Devido à deslocação de uma bolsa de ar frio em altitude, teremos mais um episódio de forte instabilidade localizada no território continental.
Trovoadas por aquecimento implicam aquecimento diurno e gradiente térmico entre os vários níveis da atmosfera.
Na imagem de vapor de água em altitude conseguimos ver perfeitamente a Depressão isolada nos níveis altos (DINA, DANA, Bolsa de ar frio em altitude ou simplesmente Cut Off Low – tudo o mesmo e não é o nome da depressão). Parece um caracol centrado ao largo de Lisboa neste momento, cuja rotação é no sentido contrário ao ponteiro dos relógios.
A depressão irá deslocar-se para sul e depois para leste/nordeste em direção a Espanha e a sua movimentação é responsável pela inversão de sentido nas setas de deslocação das células para os vários dias seguidamente apresentados.
Chamamos a atenção para o facto de:
- A presença de áreas não significa chuva e trovoada em toda a área assinalada nem quer dizer que não chova ou troveje fora da área;
- É impossível indicar local a local onde irá ocorrer trovoada;
- As zonas a laranja são tendencialmente zonas passíveis de maior intensidade quer em termos de precipitação e/ou formação de algum fenómeno localizado de vento;
- É possível a ocorrência de algum micro ou downburst principalmente dias 27 e 28, não sendo de descartar o avistamento de nuvens funil localizadas;
- Poderá partilhar com a MeteoMira os registos no GRUPO METEOMIRA.
Assim, para dia 26 e noite de 26 para 27 temos esta previsão:
Para dia 27 e noite de 27 para 28 temos a seguinte evolução prevista:
Para o dia de 6ª feira (dia 28) e até parte da noite de 28 para 29 temos a seguinte evolução:
A atividade da MeteoMira permanecerá condicionada a artigos de maior relevo nos próximos dias e ao longo do mês de julho, sendo partilhados alguns artigos mais importantes da equipa nesse período.
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Obrigado pela atenção, estaremos a 100% de regresso, em Agosto, mas nunca deixaremos de lhe trazer o mais importante da meteorologia até lá!
Deixe um comentário