 – 400m, 5 – 500m, 6 – 600m e por aí fora:
Como se pode ver na imagem abaixo não será o dia de maior precipitação, apesar da tarde já trazer maior quantidade e a queda da neve.
O vento aumentará de intensidade ao longo do dia, de componente noroeste, aumentando a sensação de tempo fresco (o choque térmico será significativo porque as temperaturas descerão em média 8 a 14ºC). Assim, é de esperar em termos gerais vento com rajadas máximas até 45 a 65km/h no final do dia, soprando um pouco mais forte nas zonas montanhosas do Barlavento Algarvio.
Arquipélagos – Céu geralmente muito nublado nos Açores com vento em geral fraco e descida das temperaturas.
Na Madeira, céu a tornar-se mais nublado com o passar do dia e com a chegada de aguaceiros de norte que podem intensificar-se para a noite nas vertentes norte e terras altas, até com algum granizo. O vento aumentará de intensidade de norte, com rajadas máximas nos pontos altos até 80km/h. Descida significativa das temperaturas para final do dia.
ESCOLA DE CONDUÇÃO SMART ROAD MORTÁGUA
Contacto1: +351 961 357 733
Contacto2: +351 231 920 488
Facebook: ECSmartRoad
Dia 26 de março de 2024
Portugal Continental – A noite de 2ª para 3ª feira e o início da manhã deixarão aguaceiros localmente intensos e podendo ser localmente acompanhados de trovoadas, sobretudo na faixa litoral norte e centro. Acima dos 500 a 700m a norte e centro podem mesmo ser de neve da mesma forma que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra de Monchique, não sendo de descartar forte queda localizada de granizo. A partir da manhã espera-se um significativo agravamente a norte e centro com chuva por vezes forte e queda de neve com as cotas a descer até aos valores assinalados na imagens abaixo do lado esquerdo:
A chuva aumentará de norte para sul ao longo do dia, devendo ser intensa e persistente na região centro (com situações pontuais de granizo).
O vento vai aumentar significativamente de oeste para a tarde, com rajadas máximas que nas zonas a vermelho da imagem abaixo do lado direito podem ser de até 65 a 80km/h e até 80-100km/h nos pontos mais altos (atenção à sensação altamente desconfortável na Estrela com o vento, frio cortante e neve intensa).
Fortíssima descida das temperaturas, muito notórias nas mínimas… como tinhamos referido há uns dias… “é da praia para a lareira”.
Arquipélagos – Céu geralmente muito nublado nos Açores com vento em geral fraco, tornando-se moderado para final do dia de oeste/noroeste e subida das temperaturas. Ao final do dia, chegada de uma frente (já durante a noite de 26 para 27), com chuva no Arquipélago.
Na Madeira, céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros mais frequentes até meio da tarde, com a cota de neve a permitir a possibilidade de neve nos pontos mais altos do Arquipélago e de granizo noutros locais. Descida das temperaturas .
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Dia 27 de março de 2024
Portugal Continental – O dia será marcado por muita e persistente chuva, com subida das cotas de neve. Ainda assim, de manhã é expectável que ocorra neve acima dos 1300 a 1400m na região norte e centro-norte e nos pontos altos da Estrela, subindo a norte para os 1400 a 1500m, mantendo-se possivelmente nos pontos altos da Estrela. A imagens da esquerda é durante a manhã e a da direita durante o final do dia. Como sempre, 13 – 1300m, 14 – 1400m, 15 – 1500m e por aí fora.
Na região norte e centro-norte será possivelmente o dia de maior precipitação de entre 25 e 27, bem como nalguns locais mais a sul.
O vento vai aumentar significativamente de oeste/sudoeste, com rajadas máximas em todo o território de até 65 a 75km/h e pontualmentea norte e centro até 80 a 90km/h e até 100 a 110km/h nos pontos altos.
As temperaturas sobem um pouco devido à inversão de fluxo, o que representa também a subida das cotas.
Arquipélagos – Dia de muita chuva nos Açores, principalmente na 2ª metade do dia, com o vento a aumentar gradual e exponencialmente e sobretudo na metade ocidental, com rajadas de noroeste até 100 a 120km/h
Na Madeira, céu com abertas e períodos de muita nebulosidade principalmente de tarde, com aguaceiros pontuais e vento moderado. Subida das temperaturas.
