Previsão 27-28 Junho 2022

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

Os próximos dias (27 a 28) serão marcados por muito sol e o início da subida das temperaturas, sendo de esperar que dia 28 já se note a sul do Tejo o tempo quente típico de Verão. Ainda assim, na metade litoral e terras altas espera-se forte regime de nortada, seguindo o nosso pequeno poema de previsão mensal e que seguia na altura em que foi feita o mote:

PREVISÃO MENSAL: “Junho a regressar e no prenúncio de sua chegada, instável e com trovoada a começar e a acabar, muita nortada!”

Assim, espera-se tempo seco e subida das temperaturas, que não será tão sentida pela ação da forte nortada. No entanto, com algum afastamento do mar, as temperaturas sobem entre 2 a 5ºC na 2ª feira e entre 2 a 4ºC na 3ª feira, aqui particularmente no sul e interior do território continental, conforme imagens seguintes.

O vento soprará então em regime de nortada forte, mais intensa nas tardes, com rajadas de até 50 a 75km/h no litoral e terras altas, podendo no dia de amanhã (2ª feira – 27) atingir os 80km/h localmente.

Imagens a representar o vento nas tardes de 2ª e 3ª feira.

Teremos então o início da recuperação das temperaturas e que é visível no meteograma seguinte, para o centro do território, ao nível de 1500m de altitude.

Na imagem podemos ver que as médias do ensemble irão subir gradualmente e que nos primeiros 15 dias de julho estarão, muito provavelmente, sempre acima da média climática (vermelho).

O risco de incêndio aumentará, com o acréscimo da temperatura máxima e com a intensidade do vento, sobretudo no interior, Vale do Tejo e região sul… a orientação do vento será no interior mais de oeste e no restante território de noroeste/norte.

ARQUIPÉLAGOS

O Anticiclone está posicionado em crista entre os Açores e a Madeira, o que permite tempo mais seco nos Arquipélagos. No entanto, ainda podem ocorrer alguns aguaceiros fracos e dispersos principalmente nas vertentes norte e terras altas da Madeira.

O céu terá períodos de alguma nebulosidade mas boas abertas, sobretudo nas tardes nos Açores e na tarde de 2ª feira na Madeira, sendo que a de 3ª já será mais cerrada.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento seguirá a circulação norte na Madeira e será mais forte no final da tarde de 3ª feira, com rajadas de até 50-70km/h.

Já pelos Açores, vento fraco.

Imagens da nebulosidade nos Arquipélagos e do vento mais forte ao final do dia de 3ª feira, na Madeira.

As temperaturas vão subir nos Açores, primeiro na 2ª feira ligeiramente as mínimas e depois mais significativamente, até 2ºC face a domingo, as máximas e um pouco também as mínimas, sendo que a 3ª feira deverá ser um dia um pouco mais abafado pela região.

Pela Madeira, as temperaturas descem ligeiramente na 3ª feira face a domingo, mantendo-se estável na 2ª feira.

MAR

O mar estará ainda um pouco agitado na costa litoral, com significativa até 3m, diminuindo de norte para sul a partir de 3ª feira, mas aumentando um pouco na Madeira nesse dia.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *