06/12/2021: Ilhas com padrão igual, chuva a norte e centro metade litoral

PREVISÃO DIÁRIA

A carta de geopotencial a 500hPa e pressão à superfície mostra a influência anticiclónica nos Açores e Madeira e o início do cavamento da futuro Ciclone BARRA e a sua influência em território continental.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga toda a informação em MeteoMira

Esta previsão tem o apoio da EVS PORTUGAL

1) PORTUGAL CONTINENTAL

Em Portugal Continental teremos a partir de início da manhã uma frente fria em aproximação ao Minho e Douro Litoral e que deixará precipitação fraca a moderada nestes locais conforme imagem 1. De tarde, a precipitação poderá descer um pouco no mapa, mas sobretudo na metade litoral e cada vez mais dispersa e fraco, não se esperando precipitação abaixo do distrito de Coimbra.

O final da tarde será marcado pela deslocação centro-norte de uma frente quente, regressando a precipitação moderada a norte e centro-norte . A sul do Tejo teremos inclusivamente muito sol, especialmente de tarde.

A 1ª imagem mostra a nebulosidade e precipitação durante a manhã e a 2ª imagem a partir de final da tarde, pelo modelo europeu ECMWF.

O vento será em geral fraco ao longo de todo o dia.

A primeira imagem abaixo mostra as rajadas de manhã e a 2ª imagem as rajadas de tarde.

Em termos de temperaturas, teremos uma descida das mínimas, mais significativa no litoral centro-norte, Vales do Tejo, Sado e Guadiana. Em contraciclo, subida das mínimas no interior norte e centro.

E de seguida, o mesmo para as máximas, com subda na região centro e, mais significativamente no interior norte e centro, mantendo-se estável no restante território.

A imagem seguinte mostra a ondulação e poderá consultar localmente clicando na imagem precisamente na zona ou perto dela, onde pretende saber a altura das ondas e o período das mesmas, verificando-se que a significativa andará pelos 3 com período de 11s no litoral centro, diminuindo de tarde.


2) AÇORES E MADEIRA

Será um dia marcado por céu geralmente muito nublado nos Açores, podendo apresentar-se pouco nublado até meio da manhã/início da tarde no Grupo Oriental.

A chuva deverá chegar ao final do dia e já de noite ao Grupo Ocidental, através de uma frente de fraca atividade.

Pela Madeira, teremos um dia de céu geralmente muito nublado e podendo continuar o regime de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas sobretudo.

Nas imagens seguintes, podemos ver a nebulosidade e precipitação para a manhã e tarde, respetivamente.

O vento será em geral de oeste nos Açores, fraco nos Grupo Central e Oriental e moderado com rajadas de até 45km/h no Grupo Ocidental.

Pela Madeira, será moderado de leste, com rajadas máximas de até 50-60km/h.

A primeira imagem abaixo mostra as rajadas e 2ª imagem, a direção do vento.

Em termos de temperatura do ar, apresentam-se os valores previstos pelo IPMA para as ilhas na primeira imagem, estando a segunda imagem reservada à ondulação para daqui a 12h (clique na imagem onde quer saber ondulação e respetivo período):


3) SETÚBAL

Em Setúbal teremos o dia a começar com céu pouco nublado e aumentando de nebulosidade com o passar da manhã e apresentando-se muito nublado de tarde, sem chuva prevista.

Vento fraco do quadrante norte, com rajadas de até 20km/h em Setúbal e entre 25-35km/h no distrito.

As imagens mostram a nebulosidade de tarde e o vento máximo no distrito.

Temperaturas a oscilarem entre os 9 e os 17ºC na cidade de Setúbal.

PREVISÃO ATUALIZADA A 5 DE DEZEMBRO