A Tempestade Subtropical PATTY está no Gr. Oriental dos Açores e deverá entrar em transição extratropical na noite de hoje, no avanço para a Península Ibérica.
A nomeação não altera as características da previsão feita para os Açores este fim de semana e que pode acompanhar aqui:
A situação em termos de ventos não se afigura como problemática no avanço para a Península Ibérica:
A imagem seguinte mostra a evolução da precipitação acumulada até 3ª feira no nosso país pelo Multimodelo da Meteologix:
Sendo muito difícil a modelação em termos de aguaceiros, a nossa opinião é de que na entrada da frente a partir da madrugada/manhã de 2ª feira, as zonas mais propícias a aguaceiros localmente fortes são no Vale do Tejo (mesmo aí em situações localizadas). Há zonas que podem efetivamente produzir acumulados horários elevados mas ao lado pode nem chover (só para verem a dificuldade da previsão).
Depois, com a aproximação da Depressão Pós-Tropical PATTY na noite de 2ª para 3ª feira será mais a metade litoral norte e centro… a sul choverá e teremos algumas células mas creio que tirando o litoral (que pode ter alguma precipitação na entrada da frente), a zona mais interior deverá ter menos chuva desta vez.
A depressão poderá gerar alguns acumulados horários elevados mas na maior parte dos locais pouco ou nada se passará.
Em nosso entender, a PATTY não apresenta risco muito elevado nem nenhuma situação fora do típico outonal no nosso país.
3ª feira da próxima semana chegará nova depressão de características subtropicais aos Açores (visível na imagem animada de precipitação acima), potencialmente com mais volume de precipitação e vento até que a PATTY.
Acompanhe a informação o mais atualizada possível sobre a PATTY sempre neste artigo e veja as imagens de satélite e descargas elétricas sempre aqui:
Imagem da Tempestade Subtropical PATTY nas últimas horas
Trajetória prevista nos próximos dias National Hurricane Center
Evolução dos ventos – Previsão
Não é expectável intensificação do ciclone nos próximos dias, sendo mesmo prevista a redução gradual da intensidade.
Acompanhe mais informação em METEOMIRA
Deixe um comentário