Dia 28 de março de 2024
Portugal Continental – O dia será marcado por muita e persistente chuva que pode ser pontualmente forte, em jeito de rio atmosférico e pontualmente acompanhada de trovoadas, mais prováveis de tarde na região centro e sul, com subida das temperaturas. Cota de neve no final da tarde a descer para os 1100 a 1200m na região norte e centro.
Será um dia de muita e intensa precipitação, na primeira metade mais a norte e centro, na 2ª metade mais a centro e sul, com acumulados médios identificados na imagem seguinte, bem como vento que aumentará de intensidade ao longo da manhã, de sudoeste, com rajadas até 65 a 80km/h nas zonas a vermelho da imagem do lado direito e até 90 a 120km/h nas terras mais altas da região centro e sul. Dia desaconselhado a grandes viagens!
Arquipélagos – Dia de muita chuva/granizo nos Açores (principalmente nos Gr. Central e Oriental) e na Madeira, com possibilidade de trovoadas e vento forte, sendo de noroeste nos Açores e de sudoeste na Madeira. As rajadas máximas podem ascender aos 70 a 80km/h, com mais intensidade nos pontos altos. Forte descida das temperaturas e possibilidade de queda de neve nos Açores acima dos 1200m de altitude e na Madeira nos pontos altos.
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MUITO OBRIGADO!
Dia 29 de março de 2024
Portugal Continental – A 6ª feira Santa será mais uma vez marcada por aguaceiros ou períodos de chuva que serão possivelmente mais fortes na noite de 28 para 29 e manhã de dia 29, podendo a tarde ser um pouco de mais abertas a norte e centro e o final de tarde de regresso da intensidade da chuva a sul. Portanto, diriamos nesta fase que será um dia “menos mau” para as viagens, desde que sejam feitas principalmente entre meio da manhã e meio da tarde, estando ainda assim sujeitas a aguaceiros pontualmente fortes. O vento neste dia será mais moderado que nos dias anteriores, o que será bom também para as viagens na parte da tarde.
A neve andará acima dos 1000 a 1200m de altitude na madrugada e manhã. Mais uma vez, na imagem, 10 são 1000m de altitude, 11 são 1100m e por aí fora. Descida das temperaturas.
Verifique na imagem seguinte o acumulado médio de precipitação à esquerda e o vento à direita.
Arquipélagos – Dia de muita chuva na Madeira, podendo ser acompanhada de trovoadas e de neve na primeira metade do dia nos pontos altos. Nos Açores, com precipitação/aguaceiros localmente intensos e que podem ser de granizo até meio da tarde, limpando mais depois, antes da chegada de nova linha de precipitação no final do dia. Vento forte de norte nos Açores, com rajadas até 70 a 90km/h e até 120km/h nos pontos mais altos, sendo moderado a forte na Madeira, com rajadas até 60 a 80km/h e mais forte nos pontos mais altos. Temperaturas baixas nos Arquipélagos.
Fim de Semana de Páscoa
Portugal Continental – A previsão a mais de 5 dias é extremamente complexa mas os sinais para um fim de semana de Páscoa marcado por períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e localmente de granizo, bem como queda de neve de forma geral acima dos 1000 a 1200m de altitude é coerente.
O vento é em parte uma incógnita em termos de maior intensidade mas é possível a formação de uma depressão entre sábado e domingo, com aumento da intensidade do vento, sobretudo na metade sul.
Nas imagens abaixo, em termos médios, conseguimos perceber que o fim de semana de Páscoa será regado na sua maior parte. É claro que podem localmente ocorrer abertas, mas a tónica geral é chuva/neve.
Arquipélagos – O fim de semana de Páscoa aparenta ser mais calmo nos Arquipélagos e principalmente o Domingo, dado que no sábado é possível o avanço de uma frente entre os Açores e a Madeira, com chuva a evoluir de oeste para leste nos Arquipélagos. O vento esse sim, no sábado poderá soprar mais forte nos Açores e Madeira, com rajadas que pontualmente podem chegar aos 90km/h e mais nas terras altas, devido à passagem do tal núcleo depressionário referido em deslocação para o Continente (ver cores lilás entre Madeira e Açores na imagem abaixo).
Início de Abril – Primeiros Sinais
Para já e sem ser possível adiantar muito mais, os sinais de continuação de tempo instável, maioritariamente chuvoso e fresco.
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Toda a informação será atualizada, sempre que necessário em MeteoMira e Grupo MeteoMira
A MeteoMira deseja-lhe a si, à sua familia e amigos, uma Páscoa Feliz!
Deixe um comentário