A Tempestade Laurence deverá ser nomeada devido ao vento muito forte que produzirá no fim de semana de 15 e 16 de março de 2025 nos Açores, mas também afetará o estado do tempo na Madeira de forma intensa. Em Portugal Continental, veja o artigo aqui:
Chuva e trovoadas mas também períodos de vento muito forte e agitação marítima poderão fazer parte da evolução do Laurence nos Açores. Podendo apresentar também período de vento forte na Madeira, não terá ainda assim a severidade do vento que se perspetiva para os Açores.

Entrada da primeira linha de precipitação associada ao Laurence na 6ª feira (14/03/2025) ao final do dia nos Açores e estendendo-se gradualmente a todo o Arquipélago com alguns aguaceiros a chegarem à Madeira. O vento aumentará de forma muito brusca nos Açores a partir da noite de sábado para domingo. São esperadas rajadas no Grupo Ocidental e Central até 120 a 150km/h e no Grupo Oriental até 120 a 140km/h. Como sabe, não é norma da MeteoMira alertar com antecedência mas a situação assim o obriga! Teremos muito possivelmente uma situação mais intensa que no KONRAD no Arquipélago este domingo (dia 16 de março)… vento e claro aguaceiros fortes e persistentes!

Domingo é dia de chegada também da frente mais intensa à Madeira, com chuva forte podendo ser acompanhada de trovoadas e vento a aumentar para a noite de domingo para 2ª feira. Se a noite de domingo para 2ª aumenta o vento na Madeira, com rajadas até 85 a 100km/h, nos Açores começará gradualmente a diminuir face ao domingo, mas sendo ainda assim forte.
Aliás, o vento só acalmará nos Açores após dia 18 de março! Ainda nos Açores, a partir de dia 17 teremos a descida de uma massa de ar polar, mais frio e que trará aguaceiros que podem ser de granizo e neve nos pontos altos do Arquipélago… diminuirá a precipitação gradualmente a partir de dia 19.

A chuva a partir de dia 17 será uma constante na Madeira até dia 20, pontualmente forte, algumas frentes e alguns episódios que podem trazer trovoadas! Os acumulados previstos no Arquipélago até dia 20 são muito elevados!


Pese embora falemos da Laurence, a depressão perde as suas características iniciais perto de dia 18, sendo reforçada por outra que virá de noroeste e que servirá o mesmo ambiente que tinha a Laurence, pelo que podemos considerar praticamente a continuação da depressão anterior.
O mar estará impróprio, com significativa de 11 metros nos Açores domingo e 8 metros na Madeira na 2ª feira, situação que levará a avisos vermelhos por parte do IPMA, quase seguramente, para o mar!


Todo o acompanhamento será efetuado pela MeteoMira e pelo Grupo MeteoMira, como habitualmente!
Apoie a MeteoMira com o desenvolvimento da sua atividade:
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Deixe um comentário