Que confusão! Datas diferentes para chamar a mesma coisa! É verdade, têm o mesmo nome mas são coisas distintas… as estações do ano de calendário são as Astronómicas e têm ligação com a duração dos dias (e a afetação das horas de sol) e as Climáticas têm ligação com a circulação atmosférica e por isso, em termos meteorológicos, é o mais importante.
Estações Astronómicas
A translação da Terra à volta do Sol forma a base do calendário astronómico, no qual definimos estações do ano com dois solstícios e dois equinócios. A inclinação da Terra e o alinhamento do sol sobre o equador determinam os solstícios e os equinócios.
Os equinócios marcam os horários em que o sol passa diretamente acima do equador.
No Hemisfério Norte, o solstício de verão ocorre próximo ao dia 21 de junho, o solstício de inverno por volta de 22 de dezembro, o equinócio de primavera em 21 de março e o equinócio de outono em 22 de setembro. Apesar de invertidas, as estações do ano astronómicas começam nas mesmas datas no Hemisfério Sul.
Estações Climáticas
Também apelidadas de Estações Meteorológicas (não confundir com as que fazem o registo online do estado do tempo), são baseadas no ciclo de temperatura do planeta.
Sabendo-se que os meses mais quentes do ano são, por norma, no Hemisfério Norte, Junho a Agosto e os mais frescos Dezembro a Fevereiro, convencionou-se a adoção de Verão Climático no período referente aos 3 meses acima referidos (1 de junho a 31 de agosto), o Inverno Climático entre 1 de dezembro e 28/29 de fevereiro e, nos intervalos, a Primavera e Outono Climáticos, igualmente com 3 meses cada um (A Primavera entre 1 de Março e 31 de Maio e o Outono entre 1 de Setembro e 30 de Novembro).
É claro que isto no Hemisfério Sul é ao contrário.
Esta classificação acaba por ser também atribuída devido às alterações de circulação da atmosfera nos períodos trimestrais acima referidos.
Repare-se que quando falamos em bolsas de ar frio em altura geralmente elas ocorrem mais nos meses referentes à Primavera e Outono Climáticos. Por outro lado, o arrefecimento polar geralmente começa a partir de 1 de Setembro e, em contraciclo, Março acaba por provocar o inverso, com o início do processo de aquecimento.
E também não é à toda que se convencione que a Época de Furacões do Atlântico ocorra entre 1 de junho e 30 de novembro e não entre 21 de junho e 21 de dezembro.
Espero que este breve artigo possa ajudar a esclarecer estas dúvidas relativamente às Estações do Ano. Pode ver tudo em MeteoMira!
Deixe um comentário