A nossa página faz hoje 6 anos de existência e gostaríamos de relembrar neste artigo alguns momentos pelos quais passámos desde 27 de agosto de 2018, bem como partilhar alguns dados relativos às sondagens realizadas no Grupo MeteoMira.
Começamos com a mensagem do fundador da MeteoMira, neste pequeno vídeo.
Tudo começou então dia 27 de agosto de 2018 e o nome da MeteoMira surgiu decorrente quer do apelido do fundador quer do lema ser “Mira Atenta para o seu Clima”.
Começando por desempenhar a sua atividade mais virada para o local de origem, Setúbal, rapidamente a página cresceu e no final do primeiro ano eram já alguns milhares os seguidores.
O primeiro grande teste foi precisamente o furacão Leslie, em outubro de 2018, tendo sido efetuado o acompanhamento em permanência durante muito tempo, desde o Atlântico profundo até ao landfall na Figueira da Foz, no dia 13. As imagens seguintes remontam ao acompanhamento do Leslie.
Os primeiros artigos e as primeiras projeções. A análise estatística desde cedo foi sempre a ideia preditiva da página:
No ano seguinte, em 2019, a MeteoMira começou a apostar no nowcast, com a inclusão das imagens de satélite e deslocação prevista de células, frentes, depressões e correntes de vento (jet-stream). Com isto, começou a chegar a mais pessoas
2019 trazia consigo uma especialidade da MeteoMira: A produção de previsão em poesia. Sendo de fácil compreensão e sempre a rimar, os seguidores cedo afirmaram o seu gosto pela nova variante informativa e as dezenas de poemas foram-se tornando uma das imagens de marca da MeteoMira.
Em 2019 foi lançado o primeiro vídeo promocional: MeteoMira – Vídeo Promocional
Todo o ano de 2020 pode ser, ainda hoje, consultado em poesia, clicando aqui: MeteoMira em Poesia
A maior proximidade com algumas páginas de renome, como a LusoMeteo, a MeteoLitoral, MeteoNacional e Grupos MeteoRAM e Tempo Extremo Açores e Mundo permitiram o crescimento paralelo da MeteoMira (e também destas importantes páginas no contexto meteorológico amador nacional) que no final do 2º ano chegava aos 20 mil seguidores, tendo já formado entretanto o seu próprio Grupo de partilha, o Grupo MeteoMira, em 2020.
O crescimento trouxe a partilha de artigos por outras páginas colegas (e vice-versa), como aquela que é a maior página nacional de meteorologia amadora, a Meteo Trás-os-Montes. A MeteoMira continuava a crescer e a ensinar… e 2021 trouxe mais uma vertente da nossa página para a ribalta: a partilha de artigos didáticos, como o seguinte, onde se explica com recurso a uma balança antiga, o porquê de uma depressão a cair nos Açores poder desencadear tempo quente e seco em Portugal Continental e Madeira… afinal… se um dos pratos leva com um peso em cima o outro sobe!
Nem tudo são rosas! Tempos difíceis se passaram… momentos em que a página enfrentou tempestades, discordâncias, conflitos… mas o que sempre nos importou foi informar… transformar a nossa frigideira ao lume na trovoada mais intensa, comparar o nevoeiro no litoral com a sua respiração numa noite fria de inverno ou simplesmente explicar que uma frente é semelhante a um rio, mas na atmosfera:
E 2021 foi mesmo um ano muito marcante na nossa página, com a chegada do nosso site em:
Além do site, a MeteoMira tornou-se Marca Registada Nacional em junho deste ano:
A marca registada tornou ainda mais importante a qualidade, o rigor e a forma branda de comunicar até o evento mais complexo… sempre analisando pormenores antes de indicar como certa uma simples probabilidade. Todo esse rigor deu à página visibilidade até por algumas entidades locais, que cada vez mais nos escreviam a solicitar informações sobre a evolução meteorológica. Foi também por isso que em 2021 demos a primeira entrevista à comunicação social, em conjunto com os colegas da MeteoAlentejo e Meteo Trás-os-Montes e que podem consultar aqui: São amadores mas milhares de pessoas confiam nas suas previsões do tempo
E num ápice, a página pequenina, de 300 seguidores, tinha crescido e em 3 anos chegado aos 30 mil seguidores.
