PREVISÃO 11-13 junho 2022

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

Já viu a previsão sobre o calor dos próximos dias? Reveja aqui AVISO NÃO OFICIAL – TEMPO QUENTE E SECO!

Os próximos dias (11 a 13) serão marcados por muito calor (subida das temperaturas máximas e mínimas (ligeira descida apenas no domingo no litoral sul), com neblinas ou nevoeiros matinais no litoral (podendo estender-se no domingo e 2ª a toda a costa e no sábado de manhã a cento-norte e centro e de tarde a sul).

Podem ocorrer trovoadas localizadas e pontualmente intensas e de com granizo/saraiva que no sábado são mais prováveis no interior norte e centro de tarde, mas atenção porque a noite de sexta para sábado também poderá trazer aguaceiros e trovoadas localizados até mesmo perto do mar nos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e eventualmente Évora/Setúbal.

Na noite de sábado para domingo, as trovoadas podem chegar à metade litoral norte e centro-norte, evoluindo com o passar da noite e início da manhã para o Minho e Trás-os-Montes. No domingo de tarde, as trovoadas devem ocorrer principalmente no interior norte e centro-norte.

Segunda feira continua o tempo quente, mas com menor probabilidade de aguaceiros e trovoadas por aquecimento. A primeira imagem mostra o nevoeiro matinal e que pode em alguns dos 3 dias se prolongar pela tarde e a segunda imagem mostra o enorme nível energético na tarde de sábado (potencial de trovoadas).

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento, no sábado será ainda em regime norte/noroeste, com rajadas que de tarde podem chegar aos 45-55km/h e no interior se tornam variáveis em direção, entre oeste, leste, sul, podendo ser forte no interior norte, com rajadas até 55km/h (risco de incêndio elevado).

Domingo, o vento toma rumo mais variável em direção, com componente sudeste a sul, e variável a norte e centro interior, com mais oeste/noroeste no litoral. O vento será moderado de tarde a centro e sul e no interior, com rajadas até 45km/h e será semelhante na 2ª feira, podendo aumentar um pouco mais sul, com o leste.

Imagens a representar o vento nas tardes de 5ª e 6ª feira, respetivamente.

As temperaturas vão subir em termos gerais ao longo dos próximos dias e somente a partir de 14 podem começar a descer, primeiro no litoral e depois mais a interior. No entanto, situações ainda por definir!

O risco de incêndio será médio a elevado na metade interior e região sul, com especial destaque para a metade interior norte e centro, no domingo e 2ª feira (zonas a amarelo/alaranjado).

ARQUIPÉLAGOS

Muito sol na Madeira ao longo do fim de semana e ação de uma bolsa de ar frio em altura na região açoriana, com aguaceiros e trovoadas que podem ser mais frequentes e intensos a partir da tarde de sábado nas ilhas mais orientais do Grupo Central e na noite de sábado para domingo e manhã de domingo, no Grupo Oriental. Mais sol no Grupo Ocidental e nas ilhas mais ocidentais do Grupo Central.

A noite de domingo para 2ª feira ainda trará alguns aguaceiros no Grupo Oriental e ilhas mais orientais do Grupo Central, mas o dia será de mais sol em todas as ilhas, podendo nublar então mais no Grupo Ocidental.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento soprará em geral fraco nos Açores e na Madeira nos 3 dias, com exceção a sábado na Madeira, com vento nordeste moderado a forte, com rajadas de até 65-70km/h e, no Grupo Central dos Açores, no final do dia de domingo, com rajadas de nordeste, de até 65km/h.

Imagens do CAPE (trovoadas) e da precipitação induzida pela ação da bolsa de ar frio em altura entre o Grupo Central (ilhas mais orientais) e o Grupo Oriental, entre dias 11 e 12. Ausência de chuva na Madeira!

As temperaturas mínimas descem 1 a 2ºC nos Açores mas as máximas não sofrem grandes mudanças. Sem grandes mudanças também na Madeira, sendo que poderá começar a descida na 2ª feira.

MAR

Sábado (11) ainda teremos alguma agitação marítima (pouco significativa) na costa litoral continental, mas a mesma irá para oeste, como se pode ver na imagem abaixo, com o passar dos dias.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.