Está um dia de calor e você que reside a leste de um sistema montanhoso que separe o litoral do interior prepara a geleira, o comer e uns minis e tremoços e vai todo contente para a praia no litoral centro ou região Oeste, com a sua família.
Assim que passa a serra e deixa a sua terra para trás começa a avistar uma nebulosidade baixa a cobrir desde a serra até ao mar e pensa: “Já me tramaste outra vez!”.
Ingrato para quem, em alguns casos, basta andar uns kms e ao se aproximar do mar já vê o terror do verão de qualquer adepto de praia nestas regiões.
A tristeza instala-se e pensa: “Para rapar frio, bebo as minis em casa”. Às vezes volta e outras não!
Se em muitos casos os nevoeiros levantam de tarde, devido ao vento, quando o vento é mais fraco e isso acontece muito com lestada, os nevoeiros tornam-se persistentes e incómodos.
Mas afinal, porque é que tenho esta sina?
O problema não é só seu! Acontece por norma em praticamente toda a faixa litoral, sobretudo em situações de vento fraco (mais fraco junto ao mar e que não consegue varrer o nevoeiro).
Imagine-se agora numa noite fria de inverno e expire o ar dos seus pulmões, como a imagem seguinte:
Você está a ler o artigo e a pensar “Este tipo é maluco! Então quer comparar um dia de Inverno com um dia de calor e Verão!”.
Tem toda a razão, mas agora inverta as coisas… pense no ar frio do Inverno como se fosse a água muito fria da Costa Litoral na praia que vai visitar (tem muitos dias no Verão onde não passa os 14-16ºC) e no ar quente do Verão como se fosse a sua respiração nessa noite fria de Inverno. Tudo parece mais próximo da realidade ao pensarmos assim!
A nortada persistente arrefece sistematicamente a água do mar na costa litoral, principalmente no litoral centro, região Oeste e Costa de Lisboa, criando as condições ótimas para que se dê a interação entre a temperatura da água do mar (fria) e a temperatura do ar em altura (quente)… é um processo de condensação que geralmente se forma ao final da tarde, densifica-se pela noite e alastra-se precisamente até onde existe um sistema montanhoso que não deixa as nuvens baixas seguirem mais para o interior.
E é sempre assim?!
Não é sempre assim, até porque a lestada e a redução da nortada vai aquecendo a sua água e a certa altura e isso acontece geralmente a partir de finais de Julho/início ou meio de Agosto, a interação entre ar quente e a água deixa de ser significativa para gerar condensação.
É por isso a altura ideal para um bom banho… o problema é que quando isso acontece, muitas vezes, é quase Setembro e as férias estão a acabar!
Saiba tudo isto e muito mais em http://www.facebook.com/meteomira
Comments (6)
Muito interessante!!!. Mais uma coisa que aprendi com a Meteomira.
Obrigada
Muito obrigado 🙂
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns
Muito obrigado
Bom artigo, não sabia bem como se dava este processo, obrigada meteomira.
Muito obrigado.