PREVISÃO ESPECIAL PÁSCOA 2022 – AÇORES E MADEIRA

Posted by: admin Comments: 0 0

Como adiantámos há uma semana atrás, o coelhinho da Páscoa traz tempo seco e quente na Madeira, mas alguma instabilidade aos Açores. Essa instabilidade será principalmente a partir da noite desta 5ª feira e durante o dia de 6ª com evolução de ocidente para oriente e regime de aguaceiros na noite de 6ª para sábado e ainda durante o sábado, alguns aguaceiros nas vertentes orientais, com melhoria significativa no Domingo.

Felizmente para a região, o núcleo mais intenso da depressão ficará a sul dos Açores, o que deixará melhor tempo que o inicialmente esperado, como se pode ver nos tons verde, amarelo e laranja (precipitação intensa) da segunda imagem abaixo:

A nebulosidade será mais sentida nos Açores que na Madeira, sendo que as abertas serão maiores a ocidente no sábado e nos restantes grupos domingo, sobretudo de manhã.

Já pela Madeira, além de alguma nebulosidade matinal baixa a norte, espera-se céu pouco nublado ou parcialmente nublado por nuvens altas.

A primeira imagem mostra a nebulosidade no sábado e a 2ª no domingo, sendo que a 6ª será marcada por céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros.

Em termos de temperaturas e de acordo com o IPMA, teremos entre 6ª e sábado os seguintes valores de máximas e mínimas, para as ilhas:

Domingo não haverão oscilações significativas pelas regiões autónomas, em termos de temperaturas.

Em termos de vento tudo relativamente calmo nos Açores, à exceção das próximas horas e sobretudo noite de 5ª/6ª e manhã de 6ª feira que poderá trazer rajadas um pouco mais fortes, de até 75km/h aos Grupos Ocidental e Central, de sudoeste. Já pela Madeira, a componente do vento será sobretudo nordeste, variando por vezes, mas o vento soprará geralmente moderado, com rajadas de até 50-60km/h (valores máximos e principalmente nas vertentes leste, norte e terras altas).

A primeira imagem abaixo mostra as rajadas um pouco mais forte para o início de 6ª feira Santa nos Açores.

O mar estará muito agitado nos Açores na 6ª feira, com significativa até 3 a 4m – mais elevada a ocidente, mas diminuindo gradualmente ao longo do fim de semana e tornando-se calmo em todas as ilhas.

Se quiser ser supporter no facebook da nossa página, tendo acesso a uma área onde pode colocar questões com maior proximidade e ajudar os conteúdos premium que a MeteoMira suporta, pode ser, por apenas 1,99€ mês, aqui:

https://www.facebook.com/becomesupporter/meteomira/

Acompanhe a MeteoMira nas redes sociais em:

PÁGINA METEOMIRAwww.facebook.com/meteomira

GRUPO METEOMIRAwww.facebook.com/groups/650492738842443

Obrigado e uma Páscoa Feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.