27-28 julho 2022

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

As manhãs serão marcadas por mais nebulosidade baixa na faixa litoral centro e sul durante a manhã e que podem persistir até ao início da tarde na região oeste e costa de Lisboa, bem como litoral sul. No dia 28 será uma manhã de maior densidade de nebulosidade a sul da Figueira da Foz e mantendo nas mesmas regiões de tarde, dissipando depois, como se pode ver nas imagens abaixo (27 na primeira imagem e 28 na segunda imagem).

As temperaturas mínimas vão descer dia 27 mais significativamente a centro e sul e subir ligeiramente no dia 28.

Já as máximas tendem a descer no litoral e sobretudo no centro e sul até 2 a 5ºC face a dia 26 (isto na 4ª feira)… no que diz respeito a 5ª feira, ligeira descida a norte e ligeira subida a sul, com manutenção das temperaturas a centro.

O vento será nos dois dias de norte/noroeste na metade litoral e de oeste rodando ao final da tarde para noroeste no interior. Importa salientar que de tarde se espera aumento do vento, em regime de nortada (conforme previsão adiantada previamente) moderada a forte na metade litoral e principalmente no Vale do Tejo e costa litoral sul, mas sendo igualmente moderada e fresca em toda a metade litoral. Atenção a dia 27, podendo soprar até 70-75km/h na costa de Lisboa e costa vincentina/zonas montanhosas do sul.

Imagens a representar o vento nas tardes de 4ª e 5ª feira.

O risco de incêndio será moderado a elevado na região centro-sul e interior norte na tarde de 27 e será mais ligeiro dia 28, com a redução das temperaturas. Como se pode ver, as tardes, marcadamente, com vento noroeste.

ARQUIPÉLAGOS

Hoje de noite com uma frente fraca a evoluir no Grupo Ocidental dos Açores e com deslocação para a manhã e o início da tarde no Grupo Central. Chegará muito fraca e dispersa de noite ao Grupo Oriental. Passando a frente, o céu torna-se mais claro e o dia 28 será de muito boas abertas. O vento será em geral fraco nos Açores.

A Madeira terá mais nuvens nas vertentes norte e terras altas e até poderá cair algum aguaceiro ao final do dia 28 nessas zonas.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento será em geral moderado na Madeira, em especial desde a tarde de 27 e até à manhã de 28, com rajadas de nordeste de até 55-60km/h.

Imagens da nebulosidade nos Arquipélagos e as rajadas acima referidas.

As temperaturas vão cair gradualmente entre 26 e 28 nos Açores, em termos de máximas e mínimas. Já pela Madeira, descida de até 3ºC nas máximas dia 27 e mantendo a 28.

MAR

O mar estará muito calmo nos dois dias.

Água do mar com temperaturas na ordem dos 17 a 19ºC na costa litoral ocidental e dos 19 aos 23ºC na costa sul do Algarve e ainda entre 22 e 24ºC na Madeira e entre os 23 a 25ºC nos Açores.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *