Acompanhamos aqui os restos do Gabrielle, com a passagem da depressão nos Açores e aproximação como Depressão Pós-Tropical a Portugal Continental.
O Gabrielle é atualmente já uma Tempestade Pós-Tropical, com ventos máximos sustentados de 100km/h e rajadas superiores, pressão mínima no centro de 990hpa e está já a começar a deslocar-se para a parte norte do Arquipélago. Nalgumas ilhas mais a sul o pico de intensidade terá já passado mas na metade norte e zonas mais expostas a norte, a situação poderá manter-se intensa até às 13h de dia 26 setembro.

A evolução prevista pela NOAA é dada pelo seguinte mapa, com o D representando Depressão Pós-Tropical, os S representando Tempestade Tropical, os H furacão e o M grande furacão com categoria 3 ou superior. Acompanhamos agora a deslocação para Portugal Continental como Tempestade Pós-Tropical.

A imagem de satélite mais atual é a seguinte:

Os modelos de furacões apontam as seguintes trajetórias possíveis, sendo que parte atualmente da zona da Terceira e se deslocará para território continental, com dúvida apenas no posicionamento exato do centro que será decisivo para as zonas de maior precipitação e possibilidade localizada de mais vento.

Efeitos em Portugal Continental da Depressão Pós-Tropical
Antes demais bom fim de semana a tod@s! O Gabrielle já passou pelos Açores e aparentemente com menos severidade que podia ser perspetivado (só amanhã saberemos se as gamas de rajadas e precipitação estão ou não dentro do que era previsto, com os dados oficiais).
Mas o que importa é que, apesar do registo de problemas localizados, as situações foram imediatamente resolvidas ou minimizadas e tudo está bem, como era de esperar.
Agora os restos do Gabrielle seguem para o território continental, já como Depressão Pós-Tropical (não digo tempestade para depois não ficarem assustados), ou seja, uma situação típica de outono.
Se vem furacão? Claro que não vem… já não é e já não será! São os restos, ainda que, como se vê na imagem, transporte nucleo quente, ou seja, podendo ainda transportar uma massa de ar de características subtropicais (imagem abaixo com o centro da depressão na madrugada de domingo).

Problemas então? De forma geral não! De forma geral, tudo normalíssimo, com entrada de precipitação a norte e centro na tarde de sábado gradualmente e depois a descida já de noite para sul.

Vamos agora falar de vento então!
O vento começará a aumentar no final de sábado no litoral centro e oeste, com rajadas máximas de 50 a 70km/h de sul/sudoeste, aumentando durante a noite até aos 80km/h (terras altas do centro até 80 a 100km/h).

O pico de intensidade será muito possivelmente entre Leiria e Setúbal, com rajadas máximas entre os 70 a 90km/h, situação extensível depois ao litoral sul.

Devo dizer que, perspetivando-se aproximação do centro no litoral centro, as rajadas máximas podem ocorrer imediatamente a sul, no litoral, daí se falar Leiria-Setúbal.
Isto em termos gerais é mais ou menos isto, com a chuva no domingo a ser mais significativa durante a noite e manhã, limpando gradualmente de norte para sul e de litoral para interior, saíndo depois no Algarve no final da tarde. Localmente pode ocorrer precipitação horária forte (até 20/25 litros por m2 numa hora), mas situação pontuais.

Não se afasta a ocorrência de algumas trovoadas dispersas e mesmo a ocorrência localizada e de impossível previsão, de algum fenómeno extremo de vento (possivelmente tornado). Poder ocorrer é uma possibilidade e não um certeza, para que fique claro!
Pelas ilhas, o fim de semana será muito calmo, com vento fraco. Nebulosidade pode ser geral, mas a precipitação nos Açores deve chegar a ocidente no final de domingo e à Madeira no final de sábado e noite de sábado/domingo com uma frente de fraca a moderada atividade a norte/noroeste do Arquipélago. Veja tudo para as ilhas no link abaixo:
E, por fim, porque vão perguntar o tempo na vossa zona, já atualizámos o nosso site para lhe proporcionar o tempo por concelho e agora de forma muito fácil. Fique a saber as temperaturas para a sua zona, a quantidade de precipitação prevista (que muda de 6 em 6 horas) e os icones de previsão de 3 em 3 horas para os 3 dias seguintes. Veja tudo no link abaixo:
Acompanhamento sempre em METEOMIRA e GRUPO METEOMIRA
Apoie a MeteoMira através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Comments (7)
Boa tarde, Meteomira. Mais uma vez a agradecer a vossa informação, que leio com muita atenção. Continua a haver vozes de burros…. Passemos ao que interessa. Que o Gabrielle perca força ao tocar terra, nos Açores.
Bom dia e obrigado. Assim esperamos.
É impressionante a qualidade do vosso trabalho.
Parabéns e obrigado
Bom dia e muito obrigado. Cumprimentos
Como vai ser com os voos? Seguirão viagem? Serão suspensos?
Estou com muito medo.
Bom dia, é neste momento muito provável que os voos possam ser suspensos de e para os Açores a partir de final do dia 25 e até meados da tarde de 26. Mas esta informação deverá ser confirmada junto das companhias aéreas.
Recordamos que nem todos os grupos dos Açores sentirão da mesma forma a passagem do furacão… para já grupos central e ocidental serão provavelmente mais afetados.
maria.62.brito11@gmail.com
MeteoMira, não sendo assunto para brincar, tenho fé que a trajetória irá mudar para Sul, entrando no Continente Africano e quem sabe no deserto do Sahara.
A 🌧️ também faz falta nos oásis. Grata por toda a vossa sempre atenta informação, Cumprimentos