PREVISÃO

PREVISÃO DIÁRIA – 15/10/2021

A sinótica para Portugal Continental e Ilhas mostra a influência de um centro depressionário nos Açores, com ligeira melhoria e a ação de tempo anticiclónico (seco) em Portugal Continental e Madeira, com aproximação de nebulosidade a Portugal Continental.

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Siga toda a informação em www.facebook.com/meteomira

1) PORTUGAL CONTINENTAL

Em Portugal Continental teremos um dia marcado por céu pouco nublado ou parcialmente nublado por nuvens altas e médias de manhã a centro e sul e limpando depois. Pode começar com nebulosidade baixa no litoral norte e centro.

A 2ª imagem mostra o acumulado de precipitação, sendo que em território continental, não se espera precipitação ao longo do dia de previsão.

O vento será em geral fraco de manhã, mas sendo moderado de noroeste em grande parte do território de tarde, em especial no nordeste e Vale do Tejo, com rajadas até 45-50km/h.

A primeira imagem abaixo mostra as rajadas de manhã e a 2ª imagem as rajadas de tarde.

Em termos de temperaturas, apresentam-se as variações face ao dia anterior e os valores previstos, para as mínimas, salientando-se que na primeira imagem, os tons quentes representam subidas face ao dia anterior e os tons frios representam descidas:

E de seguida, o mesmo para as máximas:

Em termos do mar, deixamos a previsão de temperaturas que oscilam entre os 16 e 18ºC a norte e centro e os 17 a 20ºC no litoral sul, sendo que no Algarve as temperaturas máximas da água andarão pelos 19 a 21ºC.

A segunda imagem mostra a ondulação e poderá consultar localmente clicando na imagem precisamente na zona ou perto dela, onde pretende saber a altura das ondas e o período das mesmas.


2) AÇORES E MADEIRA

Nos Açores a noite de 4ª para 5ª feira será marcada por chuva moderada a pontualmente forte e podendo ser acompanhada de trovoadas, em especial no grupo oriental, limpando mais nos restantes grupos.

A partir da manhã será uma melhoria geral para um dia com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros mas sem severidade significativa. O sol espreitará mais ao final da tarde nos grupos ocidental e central e começará a agravar de noite a ocidente.

Pela Madeira, mais sol, pontuado pontualmente por nuvens e com possibilidade de algum aguaceiro fraco nas vertentes sul, mas nada de significativo.

A 1ª imagem abaixo mostra a nebulosidade e a 2ª o acumulado de precipitação em 24h.

O vento será em geral fraco a moderado nos grupos ocidental e central dos Açores e na Madeira, sendo moderado a forte até meio da manhã no grupo oriental dos Açores, de sul, com rajadas máximas de até 50-65km/h.

De tarde, enfraquecerá em termos globais.

A primeira imagem abaixo mostra as rajadas e 2ª imagem, a direção do vento na hora de maiores rajadas.

Em termos de temperatura do ar, apresentam-se os valores previstos pelo IPMA para as ilhas na primeira imagem, estando a segunda imagem reservada à ondulação para daqui a 12h (clique na imagem onde quer saber ondulação e respetivo período):


3) SETÚBAL

Em Setúbal teremos um dia de céu parcialmente nublado por nuvens altas que, de tarde, podem limpar mais depois das 16h. O vento em geral fraco, com rajadas máximas de tarde até 30km/h e que podem em alguns locais do distrito chegarem aos 35km/h de noroeste.

A 1ª imagem abaixo mostra a nebulosidade e a 2ª as rajadas máximas.

A temperatura oscilará entre os 14 e os 27ºC.