Nesta Páscoa, celebramos a renovação com alegria e serenidade. O tempo fresco convida a momentos acolhedores em família, entre partilhas e tradições. Apesar da brisa primaveril ainda tímida, reina no ar um espírito de esperança. Que esta época traga paz, saúde e união a todos os lares são os votos da MeteoMira!
O tempo poderá não ser o mais convidativo para grandes atividades ao ar livre mas fique a saber com que contar nesta época festiva em Portugal Continental e Arquipélagos.
Evolução Prevista Genérica
A influência marítima continua sobre a Europa Ocidental, com a aproximação de depressões para o período da Páscoa e que trazem consigo períodos de chuva para a Páscoa.
Essa influência será pouco sentida pelos Açores, onde os tons vermelhos são o sinal do posicionamento do anticiclone com o nome do Arquipélago sobre a região e o tempo mais estável.
A Madeira ainda terá alguma influência de norte, das depressões, principalmente entre 6ª e sábado, mas de forma mais suave no Continente.

Portugal Continental
A 6ª feira santa será um dia muito instável devido à passagem de um sistema frontal associado a uma depressão a norte que irá deslocar-se gradualmente ao longo da Páscoa para leste, em direção a Espanha/França.
Assim, se tiver de fazer viagens longas, sugerimos que as realize ainda na 5ª feira (apesar da chuva será menos significativa e intensa).
A norte e centro esperamos um dia marcado de forma geral por períodos de chuva pontualmente fortes e com o vento a aumentar, sendo moderado a forte, ao rodar para oeste.
A sul abrirá por vezes o tempo mas a chuva também chegará, embora menos intensa e persistente.
As máximas vão começar a descer, apesar das mínimas subirem ainda no interior.
Fique com o acumulado em 24h previsto pelo ECMWF (repare que choverá de forma muito significativa a norte e centro-norte metade litoral) e também pelo vento máximo previsto:


A partir da noite de sábado a cota de neve começa a descer com a entrada de nova massa de ar frio e que levará à possibilidade de neve acima dos 800 a 900m na região norte e dos 900 a 1000m na região centro durante a primeira metade de sábado, subindo depois a cota para os 1000 a 1200m na 2ª metade do dia.
O sábado será mais um dia muito instável, com o pós-frontal a trazer aguaceiros por vezes fortes e de granizo, podendo ser localmente acompanhados de trovoadas sobretudo na metade litoral norte e centro. Os aguaceiros tendem a deslocar-se também para sul do Tejo a partir de final da manhã mas sendo menos intensos e persistentes que na zona de influência marítima.
Nas imagens seguintes consegue-se ver que choverá de forma mais persistente e intensa a norte e centro e sobretudo a norte e oeste do Sistema Montejunto-Estrela.
O vento esse aumentará significativamente para final do dia, com rajadas que no litoral e terras altas do norte e centro podem chegar aos 70 a 100km/h, do quadrante oeste.


A noite de sábado para domingo deverá trazer uma frente associada à descida da depressão falada ao início, sendo ainda incerta a hora de entrada da chuva. Poderá ser durante a noite de sábado mas também poderá já ser ao final da madrugada de domingo, por isso, para já, o mais certo é a situação apresentar-se também instável na primeira metade de domingo na metade norte e depois chegando mais fraca a sul.
Domingo o vento abrandará gradualmente a norte e desloca-se para sul, sendo moderado a forte de noroeste.


Arquipélagos
Comparado com Portugal Continental e sobretudo com a região norte e centro, os Açores e a Madeira terão uma Santa Páscoa em termos meteorológicos.
Tempo maioritariamente anticiclónico pelos Açores, podendo no entanto uma frente fraca passar no Arquipélago no domingo, com maior impacto na metade ocidental, com alguma chuva.
De resto, o habitual tempo de bloqueio nos Açores, com sol mas também com períodos de maior nebulosidade, num fim de semana até mais quentinho que o normal para a época.
Pela Madeira, teremos uma frente 6ª feira e depois descida das temperaturas a partir da noite de 6ª para sábado com a chegada da massa de ar frio que transportará também aguaceiros e que podem ser de neve nos pontos altos. O vento também aumentará para moderado, aumentando a sensação térmica de fresco.
A imagem animada mostra efetivamente a evolução prevista da chuva pelo modelo alemão ICON na sua mais recente saída.

Páscoa Feliz
A equipa da MeteoMira e do Grupo MeteoMira deseja a todos uma Páscoa muito feliz, cheia de paz, saúde e bons momentos em família. Que mesmo com o tempo fresco, o calor humano e a esperança da primavera encham os vossos corações.
Boas festas e obrigado por estarem sempre connosco! 🐣🌷
PATROCINADORES / PARCEIROS
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Deixe um comentário