Na entrada para 2022, já o Grupo MeteoMira começava a ser uma importante fonte de partilha de registos e informação e foi constituída a equipa que tem apoiado de forma incrível o desenvolvimento da página. O YouTube começou a ser aposta mais forte no nosso canal em METEOMIRA – YouTube e o crescimento continuou…
Em 2022 surgiu um artigo didático a explicar a influência do Anticiclone dos Açores na regulação do tempo, com estratégia militar, sendo percetível pelas imagens nas duas situações, onde os soldados conseguem chegar (soldados = chuva):
Este artigo viria a resultar numa das série animadas mais badaladas da meteorologia em Portugal, a Batalha do Atlântico, que aqui deixamos em vídeo, num episódio especial e que vos convido a assistirem a partir do minuto 1:00 principalmente:
A MeteoMira é informação, rigor, qualidade, educação, poesia, batalhas meteorológicas, nowcast e começou a ser Previsões Semanais e Mensais.
O passo para a previsão mensal foi difícil porque era um desafio enorme, tendo em conta a distância temporal mas hoje é, tendo em conta a qualidade das mesmas, uma aposta claramente ganha.
Aliando previsões, fases da lua, provérbios, evolução dinâmica e estudo multicritério, são das previsões mais aguardadas por todos os que seguem a MeteoMira, com uma taxa de acerto/aproximação bastante elevada.
2023 trouxe aproximação a muitas outras páginas colegas, tais como O Tempo na Margem Sul, Meteo Alto Minho, Meteo Tortosendo, Meteo Beiras, MeteoPortela, Meteorologia, Clima e Ambiente, entre muitas outras de enorme qualidade.
2023 trouxe, à boleia de equipas de moderação de enorme qualidade, o Grupo MeteoMira para outro patamar… chegando aos 30 mil membros, enquanto a MeteoMira chegava pela primeira vez aos 50 mil seguidores e o Youtube aos 1350 seguidores.
O universo MeteoMira continuava a crescer e por várias vezes os registos partilhados pelos seguidores passaram a surgir na comunicação social nacional.
2024 trouxe dias bons, alguns muito difíceis, decisões complicadas e a página atingiu os 56 mil seguidores, enquanto o Grupo atingiu os 40 mil membros, ao qual se juntou o novo instagram da página em MeteoMira-Meteorologia e Clima (@meteo.mira).
Números redondos, o universo MeteoMira é hoje de cerca de 100 mil membros e o pequeno bebé de 2018 tornou-se numa criança mais madura e com vontade de continuar a aprender e ensinar. Novos colegas vamos conhecendo com muito gosto, pelo excelente trabalho que desempenham, como é o caso da Meteo Lusitânia.
Curiosidades sobre os membros do Grupo MeteoMira
A MeteoMira elaborou um estudo com 4 questões deixadas aos nossos membros do Grupo, para validação da qualidade da página, dos interesses e localização dos mesmos.
Questão 1: Como avalia o desempenho da MeteoMira?
Os resultados mostram que a maioria dos membros concorda que o trabalho da MeteoMira tem sido Muito Bom ao longo do tempo
Questão 2: Qual a sua estação do ano favorita?
Os resultados mostram que a maioria dos membros concorda que o período Primavera-Verão é o mais apelativo, com 66%, contra os 34% do período Outono-Inevrno. A estação mais adorada é a Primavera, sendo o Inverno a mais detestada.
Questão 3: Qual a previsão mais importante para si e para a sua atividade?
Os resultados não surprendem na medida em que quanto mais próxima é a previsão maior o interesse pela mesma. Ainda assim, 15% das pessoas concordam que a mensal é muito importante, sinal de que mesmo a longa distância poderá resultar uma previsão de qualidade.
Apenas 3% acham importante as tendências trimestrais por vezes apresentadas.
Questão 4: Qual o seu distrito?
Lisboa, Setúbal e Coimbra são os distritos com mais membros no Grupo MeteoMira, seguindo-se Porto, Aveiro, Leiria e Santarém.
É na zona centro do território continental que se situa o público mais presente no Grupo MeteoMira, mas também em Faro, sinal da importância das previsões da MeteoMira em termos hídricos na região.
Parceiros que nos apoiam e você que também nos pode ajudar…
Os nossos parceiros são decisivos para que continuemos a cobrir os encargos com a página, mas a sua ajuda é também muito importante, por mais pequena que seja.
Um agradecimento a todos os parceiros:
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Saiba tudo e muito mais em METEOMIRA
Deixe um comentário