Previsão Mensal Dezembro 2023

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 1

E chegámos ao final do ano 2023, com a previsão para dezembro de 2023. A 12ª previsão mensal deste ano, que conta com qualidade na esmagadora maioria das previsões de longo prazo e que são tremendamente difíceis de elaborar, obviamente.

Será um mês, ao que tudo indica, marcado fluxo maioritariamente oeste-sudoeste, ou seja, temperaturas em termos gerais acima do normal para a época e a neve, a ocorrer, somente nas terras mais altas possivelmente. A tendência é para precipitação normal ou acima do normal na maior parte do país, com especial incidência e persistência a norte do Vale do Tejo.

Em primeiro lugar e antes de descrevermos semana a semana, fica o nosso agradecimento aos nossos parceiros:

RICARDO BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO

SOM DA BAIXA SETÚBAL

EVS PORTUGAL

SADO80s RÁDIO ONLINE

Se quiser ajudar a MeteoMira poderá fazê-lo através dos seguintes meios:

MBWAY 912101683

IBAN PT50 0018 000322504419020 11

Vamos então passar a descrever o mês de dezembro, semana a semana, em termos de tendência meteorológica, para Portugal Continental e Arquipélagos. Os dias 1 a 3 podem ser consultados na previsão semanal que se encontra na página inicial do nosso site, pelo que não será repetida a previsão, começando com a previsão para 4 em diante.

Semana 4-10 dezembro 2023

Em Portugal Continental a noite de 3 para 4 leva a chuva a todo o território com a passagem de uma frente, chuva essa que se manterá durante o dia a oeste e norte do sistema Montejunto-Estrela. Podendo secar mais depois no dia 5, espera-se no entanto rápida retoma da circulação atlântica com precipitação estendendo-se a todo o território (sempre mais a norte e centro) maioritariamente a partir de 6/7 e até dia 10. O fluxo dominante levará as temperaturas para cima do normal climática ao longo da semana, após um arranque de mês mais fresco. Alguns dias, em especial após dia 8 podem trazer vento pontualmente mais forte.

Nos Açores, o fluxo oeste trará maioritariamente chuva (quer frentes em aproximação quer aguaceiros) ao longo da semana, com vento mais intenso nalguns dias.

Na Madeira, entre 4 e 6 espera-se tempo maioritariamente chuvoso, com retoma de tempo mais seco a partir de dia 7 e até dia 10, com maior enfoque nas vertentes sul.

Sinótica expectável para a primeira semana de dezembro, sendo visível os baixos geopotenciais e frentes associadas

Semana 11-17 dezembro 2023

Em Portugal Continental irá permanecer mais chuvoso até dia 13/14, altura em que poderá haver alguma trégua, com a gradual retoma anticiclónica até final desta semana… mas não parece ser coisa para muito tempo, pelo menos no “sítio do costume”, onde a precipitação regressará mais rapidamente, com fluxo sudoeste e eventualmente algum rio atmosférico que, regra geral, nestes situações, seca mais o sudeste.

Nos Açores, mais uma semana marcada por muita instabilidade, principalmente até 15, altura em que poderá retomar mais o anticiclone, fazendo descer o jet sobre a Península Ibérica e Madeira a partir de 17.

Na Madeira, espera-se tempo mais quente que o normal para a época, mas com possibilidade de alguma precipitação no início da semana e a secar mais depois de 13.

Situação de possível subida do Anticiclone a 17 nos Açores, permitindo novamente período chuvoso no território continental após 18.

Semana 18-24 dezembro 2023

Em Portugal Continental, a semana que antecede o Natal deverá começar instável e mais fresco principalmente entre 18 e 20 (poderá nevar em cotas médias-altas), com retoma de tempo mais seco no interior e na região sul do Sistema Montejunto-Estrela a partir de 21 e até ao Natal (pouca precipitação se espera a sul depois de 21 e até ao Natal). No “sítio do costume”, a anomalia de precipitação será SEMPRE positiva e isso deverá lançar dezembro para um mês muito chuvoso a norte e oeste do Sistema Montejunto-Estrela e esta semana não será possivelmente exceção, apesar de alguma melhoria pontual por volta de 21/23 à exceção do Minho e Douro Litoral.

Nos Açores, a primeira metade da semana deverá ser mais anticiclónica, com tempo mais seco, chegando depois a precipitação a partir de 21.

Na Madeira, a precipitação marcará os dias 18 a 20, com tempo muito mais seco depois.

Bloqueio a sul e Madeira, com água a circular entre os Açores e o norte e centro-norte continental perto do Natal

Semana 25-31 dezembro 2023

Em Portugal Continental, continuaremos com chuva mais afeta ao norte e oeste do Sistema Montejunto-Estrela até dia 26, podendo a última fase lunar do ano (Lua Cheia, a 26) trazer de novo tempo mais instável a todo o território, eventualmente com neve a descer até cotas médias-altas (perto ou acima dos 900-1000m).

Nos Açores, os sinais para esta semana representam instabilidade e precipitação.

Na Madeira, a precipitação será em menor quantidade, aparecendo principalmente nas vertentes norte e terras altas, chegando uma ou outra frente fraca a todo o Arquipélago.

Anomalia de geopotencial para a última semana do mês, com localização de baixa pressão nas ilhas britânicas

Em suma, um mês que deverá andar perto do normal (nalguns locais acima e noutros abaixo) em termos de precipitação na região sul, que será muito chuvoso a norte e centro e principalmente a oeste e norte do Sistema Montejunto-Estrela. Será um mês possivelmente normal a chuvoso nos Açores e talvez a zona menos chuvosa seja mesmo a Madeira (onde deverá andar abaixo ou próximo do normal.

Anomalia de precipitação em Dezembro 2023 – CFS

A equipa da MeteoMira deseja-lhe um excelente Dezembro, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2024!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *