29-31 julho: o seu fim de semana neste artigo

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

O anticiclone (H) a estender-se em crista entre os Açores e a Europa de Norte, aqui e ali pontuado por L’s (pequenas depressões) na imagem seguinte dá o mote para os próximos 3 dias em Portugal.

Em Portugal Continental, temperaturas em crescendo e muito sol, mas também com algumas neblinas ou nevoeiros mais prováveis no litoral sul e centro-sul e que podem por vezes persistir na costa vicentina e litoral alentejano, sendo de esperar igualmente que possam ocorrer na Costa de Lisboa e da Península de Setúbal.

No domingo, será mais provável a manutenção de algumas neblinas junto ao mar, ao longo do dia, no litoral centro e sul.

A primeira imagem abaixo mostra a fortíssima subida das temperaturas no sábado (dia muito quente) e a segunda imagem, essas neblinas na faixa litoral domingo e que podem estender-se ao barlavento algarvio.

O vento será ainda moderado a forte de norte na metade litoral no dia 29 (6ª feira), com rajadas até 45-65km/h, sendo que sábado, com o início da rotação e variabilidade da orientação do vento, deverá em termos gerais soprar mais fraco na metade litoral, mas aumentando nas terras altas da região centro, sendo no domingo moderado nesses locais.

O risco de incêndio será em crescendo, com a subida das temperaturas e com o vento localmente mais moderado a pontualmente forte, em especial no sábado e domingo.

Rajadas máximas na 6ª e sábado nas imagens abaixo:

Pelos Arquipélagos, esperam-se 3 dias de características distintas entre Açores e Madeira, com muito mais sol nos Açores e com mais nuvens e até alguns aguaceiros nas vertentes norte e terras altas da Madeira, sobretudo entre 6ª e sábado. No domingo esperam-se mais abertas na Madeira, em especial a sul e nas vertentes orientais.

Os Açores terão mais sol, mas também alguns pingos, sobretudo no final de sábado (30) no Grupo Ocidental, sendo que pontualmente poderá nublar mais nas vertentes ocidentais do Grupo Central, deixando o Oriente mais limpo. No entanto, isto não quer dizer que não ocorram períodos de maior nebulosidade em todas as ilhas!

Vento fraco nos Açores, sendo moderado na Madeira de nordeste, com temperaturas geralmente acima da média nos dois Arquipélagos, em especial nos Açores (imagem 2):

Repare-se bem na imagem acima, onde se pode identificar a subida significativa das temperaturas no Continente e na Europa Ocidental.

O mar estará calmo (a partir de sábado, ao largo da costa – longe da praia começará a agitação marítima a incrementar nas zonas a rosa, até 3m de significativa) mas fresquinho, com subida no domingo a centro e sul (sendo mais quentinha no Algarve).

Assim, espera-se em termos gerais, água entre os 16 e os 19ºC na costa litoral, entre os 20 e os 23ºC na costa sul do Algarve, entre os 20 e os 24ºC na Madeira e entre os 24 e os 26ºC nos Açores (valores máximos).

Vai à praia e quer saber quando está a maré vazia ou cheia? Veja aqui, com base nos dados do INSTITUTO HIDROGRÁFICO as horas para a baixa-mar (maré vazia) e preia-mar (maré cheia):

LISBOA

PONTA DELGADA

FUNCHAL

A METEOMIRA é uma página que desenvolve um trabalho totalmente amador, subscrevendo alguns serviços extra para o desenvolvimento da sua atividade. Se quiser ajudar a página com o seu contributo (por mais pequeno que seja é enorme) poderá fazê-lo para os seguintes meios:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

OBRIGADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.