Sabemos que o provérbio não é assim… mas podia bem ser!
Março vai ser corrido a muita água e o inverno climático que já se despediu está mesmo aí ainda em plena primavera climática.

Se até 5ª feira desta primeira semana, as situações são mais localizadas em termos de precipitação a centro-sul, sul e Madeira, já a partir de 6ª feira (dia 7) e até perto de dia 20, está aberto um corredor que trará imensa chuva, mas também períodos de neve intensa aos pontos médios-altos e altos do interior norte e centro, vento e agitação marítima.

O primeiro fim de semana de 2025 pode trazer o maior nevão aos pontos médios-altos e altos de Portugal Continental deste ano hidrológico, como se pode ver na imagem seguinte do site Snow-Forecast:

No mapa do mesmo site, vemos a previsão de forte queda de neve a partir de dia 7 na Serra da Estrela que condicionará por certo muitos acessos, não só à Estrela, mas a outros pontos altos do território continental!

O primeiro responsável será de facto uma depressão vinda de noroeste, bastante complexa e de forte desenvolvimento em altitude, representada pelos tons azuis na imagem seguinte:

Mas mais se seguirão, neste Março marçagão, com manhãs de inverno e tardes de inverno na maior parte do território continental!
Os acumulados de precipitação previstos pela maior parte dos modelos (o europeu que se segue é só um exemplo) até dia 18 falam por si (clique no botão play da imagem abaixo para visualizar):
Eventual melhoria a partir de 20, mas…
A nossa mensal fala em melhoria a partir de 20/21, mas teremos de aguardar mais uma semana para poder validar essa situação. Entretanto, se ainda não leu, veja a qualidade da nossa previsão aqui:
Se tiver dúvidas sobre o que representa a quantidade de precipitação em mm’s assinalada nos mapas acima, veja o módulo 4 da MeteoEscola da MeteoMira aqui:
PATROCINADORES / PARCEIROS

RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Mais atualizações com a equipa, em MeteoMira e Grupo MeteoMira!
Deixe um comentário