Chegámos ao primeiro mês do outono climático 2024 e, como tal, a MeteoMira apresenta a mensal.
A previsão mensal é uma previsão de elevado risco e deve ser encarada como uma tendência apenas, necessitando ser complementada com as diárias e semanais.
São 10 dias de análise muito intensa dos modelos e algumas situações apenas foram visíveis nos últimos pormenores, daí que seja sempre no penúltimo dia de cada mês que vos apresentamos oficialmente a nossa mensal.
Desejando que o sucesso da mesma seja semelhante ao de muitas das anteriores, mas cientes de que podemos incorrer em erros de análise (porque não temos bolas de cristal), aqui deixamos o cartaz de previsão mensal (com a evolução semana a semana).
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade com donativo através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
O que esperar, de forma geral, deste mês de setembro?
Em termos descritivos e semana a semana, tendemos a caracterizar setembro da seguinte forma:
E em termos quantitativos, principalmente de precipitação, que poderemos dizer deste 9º mês de calendário?
A tendência para todo o país é de menos precipitação que o normal climático. Eventualmente as vertentes mais ocidentais dos Açores possam presenciar mais precipitação mas, de uma forma genérica, a probabilidade local é elevada de menos chuva que o normal para a época.
Menos chuva não significa que não vá chover e, nalguns locais, até vai chover pontualmente, de forma significativa. Quer dizer isso sim que o normal para o mês em questão não será atingido em grande parte do território, de acordo com a nossa previsão.
Se, por exemplo, a noroeste já é normal chover mais de 80 litros por m2, na generalidade do território esse valor anda entre os 25 a 50 litros por m2, sendo inferior na região sul e, é nesse comparativo que iremos apresentar os quadros de previsão para algumas localidades de Portugal Continental e Arquipélagos.
No topo, além da localidade identificada, aparece o que é normal chover, em termos de referencial 1981-2010 nesse local e, de seguida, apresenta-se qual o desvio esperado da média e mediana face ao que é habitual, bem como qual a probabilidade de ser um mês seco ou chuvoso.
As duas últimas linhas representam, entre média e mediana, quais os valores esperados, à luz do ECMWF 46 dias recentemente divulgado, na saída de 29 de agosto de 2024.
Quadros de previsão para Portugal Continental em termos de precipitação
Começamos por Braga e Bragança
Em Braga, espera-se uma precipitação acumulada mensal entre 43 a 53mm, ou seja 30 a 40mm abaixo do normal climático (83.2mm). A probabilidade de ser um mês mais seco que o normal é de 79%, contra 21% de normal a chuvoso.
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Em Bragança, a situação aproxima-se do normal climático, sendo esperado um acumulado mensal entre 38 e 43mm, ou seja, 4 a 10mm apenas abaixo do normal climático (47.7mm). Esta situação é compatível com alguns episódios possíveis de trovoadas nas vertentes mais interiores do território, sobretudo a norte e centro-norte. Assim, cerca de 39% dos membros mostram um cenário normal a chuvoso contra 62% de um cenário mais seco. É, ainda assim, a região com maior probabilidade de vir a ter mais chuva face ao normal.
Aveiro e Viseu
Em Aveiro, espera-se uma precipitação acumulada mensal entre 24 e 27mm, ou seja 22 a 26mm abaixo do normal climático (49.3mm). A probabilidade de ser um mês mais seco que o normal é de 89%, contra 12% de normal a chuvoso.
Em Viseu, a situação aproxima-se um pouco mais do normal climático, sendo esperado um acumulado mensal entre 37 e 40mm, ou seja, 20 a 23mm apenas abaixo do normal climático (60.4mm). Esta situação é igualmente compatível com alguns episódios possíveis de trovoadas nas vertentes mais interiores do território, sobretudo a norte e centro-norte. Ainda assim, a tendência de ser mais seco que o normal é evidente, com apenas 17% dos membros nesse prisma contra 83% de mais seco.
Setúbal e Portalegre
Em Setúbal, espera-se uma precipitação acumulada mensal entre 8 e 15mm, ou seja 12 a 19mm abaixo do normal climático (27.2mm). A probabilidade de ser um mês mais seco que o normal é de 83%, contra 17% de normal a chuvoso, situação semelhante a Portalegre que, ainda assim deverá ter um pouco mais de precipitação, como é habitual.
Em Portalegre, espera-se 11 a 21mm de precipitação, ou seja, 20 a 30mm apenas abaixo do normal climático (40.7mm).
Faro
Em Faro as notícias não são muito famosas, sendo que a precipitação esperada é de apenas 8 a 11mm, o que equivale a dizer menos de 50% do normal climático. A probabilidade de ser um mês seco é de 83% contra 17% normal a chuvoso.
Funchal e Ponta Delgada
Também nas ilhas, a probabilidade de um mês mais seco que o normal é elevada, sobretudo no Funchal, onde a precipitação esperada é de apenas 13 a 16mm, representando menos de 50%. 92% dos membros mostram um mês mais seco no Funchal, contra 8% normal a chuvoso.
Em Ponta Delgada, espera-se entre 59 a 61mm de precipitação, com uma percentagem de cerca de 75% do normal climático. 85% dos membros do ECMWF mostram um mês mais seco face a 15% normal a chuvoso.
Desejamos um excelente Setembro a todos e, mais uma vez, agradecemos a vossa colaboração para com a MeteoMira que poderá ser efetuada pelos seguintes meios:
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade com donativo através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Deixe um comentário