PREVISÃO MENSAL: “Em Agosto secam os montes, em Setembro as fontes!”

A previsão de Agosto começa na MeteoMira como qualquer mensal, com provérbios e ditados populares que caracterizaram anos a fio o clima nacional.

Para este mês apontamos dois provérbios, por motivos distintos: o primeiro, do título, pois a chuva que se prevê para os próximos dois meses é, para já, diminuta, face ao normal e expectável e o segundo “Lua Nova de Agosto carregou, Lua Nova de Outubro trovejou”, porque se efetivamente houver um período mais escuro e fresco, apontamos para por volta da Lua Nova (isto não quer dizer muita chuva, nada disso, mas mais nebulosidade e até circulação noroeste), mas de seguida vamos adiantar mais!

Julho teve em todos os aspetos uma previsão notável pela MeteoMira mas isso, só por si, não valida uma previsão tão positiva em Agosto.

Agosto deverá ser marcado por tempo quente para a época, com períodos bem quentes face ao normal, aqui e ali pontuados pela aproximação de bolsas de ar frio em altura (que pouco devem fazer a não ser baixar pontualmente as temperaturas). O final do mês poderá ser o menos quente no Continente.

Pelas ilhas, destaque para a possibilidade de instalação de bolsas de ar frio em altura ou pequenas depressões que podem deixar algumas fases de maior instabilidade, mas também com fases mais quentes, em especial na Madeira.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

Portugal Continental

Começa com tempo quente, sob ação de geopotenciais elevados de sul, mas com possibilidade de neblinas ou nevoeiros pontualmente até 4 na faixa litoral (em alguns locais podem persistir). A partir de 5, rotação mais significativa para leste, com redução de nevoeiros e aumento das temperaturas. É possível que alguns dos dias entre 5 e 10 sejam bem quentes, mas pontualmente atenuados pela aproximação de uma bolsa de ar frio em altura, que se espera seja rápida de sair.

A retoma do tempo quente até 20s do mês será em geral uma realidade e só depois a tendência é de mudança para noroeste, com a possibilidade de algumas frentes fracas se aproximarem a norte. Há sinais disso nas anomalias de geopotencial e de ventos em altura por volta da Lua Nova (27), daí a escolha do provérbio. As imagens seguintes mostram que até 20 a tendência é de bloqueio a norte de Portugal Continental e com extensão ao Reino Unido, com tempo quente… que deverá, de acordo com a segunda imagem, iniciar mudança por volta de 20s, com a mudança para noroeste nos ventos e até com alguma(s) frentes a norte (Minho e Douro Litoral).

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

Açores e Madeira

Depois da previsão para o Continente, fica fácil adivinhar o tempo nas ilhas…

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

Relembrando que tempo estável e quente no Continente é, regra geral, equilibrado com bolsas de ar frio em altura nas ilhas e assim deverá acontecer, com alguma frequência este mês. Numa primeira fase, a partir de 3/4 nos Açores, com posicionamente favorável a instabilidade na região até dia 8/9, com possibilidade de aguaceiros e trovoadas.

Pela Madeira, enquanto a instabilidade reina nos Açores, a norte e terras altas nuvens, alguns aguaceiros e vento de nordeste (moderado a pontualmente forte). Assim será até ao momento em que possivelmente a bolsa de ar frio se desloque para perto da Madeira e possa alterar a circulação e este tipo de tempo. As imagens mostram a bolsa de ar frio dos Açores após 4 e a 2ª o vento com circulação nordeste até 8/9 na Madeira.

Após 9/10 é possível que se fixe alguma bolsa de ar frio na região e acabe por deixar instabilidade na Madeira, subindo temperaturas no Continente (principalmente norte e interior, nublando mais a sul) e Açores (Ocidental, com instabilidade a Oriente), isto entre 9 e 15 sensivelmente. Após este período, retoma de tempo mais estável pela Madeira e possibilidade de a 20 começar a inverter a circulação nos Açores, com noroeste e algumas frentes a aproximarem-se da região.

A primeira imagem mostra essa bolsa de ar frio nas ilhas e a 2ª o início da inversão da circulação a 20s, para noroeste ( o laranja a norte dos Açores, com sinal descendente).

Os últimos dias e, em especial, por volta da Lua Nova, o céu pode estar mais carregado e o tempo mais fresco no Continente, com as frentes associadas a um jet mais baixo, com algumas frentes a poderem mesmo chegar ao Minho e Douro Litoral (em geral já fracas). Antes disto começa nos Açores e deve prolongar até perto do final do mês. Repare como existe possibilidade de instalação de algumas depressões na latitude de França e Reino Unido, com responsabilidade nessas frentes e mais fresco (tons laranja). É daqui que escolhemos o 2º provérbio: “Lua Nova de Agosto carregou, Lua Nova de Outubro trovejou”! Em finais de Outubro, veremos se o provérbio acertou… até lá fica a dúvida disso… e obviamente uma previsão a esta distância, mesmo com taxas de acerto elevadas, deve ser sempre encarada com todo o cuidado.


Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Informação https://meteologix.com/pt e https://www.tropicaltidbits.com/

Para atualizações diárias e semanais, consulte http://www.facebook.com/meteomira

Desejo-lhe um Agosto muito feliz e boas férias, se for caso disso!