O Martinho trouxe forte temporal com inúmeros prejuízos devido aos ventos fortes associados ao cavamento do ciclone e Março, como tinha sido previsto pela MeteoMira, foi efetivamente um mês marçagão com manhãs de inverno e tardes de inverno, contrariamente ao provérbio popular!
Como tem sido Março?
Olhando a Portugal Continental, temos anomalias de precipitação muito expressivas e principalmente a sul e leste do sistema Montejunto-Estrela, com várias estações IPMA a passarem 3 a mais de 5 vezes o normal para o mês de Março. o gráfico seguinte mostra precisamente essa situação, com uma maior “normalidade” no habitualmente designado sítio do costume, ou seja, a norte e oeste do sistema Montejunto-Estrela. Ainda assim, este fim de semana aumentará significativamente a precipitação nessas zonas, levando a um mês igualmente chuvoso no sítio habitual.
Até dia 21 de março (nos elementos seguintes aparece 22 mas ainda não está incluída a chuva de dia 22), as estações IPMA para as capitais de distrito do Continente mostravam este cenário:

A laranja temos o que é normal chover em março em cada uma das 18 cidades apresentadas e a azul temos o que efetivamente choveu até dia 21 de março (falta a precipitação de dias 22 e 23 ainda) e a linha deve ser lida no eixo vertical do lado direito, ou seja, é a percentagem do normal em termos de chuva para março.
Mas quando falamos em percentagens e uma vez que a sul e interior é normal chover muito menos que a oeste e norte do sistema Montejunto-Estrela, é natural que no global possamos não estar a falar do mais chuvoso março desde que há registos. Com isto queremos dizer que, como habitualmente em Braga, por exemplo, o normal climático é de cerca de 100 litros por m2 neste mês e em Faro são cerca de 35 litros por m2, uma anomalia em Faro de 3 vezes o normal representa apenas 1 vez em Braga… é efetivamente o problema de se falar em médias.
Consideremos, para percebermos melhor uma história que costumo muitas vezes contar: um grupo de 4 amigos vão a um restaurante e um come 4 frangos enquanto os outros apenas as entradas… na prática e em termos médios, cada um comeu um frango… mas não foi bem assim. Fiquem então com os dados que apurámos do IPMA, até dia 21 de março, nas 18 estações acima referidas:

Mas chega de estatística e vamos ao que importa… como estará então o tempo daqui para a frente?
Vamos começar por olhar para a imagem de satélite e radar IPMA, na manhã de sábado, dia 22 de março, para percebermos o ponto de situação atual:

Nas imagens conseguimos perceber que o Martinho já está mais a norte e que assim continuará até final de domingo, com maior intensidade na zona a preto, ou seja, o sítio do costume e com aguaceiros menos compactos mas ainda assim intensos, na zona sul e leste do Sistema Montejunto-Estrela e com neve nos pontos altos!
E a partir da noite de sábado vamos começar a assistir a uma litoralização dos aguaceiros, podendo ser de granizo e com trovoadas, principamente entre o Porto e o Algarve na costa ocidental (ver imagens noite sábado e madrugada domingo). O domingo já terá mais abertas, podendo trazer aguaceiros de tarde no interior e de noite no litoral centro, mas é a despedida do março marçagão, manhãs de inverno, tardes de inverno! Veja as imagens de evolução da chuva para os períodos do fim de semana, com especial atenção às zonas a azul escuro e sobretudo verde e amarelo:

O vento vai diminuindo, mas pode soprará ainda moderado a forte domingo, de tarde, de norte, na faixa litoral.
E depois do Martinho… vem ai o solinho!
Parece mentira mas é verdade… e a nossa mensal apenas falhou 2 dias… o 22 e o 23! Esperava-se que fosse uma semana de 21 a 28 mais calma e seca, mas apenas começará dia 24. No entanto, a uma distância de um mês, não deixa de ser sinal da enorme qualidade das previsões da MeteoMira!
Vem aí o solinho, ainda com noites frias mas com dias já mais quentinhos a partir de dia 25 e gradualmente até perto de final de março… é o primeiro cheirinho a primavera e será muito importante para assentar a imensa água que tem caído em 2025!

Sim, não foi só Março que foi chuvoso! Janeiro também o foi e muito!
Como se pode ver nas imagens do IPMA, janeiro foi um mês muito chuvoso, com 1,8 vezes o normal em termos de precipitação e que por ser por norma mais chuvoso que março, vai andar muito próximo em termos de quantidade, deste março marçagão, manhãs de inverno tardes de inverno!

Também chuvoso pelas ilhas… e o que se espera pelos Arquipélagos?
Março foi muito chuvoso na Madeira e estará perto do normal de precipitação nos Açores. E o que se espera, até final do mês, é uma situação de maior normalidade no tempo nos Açores, com uma ou outra frente de fraca a moderada atividade a romper o anticiclone mas sem nada de tempestuoso previsto.
Pela Madeira, a situação poderá ser diferente, sobretudo depois de 27, com a aproximação de uma bolsa de ar frio em altitude!
É verdade, são típicas da precipitação e estão a aparecer aos poucos… e a primeira será essa até final do mês no Arquipélago muito possivelmente, trazendo aguaceiros, possibilidade de trovoadas e está representada na imagem abaixo, na zona da seta a preto:

E Abril será “Águas de mil?”
Ainda é cedo para olharmos para Abril com esse rigor… estamos a começar a acompanhar a evolução do próximo mês e prometemos dar-lhe o melhor que pudermos, em termos de previsão, no dia 30 de março! Até lá, continuação de um excelente março!
PATROCINADORES / PARCEIROS
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Deixe um comentário