A mensal da MeteoMira apontava para um período possível de instabilidade próximo de dia 20 de setembro, após o calor da fase da Lua Cheia.
E é mesmo o que se irá passar já a partir desta 5ª feira, dia 19 de setembro, como mostra este vídeo da rTVE meteo com a evolução da bolsa de ar frio em altitude, a amarelo, em aproximação ao nosso país e a formação de uma pequena depressão B que será responsável pela mudança pontual do estado do tempo.
Esta mudança levará a uma descida das temperaturas, aumento da nebulosidade e da humidade, diminuição da intensidade do vento e aguaceiros/trovoadas localizados, com possibilidade de ocorrência de precipitação mesmo localmente nas zonas onde não troveje. Atenção que as trovoadas serão localizadas, localmente com precipitação pontualmente forte, mas também teremos muitos locais onde nada se passará.
Os mapas a seguir apresentados dia-a-dia apresentam 4 aspetos meteorológicos distintos: O primeiro (em cima lado esquerdo) com as zonas de maior probabilidade de ocorrência de trovoadas localizadas, o 2º (ao lado do primeiro) é o mapa com os acumulados de precipitação previstos pelo multimodelo em 24h e complementa os locais de possíveis trovoadas, mas também as zonas onde não trovejando poderá chover algo.
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Em baixo do lado esquerdo temos o mapa de horas de sol, onde fizémos questão de assinalar quais as zonas com maior exposição solar, a preto. Neste mapa os verdes e azuis representam maior nebulosidade. Ao seu lado temos o mapa de rajadas de vento mais fortes do dia, indicando quais as intensidades esperadas.
Dia 19 de Setembro 2024 (5ª Feira)
Neste dia a precipitação deverá evoluir de acordo com as setas a preto e sobretudo nas zonas a azul do mapa de precipitação, podendo de tarde ser acompanhada localmente de trovoadas, nas zonas a amarelo (não será em todos os locais nem quer dizer que não possa trovejar fora desta área).
Dia de mais abertas na faixa litoral e barlavento algarvio e com o vento a acalmar.
Em termos de temperaturas, consideremos aproximadamente estas como mínimas e máximas para 5ª feira:
Dia 20 de Setembro 2024 (6ª Feira)
Neste dia a precipitação deverá evoluir de acordo com as setas a preto a partir da manhã e com maior intensidade e podendo ser acompanhada de trovoadas nas zonas a amarelo tarde e início da noite. Chamamos a atenção também para as zonas a azul tracejado que são zonas de aguaceiros possíveis ao longo da noite de 5ª para 6ª feira, pontualmente podendo ter também alguma trovoada. Em termos de intensidade poderá ser mais forte e persistente nas zonas a azul escuro e verde da imagem de precipitação.
Dia mais escuro em termos gerais, o que não quer dizer que o sol não espreite localmente (aliás temos a maior parte dos locais com 3 a 6h de sol durante o dia). Vento calmo.
Em termos de temperaturas, consideremos aproximadamente estas como mínimas e máximas para 6ª feira:
Dia 21 de Setembro 2024 (Sábado)
Neste dia a precipitação deverá evoluir de acordo com as setas a preto a partir da tarde, sendo possível que cedo ainda durante a madrugada e manhã possam ocorrer aguaceiros dispersos em vários locais a azul da imagem da precipitação. Esta zona a amarelo é a zona que de tarde tem maior probabilidade de ocorrência de trovoadas localizadas e com evolução para interior até final do dia, sendo mais intenso nas zonas a azul escuro.
Dia com boas abertas nas zonas a preto da imagem horas de sol e com o sol mais tapado nas restantes zonas, sendo que no interior norte e centro-norte a manhã até poderá ter mais sol e a tarde mais nuvens. Vento calmo, soprando moderado no interior centro-sul e sul.
Em termos de temperaturas, consideremos aproximadamente estas como mínimas e máximas para sábado:
O domingo poderá já ser um dia mais calmo, mas ainda com alguma precipitação a oeste e norte do Sistema Montejunto-Estrela (precipitação para domingo adiantada mais oportunamente).
Acompanhe as descargas ao segundo no nosso site em conjunto com as imagens de satélite aqui:
Mais informações em METEOMIRA e GRUPO METEOMIRA
Comments (2)
Obrigado pela informação!
Obrigado nós. Cumprimentos