Bem-vind@ à página relativa à Época de Furacões do Atlântico 2025.
Aqui ficará a saber a evolução do Atlântico Tropical ao longo dos meses mais propícios à formação e desenvolvimento de ciclone tropicais.
Este ano, os nomes escolhidos são os seguintes:

Imagem de Satélite – Trópico
Começamos com a imagem de monitorização de satélite dos trópicos (imagem das últimas horas), sendo as zonas coloridas áreas de instabilidade. Bem visível na imagem, entre a zona de Cabo Verde e a América Central, o Trópico de Caranguejo, com a circulação das zonas de instabilidade de leste para oeste:

Anomalia da Temperatura da Água do Mar
As águas mais quentes são um dos principais fatores para o desenvolvimento dos ciclones tropicais e o mapa seguinte mostra no Atlântico onde estão as maiores anomalias de temperatura de água do mar.

Mapa de Poeiras
As poeiras são um dos fatores inibidores do desenvolvimento dos ciclones tropicais e o mapa seguinte mostra a escala de intensidade de poeiras no Atlântico, mais carregada quanto mais vermelho, rosa e branco. Tons azuis e cinza são água e nuvens e ausência de poeiras.

Probabilidade de formação de ciclone tropical
As imagens seguintes, que atualizam pontualmente, são indicativas das zonas de maior probabilidade de formação de ciclone tropical para dois períodos (0-120h, ou seja até 5 dias e, 120-240h, ou seja, 5 a 10 dias).
Esses períodos encontram-se indicados nas imagens abaixo, sendo a probabilidade dada pela escala.
0-120 Horas

120-240 Horas

Áreas em Análise / Vigilância
A imagem, propriedade da NOAA, indica quer áreas em análise (Invest ou Ondas Tropicais com cruzes) e os ciclones tropicais em vigor com a respetiva designação:

1) Tempestade Tropical ANDREA – DISSIPADA!
2) Tempestade Tropical BARRY – DISSIPADA!
3) Tempestade Tropical CHANTAL- DISSIPADA!
Informação sempre atualizada em METEOMIRA